Boa noite pessoal!
Tenho estudado algumas coisas sobre a zona de fresnel e a atenuação pela chuva e como estou pretendendo fazer um enlace de 17km entre minha cidade até outra no litoral (e aqui é um tanto chuvoso) e uma região com muitas árvores, fico na dúvida de qual freqüência utilizar. Se para 2,4Ghz eu tenho um raio maior e fico mais comprometido quanto a obstruções para a primeira zona de fresnel, parece que a atenuação é menor para os casos de períodos de chuva.
Pretendo colocar colocar uma torre de 12 metros em uma colina que está a 45 metros do nível do mar em minha cidade. É uma região bem limpa sem árvores, mas ao chegar perto do ponto em que pretendo receber este sinal, a 17 km de distância, a 1 km da praia, existem diversas plantações de eucaliptos, que chegam até a 20 metros de altura, mas que estão afastadas mais de 3 km deste ponto de recepção. Estou pensando em colocar uma torre, também de 12 metros, em cima de um prédio de 10 metros, alcançando pouco mais de 20 metros. Isto seria suficiente para um link de boa qualidade, onde pretendo um tráfego médio de 1Mbits/s e máximo de 2Mbit/s.
No caso de 2,4 ser a freqüência ideal, direcionais hyperlink de 24dbi seriam uma boa solução, juntamente com mikrotik e mini-pci atheros de 400mw?
Um muito brigado a todos.