Olá pessoal,
primeiramente gostaria de agradecer a vocês que integram essa maravilhosa fonte de informação. Tenho acompanhado o fórum a alguns meses e aprendido bastante.
Gostaria de tirar algumas dúvidas e agradeço a quem contribuir. Peço desculpas pelo tamanho do texto, mas queria deixar esclarecido os detalhes e também contribuir para quem tiver com dúvidas semelhantes encontrar aqui uma luz.
OBS: As dúvidas principais estão em vermelho para facilitar a leitura
Na minha cidade o acesso a internet é bastante precário (péssimo pra falar a verdade: velocidade de 20kbit/s na média) e também acessível a poucos, pois além de ser uma pequena cidade (15 mil habitantes) com uma renda per capita baixa, as pessoas que exploram esse ramo, atualmente praticam faixas de lucro percentuais absurdas, na lingua popular: explorando mesmo.
Bom, sou formado em Administração e com um bom conhecimento em informática.
Estou com até 60 mil reais (incluindo capital de giro, estoque de kit clientes, etc) para montar um provedor para atender toda a cidade (3,5 km de diâmetro na zona urbana e até 350 clientes em 2 anos), e desejo oferecer além de um serviço de qualidade, iniciar uma inclusão digital para as pessoas carentes, oferecendo planos especiais com velocidades um pouco reduzidas e com cobrança de uma mensalidade reduzida (coisa de 20 a 25 reais por mês para uma velocidade de 48kbit/s).
LEMBRANDO QUE, NA MINHA REALIDADE, CADA CLIENTE VAI POSSUIR UMA ANTENA, POIS EM SUA QUASE TOTALIDADE SÃO RESIDÊNCIAS.
Estou com dúvidas de quais equipamentos e softwares utilizar, recebi propostas da MATIK e o sistema deles (pra quem não conhece: WIP Server Matik )
Com servidores potentes, incluindo PC-Access Point, promete resolver todos os meus problemas, mas pede valores altos tanto em soluções de hardware próprias e softwares. ex:
Valores do sistema, Sistema operacional e WIP:
WIP-Central - R$1.490,00
WIP-Control - R$3.490,00
E servidores para poder atender uma carteira de até 200-250 usuários com até 300kbit/s de banda cada um:
Servidor Optagon X2 - Básico Wip-Control
[ Servidores Matik - Optagon X2 ]
AMD64 X2 4200, Soq.AM2, Placa Mãe WS EPOX , 3 Interfaces de Rede, HD SATA2 160GB, 2GB RAM DDR2, AGP, Gabinete Backplane industrial com Ventilação extra e filtro de poeira, Fonte Servidor, FreeBSD AMD64 instalado
R$4750,00
Servidor Optagon AP - Wip-Central
[ Servidores Matik - AP Server ]
AMD64 3000, Soq. AM2, 256MB RAM DDR2, HD 40GB Sata-II, Gabinete Especial com ventilação extra, FreeBSD AMD64 instalado
R$1700,00
Kit Transmissão Omni(360 graus) ou Setorial (90 graus) (penso em 2 setoriais = 2x esse valor)
[ Servidores Matik - Transmissão ]
Antena profissional Omnidirecinal Pluton, 18dBi, Cabo Coaxial, Rádio Atheros, Pigtail (conjunto alcança de até 20km em 360 graus com o Wip-Central), homologado pela Anatel
R$1.890,00
Esses 2 rádios vão aguentar 300 clientes pendurados a velocidades de 64,128 e 256 kbit/s?
Ainda penso em colocar no WIP-CONTROL um HD SAS, para melhorar a perfomace em cache, aumentando mais R$ 1000,00 em média.
Irei investir também em:
+ No-break senoidal com autonomia para todo o sistema (estou perdido nessa parte, aceito sugestões)
+ sistema de refrigeração (será que vou ter que comprar um ar condicionado que consome 500 a 700w para somente uma sala com o servidor principal? Aceito sugestões)
+ torre estaiada de 42 metros (+ou- 7.300,00 com frete, penso também em construir tudo junto com um serralheiro, aceito sugestões)
+ reforma do prédio (3.000,00)
+ comprar 40 kit clientes para atender a demanda inicial (qual melhor kit cliente para a minha realidade?)
+ notebook
+ taxas de TFI + ART (SCM em parceria, priorizo começar legalizado, ando estudando a proposta da LOCALNET, alguem recomenda?)
+ switch (qual comprar para minha necessidade?)
+ router (predento chegar a um link de 2mb full duplex em 1 ano e meio, qual comprar)
Quando atingir a maturidade na cidade inicial, irei expandir para 4 cidades vizinhas e atender mais 200 clientes, espero que antes de 3 anos esteja tudo pronto. Por tanto, um sistema com upgrade fácil é importante.
E a pergunta principal é: Será que compensa esse sistema? Vejo propostas de MIKROTIK muito mais em conta. Aceito toda e qualquer sugestão e empresas que tiverem propostas comerciais postem aqui detalhadas, quem sabe não ajuda muita gente e me conquista?
Qualquer coisa que não fui claro, informar.
Abraços!