Eu tbm estava com problema de lentidão principalmente das 10:00 as 23:00 e comecei a estudar a minha rede e nada de errado tudo normal.
Então comecei a da um olhada aqui no forum e vi que o problema podia ser a questão de
excesso de conexão então limite as coneções da minha rede para 35 por usuario so que esta beleza mais em alguns cliente as vezes fica lento a navegação então fique locou de pessa o que pode ser então descobri que isto so acontecia onde tinha ap com cliente no modo router então a maioria deste cliente tem mais de um máquina e então ficava 35 conexão pra duas máquina então esta regra:
/firewall filter add chain=forward src-address=10.0.0.0/16 protocol=tcp tcp-flags=syn connection-limit=30,32 action=drop comment="controle de conexão por cliente "
não dava pra
ser usada então dando um pesquisa no forum internacional do mikrotik vi um script que gera um laço de criar varias regra em massa exemplo vc quer criar um regra no firewall para da cliente vc usa assim o
/firewall filter : for i from=1 to=255 do={ Regra + ips . $i) }
neste caso aqui ele gera a regra para o ip por exemplo do 192.168.1.1 a 192.168.1.254
voltando ao assunto conexão então gera um script e que adicionou um regra para cada cliente por default coloquei 35 conexões e neste cliente que tinha radio com router eu coloquei 80 conexões acabou o problema aqui.
este santo remédio foi bom pra o meu caso que era problema de execesso de conexão
se o de alguem for mo mesmo então ta aqui o remedio
/firewall filter : for i from=2 to=254 do={ add chain=forward src-address=("10.0.0." . $i) protocol=tcp tcp-flags=syn connection-limit=30,32 action=drop comment="controle de conexão por cliente "}
a mudañçao que deve ser feita e a seguinte so colocar a faixa de ips que vc usam ai no seu clientes ("10.0.0." . $i) , ("192.168.1." . $i)