Postado originalmente por
catvbrasil
Discordo totalmente da sua opnião. Acho que profissionais devem ser valorizados. Se não está tendo receita para contratá-los, procure como a sugestão do amigo Roberto21, dentro do forum. Só quero lembrar que as 30 cabeças que participaram do treinamento oficial da Mikrotik, investiram em média 5 mil. Então vamos ser coerentes que é mais que justo cobrar. Você está procurando uma coisa difícil. Profissional normalmente cobra pois tem várias coisas em jogo, como tempo, estudo, dedicação, investimentos e outros. Sem desmerecer ninguém, mas depois que surgiu meia duzia de manuais na net sobre mikrotik, também surgiram dezenas de "profissionais" com elas. Estes profissionais cobram hoje preço de banana para configurar MKs, mas fica a pergunta, será que está bem configurado? Será que é aquilo mesmo?? Será que aqueles duzentinhos que te cobraram, simplesmente não estão pegando um backup ou um destes manuais e simplesmente copiando pra dentro do seu server??? Veja como você quer começar seu negócio. O servidor é tão importante, se não mais, que aquelas antenas "hipersuper" ou rádios "longterarange" que derrepente você deseja investir. Só para finalizar. Continuo pegando dezenas de servidores configurados atravez destes manuais que tem por ae, cedo ou tarde dão pau... Eu acho é bom!!!
PS: Para te ajudar, procure no forum as seguintes coisas para levantar seu MK inicialmente:
MODEM ROTEADO
IP > ADDRESS (incluir um ip para cada interface)
IP > ROUTER (adicionar o ip do modem como gw)
IP > DNS (colocar os dns primário e secundário)
IP > FIREWALL > NAT (colocar a regra de NAT que tá no manual passo a passo)
Desta forma o MK irá pingar para fora e os clientes irão navegar atravéz de IP Estático.
MODEM BRIDGE
IP > ADDRESS (incluir um ip para cada interface)
IP > FIREWALL > NAT (colocar a regra de NAT que tá no manual passo a passo)
INTERFACE (na placa eth que recebe o modem, adicione um pppoe-client e coloque a sua senha e login, como no discador do Velox, deixar as 2 ultimas opções, das 3 existentes marcadas)
Desta forma acima, não precisa configurar as rotas, nem IP da interface que recebe o modem e também o DNS.