Pessoal,
Faz algum tempo que não posto nada por aqui mas, como alguns sabem, estive passando por problemas e felizmente estou conseguindo resolvê-los. Infelizmente ainda não voltarei a comunidade mas gostaria que me ajudassem, caso haja a possibilidade.
Vejam que de uns tempos para cá a demanda por internet banda larga têm aumentado e me peguei em uma situação desconfortável: preciso de mais banda para atender a meus clientes.
Infelizmente migrar para 5.8 é dispendioso demais para o cliente e, como o maldito ADSL têm tomado conta por "não sofre interferência quando chove" (aquele velho e maldito chavão que todos os provedores wireless ouvem quando tentam vender, muitas vezes inutilmente, um acesso banda larga rádio para um cliente DSL.
Vendo essa situação resolvi tentar estruturar alguma coisa cabeada mas parei em alguns problemas que tento explicar abaixo:
Conexão WAN Wireless + Rede UTP (Switchs): essa solução têm um problema grave, eu não consigo isolar os clientes a não ser usando um switch gerenciável (que custa muito caro e não quero pendurar em cima de um poste). De outra maneira, caso um usuário muito esperto resolva colocar um IP na máquina dele e na do vizinho os dois terão a minha rede para trafegar... Imagina isso em um ambiente com 600 clientes? Seria o caos... DESCARTEI.
Conexão WAN Wireless + Rede HPN (Cianet): essa solução é razoávelmente interessante mas têm um empecílio de que a velocidade máxima para o cliente seria algo entre 1~1,5 Mbps. Talves resolva em vários casos, mas o custo não é dos mais baixos e não posso usar qualquer tecnologia, ou seja, fico preso a Cianet.
Vendo essas duas situação pergunto: alguém aqui têm rede cabeada (seja lá o modelo que for) servindo a clientes? Eu uso em TODOS os meus clientes autenticação PPPoE, ou seja, ninguém têm IP setado por DHCP ou fixo. Como todo mundo usa rádio e eu limito muito o tráfego em cima dos servidores que uso (Mikrotik com Atheros AR5213) então não tenho problemas de usuários "espertinhos".
Pensei em ADSL, mas não encontei informações de preços de DSLAN no Brasil. Vi que a Huawei têm vários modelos homologados, mas em ligação ao escritório deles em SP não consegui info alguma.
Aguardo posicionamentos...