Olá amigos,
Estou migrando de do slackware, onde eu usava qmail, para o RedHat onde passarei a usar o sendmail. Teria como eu transferir as contas e emails armazenados do qmail para o sendmail?
Obrigado
Olá amigos,
Estou migrando de do slackware, onde eu usava qmail, para o RedHat onde passarei a usar o sendmail. Teria como eu transferir as contas e emails armazenados do qmail para o sendmail?
Obrigado
Sim, tem jeito para a maioria dos casos, mas não tem como confirmar se você não disser exatamente como o qmail estava configurado e como o Sendmail está configurado. Em alguns casos, é necessário escrever um shell-script para executar a ação em várias contas, mas é a parte mais difícil...
Abraços!
mas, podendo escolher um BOM MTA, qual o motivo que leva algumas pessoas a escolherem um PÉSSIMO?
em outras palavras: podendo comprar um porshe, por quê alguém compraria um fusca '60? só pq tem motor a ar?
Aproveitando... existe na NET, um tuto legal para qmail, que vcs possam me sugerir??
Um abraço,
mtec
irado disse:Meu amigo, agradeço o consleho, mas minha dúvida não foi saber qual é o melhor ou pior. Se estou migrando é pq tenho meus motivos. Não perca tempo dando respostas "de apenas curiosidade", pq vc acaba atrapalhanod a resolução das dúvidas.mas, podendo escolher um BOM MTA, qual o motivo que leva algumas pessoas a escolherem um PÉSSIMO?
em outras palavras: podendo comprar um porshe, por quê alguém compraria um fusca '60? só pq tem motor a ar?
Bom, pelo menos há a possibilidadede migração... Meu qmail está configurado no padrão... inclusive eu usei esse tutorial Slacklife - Comunidade Slackware Linux do Brasil (que pode ser usado pelo amigo que perguntou aí em cima)
Ja o sendmail eu naum sei... mas qual seria o procedimento mais ou menos, soh pra mim ter uma idéia?
Ouch...
O legal é que esse tutorial é bom. Várias pessoas já falaram pra mim que funciona bem.
A primeira coisa em que eu me preocuparia seria se as mensagens estão armazenadas em formato Maildir/ ou Mailbox. Existem utilitários de conversão (mbox2maildir,etc). Outra coisa que eu me preocuparia seria utilitários que são utilizados para criação de contas virtuais (No tutorial que você mencionou é utilizado vpopmail, que é bom pra caramba), agora no Sendmail eu não sei o quê você planeja utilizar, mas provavelmente, muito provavelmente, você consiga contornar isso com um shell-script, como eu disse acima também. =)
hum, mas eu poderia fazer isso na mão? tipo, vc sabe onde fica armazenado as mensagens de emailno servidor por padrão?
Obs: a propósito, o formato da smensagens no qmailestão como Maildir
Última edição por Rafael1986; 20-12-2006 às 14:31.
Yeah, dá pra fazer na mão, mas é o método burro e humanamente impossível num servidor que possui 5000 contas de usuários. =)
auhahuauhhuahuahuauh
mas aki tem umas 30 contas soh.. .de boa =D
Mas vc nu msabe entaum onde ficam armazenados os emails?
Não. Eu não sei onde ficam as contas de usuário porque eu não sei se esse Sendmail é, foi ou será montado. Pode ser que ele fique dentro de /var/spool/mail, pode ser que ele fique numa partição separada, pode ser que ele fique dentro do $HOME de cada usuário, pode ser que ele fique dentro de um outro diretório dentro do /var...
o Sendmail será montado por uma empresa de hospedagem, e configurado para ser usado como VPS (virtual private Server).
Mas soh sabendo onde estaria armazenadas as mensagens dos usuarios do qmail ja estava bm... mas vlw aew pela ajuda
Sim li
Sim, ja tinha visto que no diretorio /home/vpopmail/domains/meu_dominio havia os usuarios cadastrados... mas então é soh eu salvar esses diretórios?
É legal manter um tar.gz do diretório /home/vpopmail, mas como eu te falei anteriormente, talvez exista a necessidade de uma migração de formatos das caixas de mensagens dos usuários. Enquanto o qmail utiliza o formato Maildir/, o Sendmail utiliza o formato Mailbox (Por favor, confirme isso no Google, porque eu não sei se o Sendmail suporta Maildir/ já). Se ambos utilizarem o mesmo formato, muito provavelmente vai ser só copiar e colar as caixas de mensagens...