Galera, o que acham da utilização do POE para mandar a energia para o AP??
da problemas?
interfere muito, o que me dizem as pessoas que utilizam ou ja utilizou, recomendam??
Obrigado
Galera, o que acham da utilização do POE para mandar a energia para o AP??
da problemas?
interfere muito, o que me dizem as pessoas que utilizam ou ja utilizou, recomendam??
Obrigado
Brunorns eu utilizo PoE e nunca tive nenhum problema de conexão.
É um sistema simples e ate mesmo voce pode fazer em casa...
O que se deve respeitar é a distancia e a amperagem da fonte. Se voce tem um radio que opera a 5V x1,5A (ex zinwell g120) voce tem que alterar alguns valores pois essa mesma tensão e corrente nao vao chegar la apos uns 15 metros de cabo. O radio ira reiniciar constantemente. Por isso muitos tem problemas com POE. Quanto a interferencia, é so nao jogar corrente alternada no cabo de rede, jamais ponha 110v e coloque a fonte la em cima da caixa junto com o radio.
Para 5v x 1.5A use uma fonte de 9V 2A a cada 100mts.
Em muitas situações, pontos de acesso e outros dispositivos de rede precisam ser instalados em telhados e outros locais de difícil acesso. Nesses casos, além do cabo de rede, é necessário fazer a instalação elétrica, o que aumenta os custos. O Power over Ethernet, ou PoE, é um padrão que permite transmitir energia elétrica usando o próprio cabo de rede, juntamente com os dados, o que soluciona o problema.
INVENÇÃO DE DEUS O POE
O poe é uma ótima solução, somente tomar cuidado com o tamanho do cabo por causa da corrente.
Pedro0278... agora vc me deixou com uma pulga atrás da orelha!!!
Não estou muito afim de usar POE pq o ponto de eletricidade fica perto (9 mts) da caixa hermética.
E em outra caixa hermética eu tenho 2 APs Ovislink + 1 filtro de linha + 1 cooler para exaustão.
O que vc quis dizer realmente com esse trecho?! Pode haver interferência da corrente elétrica com o cabo de dados??!!
edson22
Num cabo de rede, vc escolhe os fios marrons pr mandar energia, num lado vc poe o pluge de alimentacao do AP e no outro vc peo a fonte, pronto, vc mandou corrente filtrada pelo cabo, pois a fonte tem filtros que ja fizeram isso.
Se voce manda pelo cabo de rede 110v pelos fios marrons por exemplo, junto com a energia vai a oscilacao da corrente que no caso é 60 ou 50Hz, que induz os outros 6 fios dentro e gera ruido e um aumento de tensão.
Só para confirmar, POE somente com DC, tenho um AP em caixa hermetica no alto de um predio, o cabo deve ter 40m, colocando a fonte original caiu muito a Voltagem , a soluçao foi colocar uma fonte de 12V e proximo ao AP um regulador 7809, ficou 100%.
Amigo, relaxe... pode tirar o regulador da caixa, todos os aps tem um regulador dentro que regula a tensao...
Ex.: o Zinwell 120 que funciona com fonte de 5v. se voce por uma de ate 12 v ele ira funcionar sem queimar, na plaquinha dele tem um chip 7805 que faz a tensao cair pra 5v.
Mas quando for por a fonte é so respeitar os limites do regulador.
Ola Pedro, eu tinha um GI-Link que utilizava sem o regulador, e o mesmo esta sendo uzado só como HUB pois esta com a parte do radio danificado.
Dai para evitar a variaçao de energia optei pelo regulador ,até devido o custo que nao passa de R$1,00 mais o discipador que tenho de sobra aki.
Acho o ovislink um tanto sensivel tambem a variaçoes de voltagem.
Dai fica avaliar o custo beneficio do mesmo.
Que coincidencia... tenho um gi-link que o RF tambem nao funciona... so a parte do Hub...
Pedro esses APs que fazem uma espécie de owerclock por soft acabao tendo uma vida reduzida.
O meu funciona a parte de radio porem com um sinal extremamente baixo.
O maximo que consigo com ele é acessar de dentro de minha casa com o notebook, mesmo assim com sinal baixo.
Depois de ter queimado alguns radinhos desse nao deixo a potencia em + de 150mw.
acho que isso vale como dica para todos.
Por isso só uso esses aps em clientes, e com potência máxima de 63mw, se você aumentar muito a potência diminui a vida útil e causa problemas de ACK tb.
Quanto ao regulador de voltagem 7805 é para regular a voltagem em 5 volts, aps que funcionam com 9 volts usam o 7809 e 12 volts o 7812.
Última edição por Magal; 13-07-2008 às 21:37.
Amigos... eu ja comprovei na pratica que nao adianta botar aps em 400mW
Primeiro que esquenta
Segundo que nao quadruplica a potencia coisa nenhuma... verifiquei isso no netstumbler.
Pega um ap e afasta ele do netstumbler, pra cada dobro de potencia o grafico tem que subir a 25% do grafico e a triplo a 13%, o quadruplo a 7%, ou seja se a escala for de 0 a 100, se voce estiver a 100mw, e o grafico a 50% ele tem que ir a 75% em 400mW e isso nao ocorre... o ruido so aumenta.
O certo mesmo é respeitar o que o fabricante recomenda... se o Edimax é so 63mw, entao é isso e basta...
Bem eu sou da seguinte opiniao, nao adianta vc transmitir a 400mw se o outro lado responde em 63mw.
Esses radinhos tem 400mw só como faxada.
Acredito que a maioria dos cartoes mini-pci que prometem 600mw nao cheguem perto tambem.
Quanto atransmitir em 400mW e recebr em 63, ha uma diferenca... se voce tem um painel de 90º a 400mW ele espalha em 90º, ja um cara com um radio de 63mW e tem uma antena direcional de grade, ele so espalha a 12º entao o de 63mW vai mais longe, pois nao há desperdicio de sinal em um angulo maior.
400 / 90 = 4,4
63 / 12 = 5.25
Última edição por Pedro0278; 13-07-2008 às 22:32.
Pedro alem de levar em conta o angulo e irradiaçao temos que levar tambem o ganho da antena.
Enquanto uma setorial tem 14db uma direciional chega aos 24, grande problema é o ruido gerado pelos 400mw.
Matou a charada... o problema é o ruido... um cartao de 400mW gera no minimo 60mW de ruido... mas os cabeças duras nao sabem e tome cartao potente pra detonar nossas repetidoras e bases.
Aos amigos que queiram calcular fontes para por em PoE segue o link abaixo
Maila Networks - PoE