bom, eu tava deichando para postar assim que eu tivesse uma certeza sobre o que estoou falando, e agora chequei a ela,
Funcionou em parte, porem como muitos outros ja falaram por aqui a placa da internet continua sem controle de banda,
como saber?
cadastrei um cliente com 128k, baichei um arquivo que ja eestava em cacha em cerca de 200KB por segundo, nossa ótimo, sendo que meu link é de 1 MB, porem baichei mais uns 15 arquivos com uma media de 2 MB de tamanho, e eles sempre vieram na velocidade do meu link, eu baixando a 90 KB por ai, inclusive no grafico da placa de rede é o melhor jeito para se acompanhar isso.
agora uma solução pra isso? ainda nao sei
Sobre QOS certo creio q e sobre a marção de pacotes e definir prioridades certo?
Ate ai tudo bem. E sobre o firewall??? entendo que ele tem q estar bem configurado.. senão vai causar varias dores de cabeça. não entendi o q exatamente no firewall tem q estar configurado para essa regra filtrar tudo blz.
OK?
cara, aqui nao tem jeito, mesmo o que nao esta em cache vem rapido, ou seja no cliente com 128k, ta dando cerca de 800 ou 900 kbps, estourando meu link direto.
quando realmente esta em cache nao tem importancia, o prob,, é com coisas que nao estao no cache,
lembrando que eu nunca cheguei a colocar a regra do tiago matias, ou seja coloquei direto a sua,
no manglge, as tres regras estao contando e o contador delas sobem juntos, ou seja mesmo valor nas tres.
na queu simles, esta no topo e marcando normalmente,
o que nao estou intendendo é que a logica é, como tudo passa pro cliente atraves da porta 3128, como o mk sabe o que esta no proxy ou não.
de uma luz aqui, acho que tem mais gente que nao esta conseguindo.
certo CATV, parabens pela regra, porem nao vejo onde o resto do firewal tem a ver, e o mesmo para o QOS, sendo assim, NAo ta fucionando aqui,
e teve mais gente que tbem nao conseguiu,
entao o que falta para nós? pq será que estoura o limite, afinal nao tem logica isso, se as regras estao em ordem certa, mesmo que tivesse algo errado depois, elas deveriam funcionar não é?
Estou com problemas por aqui tb, é o seguinte:
com somente um usuario controlado no hotspot a 128k , quando ativo o cache full ou somente o web proxy , no pppoe fica dando picos de 1Mb de download.
Recebo o link do modem e passo para uma pl de rede no MK(ether2) onde faço pppoe e através de outra pl de rede repasso a clientes(ether1) através de um rádio
olá jhonnyp fazz sentido mesmooO eu aqui tambemmm nao consegui tudo certinho as regras contam perfeitamente as tres simultaneamente mesma
quantidade de pacotes a queue conta tambem normal maissss continua passando
link full e nao cachee full
se alguem puder explicarrrr como que a marcaçãoooo vai saber o que eh HIT e o que é MISS no proxy
daiii eu vo começar a acreditar que pode funcionar...
porem no mik 3 isso ja funciona mais com essa analise de HIT e MISS que nessa versão nao existe
abraços e beijoss pra todos fofinhos que postam aqui ^^
isso mesmo, ai que ta o problema, o mk saber o que é hit e o que é miss,
ouvi dizer que estudando o fluxo do mk de como ele trata as informações é possivel fazer isso, porem nunca ouvi alguem dizer que realmente funcionou.
Após ler alguns post e fazer alguns testes aki, percebi realmente que o proxy atua 100%, porém o controle de banda parece não atuar nos ips cadastrados no queoes simple.
Ola CATV.. amigo parabéns pela sua iniciativa e pela sua competencia..
Olha só eu adaptei as regras de mangle e coloquei comforme a minha rede tmbém no queue, marca td direitinho mas parece q todo download vai direto pra a queue do proxyfull (rezumindo cliente faz down sem limite). pra ter certeza eu limpei todo o cache e fiz um down ai ele foi direto pra a queue do proxy full...
obrigado e mais uma vez parabéns...
