Olá,
montei um servidor com base no mikrotik 2.9.27 com 4 links e uma rede local,está tudo funcionando ok, porem resolvi aumentar a memoria ram de 1024mb pra 2048mb ddr2, porem no mikrotik continua aparecendo só 884.5MiB.
alguem tem alguma dica?
Olá,
montei um servidor com base no mikrotik 2.9.27 com 4 links e uma rede local,está tudo funcionando ok, porem resolvi aumentar a memoria ram de 1024mb pra 2048mb ddr2, porem no mikrotik continua aparecendo só 884.5MiB.
alguem tem alguma dica?
Realmente,
Acabei de espater um cf com o 3.0beta7 e reconheceu 2048mb.
Agora fiquei na duvida se esse servidor(p4 D 2.8-4mb cache) com 1024mb(884!) rodando todas as regras de firewall, queues, hotspot e webproxy(vou limitar em 700mb) vai aguentar uns 300 clientes no total?
aguenta sim cara...
c vc levar em conta q simultaneos vão ter no maximo uns 100 clientes que eh o normal, aguenta sim!
eu aqui dividi as funções entre todos mikrotiks da minha rede...o da base faz soh cache e as regras de virus e bloquios de portas..os das torres fazem as autenticações, controles de mac e controle de banda..eu prefiro assim!
abraços
kara, to usando mare !!! com mik 2.9.42 na torre, com3 mini pci, e uso antenas direcionais para enviar sinal para os clientes, to estudando a possibilidade de colocar mais um mare do mesmo modelo na torre com mais antenas direcionais e passar o proxy e controle de banda para um bom servidor em baixo na torre...
eu faço só controle de acesso por mac nas torres
e todo o trabalho pesado é feito num servidor(router) com 4 links de saida de 512,1mb,1mb e 1,5mb. A ideia é ter um cf de backup do mikrotik, assim se der "pau" no server é só trocar o cf e volta tudo ao ar.
eu fiz assim:
Criei 4 grupos: GrupoA, B, C,D - um para cada link
daí marco as rotas dos endereços ip conforme devem sair pelos links.
add chain=prerouting src-address=192.168.x.x action=mark-routing
new-routing-mark=GrupA passthrough=no
Em routes, especifico cada rota com as marcas que criei e ainda uma rota sem marca por onde saem todos os ip's nao marcados.
Não é load-balance, por isso se um link cai, todos os clientes dele tbm caem.
Estou testando faz algumas semanas e está ok, webproxy tbm funciona ok.
Exatamente,
Porem tem que salvar as configuraçoes sempre num micro para poder carregá-las no cartao de backup. Alem disso estou montando o server em gabinete rack e com gavetas removiveis para o cf e o hd.
Me chamou atenção que com o mikrotik é bem mais fácil restaurar um sistema defeituoso, seja software ou hardware. Mesmo com linux, raid e maquinas dell já passei sufoco com problemas no sistema, e a "chiadeira" dos clientes então... .
é o mesmo
o cf vai num adaptador ide para ligar no lugar do HD, e ele é reconhecido como um hd normal.