Olha so GuileW, o nosso link ja esta a uma semana rodando uma blz ok, e de 20, 4 Km, de uma olhada que maneiro.
http://www.delphini.twc.com.br/ER-CT-DDE/01.JPG
http://www.delphini.twc.com.br/ER-CT-DDE/02.JPG
Olha so GuileW, o nosso link ja esta a uma semana rodando uma blz ok, e de 20, 4 Km, de uma olhada que maneiro.
http://www.delphini.twc.com.br/ER-CT-DDE/01.JPG
http://www.delphini.twc.com.br/ER-CT-DDE/02.JPG
Fechei um enlace hj
1200mts antenas Zirok 655 22mbps troughput sinal 51db ack timeout em 30 canal 157
esta otimo!
Caros,
Temos um WLA-5000APv2 e atualizei um radio desses com o firmware 1.08e08base.bin, porém perdi acesso a este equipamento. Já estou a envia-lo para RMA e gostaria de saber se alguem ja tentou fazer isso com este WLA-5000APv2 e conseguiu. Porque com o WLA-5000AP já temos um par rodando. Esta tal v2 tem firmware que habilite as opcoes de WDS para o funcionamento normal. Este previsto para o firmware 1.08e08.
Desde ja,
Obrigado !
Fala meu povo, por isso que eue adoro o forum, é bom demais, heheh, bom, vamos ao que interressa:
Tenho um provedor de rádio e montei um link meio desanimado utilizando ap wla 5000 V2, com duas antenas zirok wll60 de 29 dbi (disco quase igual a estas sky de televisao) cara quando coloquei os rádios pra funfar em wds, nem acreditei i ping estava em 9ms, dai animei, utilizei o ACK calculator para calcular o ACK correto para aquele distancia, dei um ajuste na inclinação das antenas e VOALA, ping de 2ms, com pacotes de 1500kb o ping vai para 9ms, na minha opniao ficou perfeito, usei meu MK para testar a capacidade e deu nada menos que 7,5 MB real.
Vale a pena usar este ap em pequenos links, e se bem ajustados em links de até 12km como o que tenho, funciona perfeito, sem falar que tenho links menores agora utilizando o mesmo material, links com 4 e 6 kms, que dao 22 e 19 mb real sucessivamente.
Espero ter contribuido., valeu galera....
Seguinte: aki no provedor q trabalho tentamos fazer o enlace com 2 ovis 5000 ....usamos rádios ap2000 e aps 4000 nas nossas torres....win server 2003....quando ligamos o ovis 5000 no modo cliente ele bagunçou toda nossa rede....deu conflito de ip em todas as faixas de ips q usamos....desligamos ele e o sistema voltou ao normal....nossos enlaces são de 1.200mts....em 2.4 precisamos migrar para 5.8 alguém sabe o pq deste rádio ter feito isso com a rede????? Grato.
Última edição por Mr.Devil; 16-02-2007 às 20:06.
Opa...coloquei os 2 e WDS e comunicou de boa.......ping de 1ms....na moral.....valleu aí.....
Soh pra expor pra galera meus resultados com estes aps tenho um link de 27,6KM batidos no GPS fechados com 4MB reais e ping variando de 1 a 4ms. E outro com 11KM tb no GPS com 9MB reais e mesma latencia de ping porem esse outro link foi alinhado em 15 minutos acredito que pode melhorar e lembando a visada, zona de afastamento e zona de fresnel perfeitas nos 2 links.
sei que é meio chato mas uma dica pra alinhar esse radio e pegar sinal melhor é deixar um radio como ap e outro como cliente pq em modo cliente ele tem site survey alinhei o meu assim consegui 58dbm de snr o que segundo um artigo que eu li para conseguir conexao de 54mbits (teorico ) em norma A é nescessario pelo menos 30dbm.
depois de alinhar bota o radio que esta como cliente em wds denovo e seja feliz
outra dica é todos atualizarem o firmware novo que saiu esta semana no site AirLive: Connecting People's Lives que tem correção pro bug dele depois de um tempo travar e ficar inacessivel.