Ueslei carvalho
viu catv tem muitos nao conseguindo isso, da um ajudiha para nós nisso,
sei que nao foi facil pra vc fazer isso, porem ajude-nos que isso é de uma grande utilidade
se mais alguem que testou poste se o controle funcionou total, inclusive atuando na placa do link, pq como esta parecendo varias pessoas estao se deparando no mesmo problema, dai o que parece ser uma coisa boa acaba ficando ruim,(nao digo que sua regra é ruim, digo do jeito que ta o meu sem controle na internet dai fica ruim pra mim)
afinal do jeito que ficou o meu, seria a mesma coisa que desabilitar o controle de banda dos usuarios, ou tbem deichar eles em unlimited, pois ta indo quase tudo pra queue cache full
flw
Última edição por jhonnyp; 05-11-2007 às 17:31.
Parabéns ao CATV
Mas realmente, existe um furo ae no controle de banda.
Dê um conferida ae, e realize mais teste com mais minusciosidade .... vc vai ver.
Estou experimentando umas regras .... funcionando certim, posto aqui...
Valeu .
É verdade, o CACHE FULL realmente funciona, porém o "LINK FULL" tb...
Ontem eu havia implementado as regras do amigo CATV e vi que realmente estava com CACHE FULL, decidi então, fazer um download(ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/sl...nstall-dvd.iso) pra ter certeza que era somente o CACHE FULL, e era.
Porém, hoje pela manhã fui surpreendido por dezenas de ligações de pessoas reclamando da falta de velocidade, fui constatar e vi que era um usuário fazendo downloads de filmes pelo friendlyfiles... =(
Resumo: Meu teste foi equivocado, pois usei a porta 21 que não passa pelo proxy, e portanto estava dentro do controle de banda, enquanto os arquivos que chegavam pelo http, ou seja, pelo proxy, estavam livre de limitações por parte do controle de banda. Enfim, o CACHE FULL funciona de verdade, porém, à ele está atrelado o "LINK FULL".
CATV parabéns pela iniciativa, mas se vc tiver interesse, posso te dar acesso ao meu MK pra comprovar a falha do "LINK FULL".
CATV, não desista, sinto que estamos chegando perto da solução!
Abs.
ola a todos,,
implementei as regras aqui no meu mk,
esta rodando blz, contando os pacotes,,
fiz uns testess,,
baixaei um jogo q estava em cache,,,
minha velocidade em 100k e baixou na velocidade da rede,,
mais,,
quando vou baxar algo q nao esta em cache, ocorre a msm coisa,,
velocidade do link,,
ao amigo catv, pode ajudar ??
vlw
iae, catv, oq axas??
Pessoal, não sei se estou ficando maluco ou cego, mas meu Mikrotik e dos meus clientes, estão TODOS funcionando 100%. Já ressaltei aqui que é obrigatório se construir uma QoS e também um firewall decente (que chegaram até a perguntar o que isso tinha a ver). Aqui faço o serviço profissionalmente e é obrigatório ficar 100%. Mais uma vez, revejam suas regras que com certeza irá funcionar beleza.
CATV... não se chatei nem se sente precionado, vc é um dos maiore colaboradores do forum e muita gente depende de soluções sua pra fazer um MK funciona inclusive eu sou um deles. por isso vou te pedir mais uma forçinha ai, como seria um firewall descente como você fala?? pode posta pra gente o que falta no nosso firewall???? pois eu ttestei aqui e fiquei como muitos com um link full e isso pra mim e locura por que eu uso satelitte com limite de trafego.
Valeu aimgão.
E parabéns mais uma vez.
Galera a regra do catv ta otimaa
quem acha q o controle de banda nao funciona e so presta atencao aki nao deu nenhum problema nao
tipo
quando coloco 128k pra min
eu baixo o arquivo a 22k
mais depois depender do tamanho do arquivo
ele vai baixando
o proxy full funciona 100%
valeu catv