Ola pessoal gostaria de saber de vcs mais experientes como funciona um serv radius no MK qual a vantagem de implantar em uma rede??
por exemplo eu uso PPPoE se colocar PPPoE+radius qual a vantagem?
conto mais uma vez com vcs
desde ja agradeço
Ola pessoal gostaria de saber de vcs mais experientes como funciona um serv radius no MK qual a vantagem de implantar em uma rede??
por exemplo eu uso PPPoE se colocar PPPoE+radius qual a vantagem?
conto mais uma vez com vcs
desde ja agradeço
entoa.. o radius eh um servidor de autenticação...
ele mantem um padrao onde voce pode fazer com que varios aplicativos autentica em uma UNICA BASE de dados centralizada... e na autenticação o radius retorna parametros ... podendo ser util para configuraçoes.. etc etc..
eh uma otima solução !!
Bom dia Alexandre e com este server q vou conseguir amarrar o mac ao usuario do cliente e ao ip fornecidopelo hotspot.
E q uso o pppoe e o hotspot serve somente para fornecr o ip ao usuario.
Obrigado.
entao.. o radius eh um centralizador.. ai vc cadastra os parametros q ele vai retornar...
para amarrar mac x ip .. vc precisa fazer outros scripts no servidor....
Nao querendo ser chato.
Vc teria um exemplo deste script sabendo q uso o pppoe + o hotspot. sendo q o hotspot esta so com o usuario e o ip nao tem servidor mas e o unico lugar onde tem o mac e o ip.
Se tiver poste pr favor.
Obrigado
ip >> arp
ai adicionar as endtradas lah... e da um "make static"
Alexandre tive um pepino aqui o ip=>Arp quando add um ip e mac ele me pede para vindular a uma interface. dai a interface, porem o pppoe gera uma interface para cada usuario como proceder neste caso pois o mk nao me permite vincular a interfaces geradas pelo pppoe.
usando pppoe voce nao trafega protocolo ARP...
o que voce vai conseguir fazer. eh apenas permitir o MAC do cliente conectar no ap (no access list)
amarrar mac x ip .. usando pppoe nao tem como..
Eu conseguiria entao amarrar o mac ao usuario, usando o PPPOE ou O hotspot q tenho o cliente nas dois cadastros. porem pelo q estou observando ele so ta usando o pppoe pois os usuario nao aparecen no hotspot, e la tem o vinculo de usuario com ip, porem nao adianta o usuario loga em qualquer mac.
Última edição por gfox007; 23-01-2008 às 10:26. Razão: Acrescentar informaçoes
tem sim...
vai em
ppp> secrets
ai onde ta caller ID vc add o MAC do cliente, dessa forma apenas a maquina dele vai aceitar pelo PPPoE se ele tentar logar de outro PC não vai conseguir....
espero ter ajudado...