Olá amigos do Under-Linux,
Moro em Salvador, ja morei em SP e trabalhei em alguns provedores de internet, e atualmente possuo uma rede com 10 pessoas utilizando um velox de 1Mb. Como moro em um condominio com 750 apartamentos gostaria de comercializar banda larga atravéz de um link de radio e oferecer outros serviços tbm. Aqui no condominio o pessoal só utiliza o velox por enquanto. Meu projeto é pegar um link de radio de 128Kbps e colocar estes meus clientes e mais uns 20 que tenho ja próximo aqui ao prédio, tenho algum conhecimento técnico mas não sou nenhum fera em Linux e Redes, por isso tenho algumas dúvidas, e gostaria de contar com a ajuda de vocês.
Dúvidas:
1- Uma conexao de 128kbps dedicada (espero pegar com a Intelig), é suficiente para colocar 20 clientes navegando a 128kbps download, e 64kbps upload? (usuarios domésticos).
2- Para um servidor dedicado Linux eu deveria utilizar qual Linux? Fedora, RedHat? Kurumin (tenho mais familiaridade)?
3- Já vi alguma coisa para controle de banda com o ipTable e CBQ aqui mesmo no forum que espero utilizar, teria algum outro software para controle de banda?
Espero colocar passo a passo todo o andamento deste projeto para que vcs possam me ajudar e possamos trocar experiências.
Atualmente estou com esses equipamentos:
Link: Velox 1MB
Modem: SpeedTouch (alterado para router)
1 Switch: SMCFS8 10/100 8 portas
1 Switch: esta em cima do telhado nao lembro o nome 10/100 8 portas
Atualmente não tem controle de banda e a coneção sai do modem/roteador e ja é distribuida para os switchs.
Próximo passo:
Já estou adquirindo uma nova máquina para ser o servidor, a Intelig esta para entrar em contato com os valores de link, quero comprar o link conforme meus clientes vao me pagando ou seja atualmente tenho fechado uns 20 clientes entao estou cotando um 128kbps estou no aguardo do valor, ainda não sei se vou precisar de antena torre ou repetidor ainda nao me foi informado.
Por enquanto é isso,
Agradeço desde já.