Postado originalmente por
rcfweb
Pessoal,
Depois de 2 meses tentando fechar esses links ( um de 31km e outro de 34km) com antenas pluton PTX36A 5.8 (31,5dBm) e rádios Mare 400 (não sei o modelo do cartão, porém eram de 400mw) desiste pois já estava perdendo o cliente.
Consegui fechar com Bridges de 2,4ghz (Realsat com AP Router, 400mw) e antenas da Zirok de 24dBm, fiz dois ponto a ponto com esses equipamentos. Quando fui testar a velocidade não conseguia passar de 55kbps dai resolvei diminuir os espaços e fiz 4 enlaces (sendo um de 11,7km, outro de 20,8km, outro de 16km e outro de 18km) em todos o AP Router me disse que passava 11Mbits, tenho minhas dúvidas.
Mas consegui pingar de uma bridge para outra, sem tráfego de clientes, com um pacote de 512kbps (ping -l 65000 192.168.5.4) e respondeu porém com pings bastante altos (1.700ms a 3.500ms), não configurei o ACK Time Out delas pois até agora não consegui achar um local onde calcular esse ACK, talvez melhore quando eu botar o ACK correto.
Se alguém souber onde eu consigo alguma planilha ou programa em que eu possa calcular o ACK para 2,4ghz me avisem por favor, porque só consegui achar para 5.8, ou será que é a mesma coisa, pelo menos imagino que não.
O fato é que cheguei a seguinte conclusão, NÃO FAÇAM SERVIÇO BARATO PARA LINKS LONGOS. Utilize equipamentos bons e principalmente tenha uma equipe de trabalho boa. hehehehehe
Ah testei também antenas 2,4ghz de 31,5dBm da Zirok, porém o resultado foi o mesmo que obti com as de 24dBm então deixei as de 24dBm mesmo.
No caso dos Mare com as Pluton eu conseguia pegar sinal com 0,7% de força e por 2 segundos depois caia.
Testei também essas pluton com rádios Ovislink WLA5000, porém não conseguia ver o sinal tornando quase impossível o alinhamento das antenas, engraçado é que eu consegui pegar MACs nos logs dela porém não consegui pingar de jeito nenhum, as duas estavam em modo WDS no canal 153, habilitado o eXtend e com ACK em 231.
Se alguém tiver mais alguma dica do que posso fazer para melhorar meu desempenho com esses equipamentos (bridges 2,4ghz e antenas zirok) por favor me digam.
Na simulação do Radio Mobile o link era fecha com S10 mas na prática não consegui resultado nenhum.
Com esse link vou conseguir atender meu cliente pois será apenas um cliente, de 512kbps e dificilmente ele irá utilizar 512kbps. Mas poderia ter sido bem melhor se eu tivesse colocado no projeto Terabeam e Hyperlink, sem contar que eu teria menos dor de cabeça e mais satisfação do meu cliente. Mas é errando que se aprende. Talvez eu não conseguiria ter o cliente se eu tivesse colocado esse material no projeto, devido ao custo que no mínimo seria o dobro, porém eu também não teria tanta dor de cabeça.
Um abraço a todos, muito obrigado pela ajuda de todos.
Rodrigo César de Freitas