+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Configuração de provedor

    Olá a todos,

    Estou a algum tempo trabalhando em um pequeno provedor de minha cidade.
    Já peguei o projeto em andamento e não tenho muito conhecimento na área de administração de link, divisão, bloqueio e outras coisas desse tipo.
    Estamos usando um gerenciador chamado Netunne. Sei que aqui a maioria usa Mikrotik, mas como disse, eu não tenho muito conhecimento nesse sentido, bem como as pessoas que trabalham comigo. Antes usavam o Squid para limitar banda e fazer controle de login dos clientes. Aparentemente funcionava bem, mas sofriam com problemas como clone de ip e mac.
    Esse software, creio eu, seja pra quem está começando mesmo...

    Hoje, temos disponível na rede um link dedicado PPP da Embratel de 2MB. Também temos um Velox da Oi de 1MB.
    Antes só tinha esse Velox (tá, já me disseram que não podia...) e funcionavam com cerca de 100 clientes.
    As pessoas aqui afirmam que funcionavam BEM. e cada cliente tinha um link de 128k. O que na prática, daria cerca de 15K de download por segundo.
    Hoje temos cerca de 90 clientes e não estamos conseguindo, no caso de todos estarem conectados juntos, garantir 128K para todos.
    Os protocolos p2p, bem como o Irc estão bloqueados para acesso durante o período de mais tráfego da rede, aqui, no caso é de 9 da manhã até às 11 da noite. Mesmo assim, se logarem 60 pessoas, a velocidade cai monstruosamente. A ponto de não consegur resolver um host.
    O servidor é um Athlon XP 2200+ com 1GB de RAM e 80GB de HD.
    As placas de rede atualmente instaladas nele são Realtek 8139D e Via Rhine III. Já testei outras placas, como 3COM 3C905B, Encore, SIS 900... Há uma parte da rede que é cabeada (proxima ao servidor) e outra Wireless. Os rádios que usamos são D-Link 900 e Zinwell G220.
    Estão configurados em modo B com controle de MAC e WEP. Estou pensando em melhorar a segurança da rede wireless, mas por enquanto ela não dá problema.
    Eu no momento me conecto pela rede wireless, o provedor fica a 3km da minha casa. Tenho um rádio Edimax fazendo a minha conexão com a AP do provedor. ANtes usava uma placa Greatek. Meu ping de casa, através dos rádios, passando pelo servidor até o roteador do link dedicado muito raramente ultrapassa os 6ms.
    Minhas perguntas pra vocês são:
    1) É mesmo possível instalar 200 clientes a 128K com qualidade em um link dedicado de 2MB?
    2) O que é necessário para essa implementação?

    Desde já agradeço a atenção de todos!
    Última edição por tekinowaza; 11-12-2007 às 23:28. Razão: agradecer...

  2. #2

    Padrão

    1) é possível sim instalar essa quantidade de clientes, mas... Tem que ter server bom rodando bonito, webproxy, controle de p2p, limite de banda e conexões simultâneas, respeitando o limite de cada rádio e principalmente utilizar links dedicados.

    2) Cada caso é um caso, te recomendo urgentemente procurar um profissional (aqui no fórum tem vários) para estudarem seu caso, pois 3mb não segurar 90 clientes é um rombo muiiiiito grande isso ai! Compensa e muito pagar pra resolver (e é barato viu)!!

    abraços.

  3. #3

    Exclamation barato quanto?

    opa!
    claro que gostaria de resolver isso o mais rápido possível.
    também gostaria de saber de quem faz quanto custaria tal serviço. bem como saber se é algo que pode ser feito remotamente ou a pessoa teria de vir aqui.

  4. #4

    Padrão

    rpz, fala com Catvbrasil, ele é um dos mais conceituados sobre mikrotik e afins do fórum...

    ( Under-Linux.org Fóruns - Ver Perfil: catvbrasil )

    Tudo é feito remotamente, mas dependendo da sua localização, entra em contato.
    Abraços

  5. #5

    Padrão

    valeu camarada.
    já mandei mensagem pra ele.
    agora é questão dele responder ou não...

  6. #6

    Padrão

    com certeza ele responde, muito atencioso...

    liga amanha pra ele ou adiciona no msn, é mais fácil encontrar!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    com certeza ele responde, muito atencioso...

    liga amanha pra ele ou adiciona no msn, é mais fácil encontrar!
    Olha, ja tentei entrar em contato com o Catvbrasil, o mesmo não respondeu, nem por isso deichei de ler os posts dele, talves ele iguinore peixes pequenos, boa sorte!!!!!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tekinowaza Ver Post
    Olá a todos,

    Estou a algum tempo trabalhando em um pequeno provedor de minha cidade.
    Já peguei o projeto em andamento e não tenho muito conhecimento na área de administração de link, divisão, bloqueio e outras coisas desse tipo.
    Estamos usando um gerenciador chamado Netunne. Sei que aqui a maioria usa Mikrotik, mas como disse, eu não tenho muito conhecimento nesse sentido, bem como as pessoas que trabalham comigo. Antes usavam o Squid para limitar banda e fazer controle de login dos clientes. Aparentemente funcionava bem, mas sofriam com problemas como clone de ip e mac.
    Esse software, creio eu, seja pra quem está começando mesmo...