quando isso acontecer, da um reset nele que vc provavelmente vai conseguir acessa-lo e atualiza pro firmware novo , ai vc configura como quiser. tive um radio desse que travava e nao conseguia mais acessa-lo e fiz como falei acima e o mesmo voltou a funcionar.
tenho muitos destes radios aqui, qual é versao que ve notou travamento? eu uso o wla500V2, por um acas é esta vesao?
a versao 2 mesmo que travou uma vez e tive que mandar de volta pq nao conseguia mais acessar depois de configurar pra 802.11a em bg ele funcionava em a ele travava, mas a ovislink lancou um firmware novo pra resolver isso.
certo, tenho alguns ja funcionando a bastante tempo e ate agora nunca travaram, mais valeu a dica vou ficar de olho e se acontecer algo ja sei como resolver....
Valeu mesmo mano..
Bom.. pessoal venho acompanhando o forum a algum tempo.
Comigo esta acontescendo o seguinte..
Tenho 1 enlace de uns 500 Metros com 2 WLA-5000 em modo WDS, com antenas Zirok WLL-605 funcionando ja a bastante tempo sem problemas. Quase 1 ano. Sem problemas tudo bacaninha.
Desde que montei esse enlace adquiri outro par para fazer um enlace de 4Km mas nao estou conseguindo e minhas tentativas ja se esgotaram... Hoje fiz a ultima.. e o enlace nao funciona.
Ja fiz todas as dicas do forum:
1. Mudar Frequency Domain para 840;
2. Alinhamento das antenas com outro radio;
3. Selecionar Enable Radio 1 eXtended Ranger;
4. Selecionar Transmit Power em MAX;
5. Calculo do ACK (tirado no GPS);
6. Firmware atualizado 1.09e10;
Realmente nao fuciona... nao sei mais o q pode fazer.
Pequeno detalhe e que o radio aqui um do lado outro funciona sem maiores problemas... uma bala.. asssim como o meu outro enlace de curta distancia.
Abracos.
usoap 5000 ponto a ponto e funcionou perfeitamente em ate 2km em wds, o q deve ser prestado atenção é na configuracao do ack timeout.
vlw
Cara tenho 8 link de enlace com este ap e todos nunca deram defeito, observe o seguinte:
Esta na mesma faixa de ip?
Se estiver usando o controle de MAC, eles estao corretamente cadastrados?
A opção WDS esta ativada com o MAC dos APS devidamente cadastrados?
Voce esta utilizando o modo de operação "a" ou "a turbo"? (nota que o A TURBO nao funciona em wds)
e por fim o canal é o mesmo nos 2 aps?
estas perguntas devem te ajudar a configura-lo, tenta ai e posta os resultados...
qualquer coisa estamos na area....
abracos...
Olha o pigtail que uso aqui é o comum mesmo, cabo fininho. ele tem uns 12 Cm de comprimento. mas o cabo que uso ate a antena é o rgc213 mesmo.
espero ter ajudado.
Pessoal é o seguinte atualizer o firmeware de uma wla 5000 e perdi o acesso a ela, alguem poderia me ajudar.
Antes eu acessa com o ip 192.168.1.1
Grato
Voce ja tentou o ip 192.168.1.2 ? ja ouvi falar de sobre o modo TFTP no ip 192.168.1.1 mas nunca tentei, nao foi preciso, se for igual aos outros aps, (inclusice o 5460) vc aperta o reset dele segura e so depois liga a energia segurando o reset presionado, depois de 10 segundos com um cliente TFPT faz o upload da firware original dele no ip 192.168.1.6
Mas so tente se der como perda total, porque nunca testei esta forma neste ap, uso direto nos outros, (Gi-link 2404, ovislink 5460 etc..) , quem sabe alguem mais esperiente ja testou.
espero ter ajudado.
Abracos.