Boa noite a todos.
Sou iniciante no fórum, mas ja li muito aqui e consegui fazer muita coisa graças ao fórum.
Mas estamos com um problema que nao conseguimos resolver.
Temos a seguinte estrutura no provedor:
Base, Servidor MyAuth, Switch 3Com Auto Gerenciavel, link 2mb full da telefonica, roteador cisco 2501.
Torre de transmissao a 1.4km de distancia, interligado na base com 2 ovislink 5000ap em wds com antenas zirok offset 60cm.
Ponto a ponto esta perfeito, trafegando sem percas de pacotes. Ja fiz download em uma ponta a outra de 2mb/s. Raramente perde um pacote, a latencia em horarios de pico fica em ~ 15ms. O problema enfrentado, esta na torre de transmissao.
Torre:
Ela tem 18metros de altura.
Temos 4 antenas setoriais Hyperlink 17dBi 90 graus, sendo Leste, Oeste, Norte e Sul.
Nos setores Leste e Oeste, temos radios Samsung SWL3300AP, separados, cada um em uma caixa Hermetica.
Os setores Sul e Norte estao em um Mare 400 com 2 cartoes atheros de 200mw, sistema mikrotik.
Cada antena dessa, esta com 10 metros de cabo RGC213, soldados, isolados etc.
Todos os radios estão interligados em um Switch 8 portas Encore.
Temos 150 clientes.
Durante o dia, temos uma faixa de 70 clientes conectados, distribuidos de forma balanceada entre os setores (nenhum setor esta com muito e outro com poucos clientes pendurados). Ate umas 17h, td ta perfeito, rodando certinho. As vezes a latencia dos clientes sobe um pouco, mas nada alarmante que atrapalhe a conexão.
Problema:
Após as 17h, ate por volta das 22h, não tem condicao. O ping sobe para 1000, 2000ms as vezes dos clientes. O sinal fica cheio, 11mb, as vezes oscila para 5.5. Comeca a perder pacotes, fica muito lerdo e inavegavel. (ping do cliente ate a torre)
Temos muitas redes wireless na cidade, seja de concorrentes, seja de pessoas juridicas. A prefeitura colocou pontos de acesso em cada predio publico(escolas etc, tem muuuitos). No entanto, essas redes da prefeitura nao sao usadas a noite, nesse periodo de instabilidade da minha rede.
As redes dos concorrentes são usadas, e ficam como a minha. Lerda, latencia alta etc.
Nao uso amplificador, e ate onde sei, os concorrentes tambem nao.
Quando a navegacao esta insuportavel, eu entro no mikrotik, dou um scan nas frequencias, verifico a menos usada no momento, e mudo para ela. Melhora consideravelmente, mas logo volta a ficar ruim. Nao sei o que fazer. Alguem tem uma luz?