    Hoje, temos disponível na rede um link dedicado PPP da Embratel de 2MB. Também temos um Velox da Oi de 1MB.
    Antes só tinha esse Velox (tá, já me disseram que não podia...) e funcionavam com cerca de 100 clientes.
    As pessoas aqui afirmam que funcionavam BEM. e cada cliente tinha um link de 128k. O que na prática, daria cerca de 15K de download por segundo.
    Hoje temos cerca de 90 clientes e não estamos conseguindo, no caso de todos estarem conectados juntos, garantir 128K para todos.
    Os protocolos p2p, bem como o Irc estão bloqueados para acesso durante o período de mais tráfego da rede, aqui, no caso é de 9 da manhã até às 11 da noite. Mesmo assim, se logarem 60 pessoas, a velocidade cai monstruosamente. A ponto de não consegur resolver um host.
    O servidor é um Athlon XP 2200+ com 1GB de RAM e 80GB de HD.
    As placas de rede atualmente instaladas nele são Realtek 8139D e Via Rhine III. Já testei outras placas, como 3COM 3C905B, Encore, SIS 900... Há uma parte da rede que é cabeada (proxima ao servidor) e outra Wireless. Os rádios que usamos são D-Link 900 e Zinwell G220.
    Estão configurados em modo B com controle de MAC e WEP. Estou pensando em melhorar a segurança da rede wireless, mas por enquanto ela não dá problema.
    Eu no momento me conecto pela rede wireless, o provedor fica a 3km da minha casa. Tenho um rádio Edimax fazendo a minha conexão com a AP do provedor. ANtes usava uma placa Greatek. Meu ping de casa, através dos rádios, passando pelo servidor até o roteador do link dedicado muito raramente ultrapassa os 6ms.
    Minhas perguntas pra vocês são:
    1) É mesmo possível instalar 200 clientes a 128K com qualidade em um link dedicado de 2MB?
    2) O que é necessário para essa implementação?

    Desde já agradeço a atenção de todos!
    Aqui em uma estação de brasilia com link de 2mb cir de 100% da brt temos 350 clientes de 64k, 85, 100, 150, 200, 256, 300 e 400k sendo 80% de 85k com 98% de satisfação.

  9. #9

    Padrão

    Brother já conseguiu falar com o CATV?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mandrak66 Ver Post
    Olha, ja tentei entrar em contato com o Catvbrasil, o mesmo não respondeu, nem por isso deichei de ler os posts dele, talves ele iguinore peixes pequenos, boa sorte!!!!!
    Cara, realizando uma pesquisa, me deparei com este tópico!!! hehehehhe

    Olha, quando deixo de responder, simplesmente é por falta de tempo ou mesmo algum email que cai em lista de span (ou mesmo com perguntas diversas, encontradas no forum)... Não dispenso "peixe" pequeno, médio ou grande!!! A questão que estou viajando desde o dia 20 de dezembro e minha previsão de retorno a Fortaleza será no dia 19 de fevereiro... Até lá, não tenho entrado em msn, email (muito pouco), e minha participação está muito reduzida no forum. Para me achar rapidamente, o pessoal costuma me ligar (meus números estão disponíveis em diversos lugares, inclusive no meu rodapé)... No mais amigos, estou sempre a disposição, muito ocupado como sempre e tentando atender todos a medida do possível...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Cara, realizando uma pesquisa, me deparei com este tópico!!! hehehehhe

    Olha, quando deixo de responder, simplesmente é por falta de tempo ou mesmo algum email que cai em lista de span (ou mesmo com perguntas diversas, encontradas no forum)... Não dispenso "peixe" pequeno, médio ou grande!!! A questão que estou viajando desde o dia 20 de dezembro e minha previsão de retorno a Fortaleza será no dia 19 de fevereiro... Até lá, não tenho entrado em msn, email (muito pouco), e minha participação está muito reduzida no forum. Para me achar rapidamente, o pessoal costuma me ligar (meus números estão disponíveis em diversos lugares, inclusive no meu rodapé)... No mais amigos, estou sempre a disposição, muito ocupado como sempre e tentando atender todos a medida do possível...
    Ae Galera, tenho que retirar oque eu falei, pois o CATV respondeu meu email, me fez a proposta e foi muito cordial, agora para darmos sequencia no serviço que necessito, ele esta só aguardando meu retorno.
    Muito obrigado e desculpas pelas minhas colocações.