Postado originalmente por
darkwarrior
Pessoal,
Estamos começando a trabalhar com mikrotiks agora, sempre trabalhamos com aps(samsung, orinoco, etc...)
Utilizamos routerboard 133 e cartões SENAO(Atheros AR5413) versão do software mikrotik 2.9.43.
A potência dos cartões estamos deixando em default que se não me engano são 17dbm, painéis de 120º hyperlink de 14Dbi.
Pois bem, tinhamos toda essa estrutura montada já com aps ao invés dessa routerboard, normalmente 1 ap-1000 e uma swl-3300 para dar conta dos 3 painéis, mas com o intuito de melhorar nosso serviço e tendo ouvido falar muito bem do mikrotik resolvemos começar a usar.
Já instalamos 4 mikrotiks em localidades diferentes, mas com a mesma condições de painéis e os mesmos modelos de minipci. São locais com uma interferência razoável, e outros com um pouco mais, só que com as aps funcionavam 100%.
A média de clientes é bem variada, tem locais que temos 30 por cartão, mas não exatamente ao mesmo tempo, a média geral de cada mikrotik chega a ser 60 conectados aos três minipcis. Todos com visada perfeita.
Bom, toda essa "histórinha" é pra tentar explanar melhor nosso problema que está sendo sinal bom, mas muita lentidão, perca de pacotes e vários logs no mikrotik de "extensive data loss". Já procuramos tudo quanto foi configuração para tratar os problemas de timeout, mas não conseguimos resultado. A única coisa que ainda não fizemos foi tentar outros minipci.
Gostaria de saber se alguém já passou por esse tipo de problema, tem alguma dica de configuração das opções de (ack timeout, calibration, timeout entre outras relacionadas a qualidade de sinal e data rate), ou se compensa comprarmos outros cartões minipci, tenho lido coisas boas sobre o CM9, ele seria bom para locais com interferência?
Trabalhamos com PPPoE para os clientes, e temos em várias distâncias desde 100Metros até 2,5Km por não conseguirmos ter montado repetidoras em outros pontos.
O que nos intriga é que com aps não tinhamos problemas algum, e depois dos mikrotiks começaram a aparecer vários problemas sobre o que mencionei acima.
Também estamos monitorando o uso do CPU, tem alguns com média de 40% outros com média de 70% e picos de 90%, ou seja tem locais com muitos clientes e tem locais com poucos, mas ambos com problemas praticamente iguais.
Sei que o tópico ficou extenso e que algumas das dúvidas já até encontrei posts parecidos no fórum, mas esse meu problema é um pouco diferente dos que achei aqui, agradeço desde já dicas que puderem me passar.