Postado originalmente por
morronix
Seguinte,eu nunca programei um asterisk na vida(yet),mas já tive uma experiencia ,sem sucesso,infelizmente,na implantação de um pbx voip aki na empresa.seguem portanto,minhas conclusões:
- VOZ NÃO ACEITA DESAFORO!!!
isso quer dizer,que se,sua intenção por exemplo,é usar softphone nas máquinas,sua rede tem que estar pronta para suportar todo o tráfego UDP,sem gerer nenhuma colisão.Vou lhe contar como foram as tentativas de implantação aki na empresa.
Compramos:
1 servidor dell poweredge 1800, com 2 processadores Xeon de 3 Ghz,2 Gb de memória,rodando asterisk,sob debian sarg
1 placa Fxo para minha ddr de 20 canais
9 atas linksys
18 fones de ouvido plantronics.
- Mesmo com todo esse aparato,qdo botamos pra rodar,nossos switches da DELL powerconnect 2210 e 2216,pareciam árvores de natal,de tanta colisão que deu. ok,compramos um switche de verdade"que o nosso consultor recomendou na época" um DELL 3448,que permite a configuração de Vlans ,qos e tudo mais.ainda assim,acredito eu,pq o consultor não soube configurar o switch,a qualidade das conversas era péssima,sobretudo nas máquinas que usavam softphone.
com toda a telefonia ,salas de conferencia e tudo mais,não fazíamos nem cócegas nos processadores do servidor,mas o problema era o switche,que ou não servia,ou não foi configurado corretamente.
O que eu concluo,neste meio que desabafo,que na época acabou com a minha saúde e qse me fez perder o emprego...
Se vc for investir em hardware,saiba muito bem o que voce vai fazer ,faça um levantamento dos ativos de rede e analise se eles irão aguentar todo o tráfego de voz,pois este trafego vai concorrer com os demais serviços da sua rede e se ele não tiver prioridade,fudeu tudo.Dê preferencia ,nacompra de switch,para marcas já consagradas,como CISCO e 3 COM,switches que custam de 7000 a 15000 reais em média,com o imprencidível suporte a jumbo frame.Se a sua intenção é colocar atas para todo mundo,coloque-os FISICAMENTE separados da sua rede.
Gostaria muito de um dia,poder implantar o asterisk novamente,pois ele é uma ferramenta fora do comum,as possibilidades de personalização são fora do comum..
A propósito,meus ATAS estão à venda.Nunca foram usados...hahahahaha!!!(to falando sério..)