Então.. Ai que está o problema no meu ver, pois se vc pega várias pessoas baixando ao mesmo tempo, o controle de banda vai pro espaco e o link lota....
acho que entendi! Obrigado!
Vou fazer uns testes aqui!
Já tou instalando um linux numa maquina aqui!
Se der certo, em alguns dias coloco um HD SCSI aqui! 15000 RPM!!
Colegas na minha rede o esquema é atualmente:
Link + Link>Servidor mikrotik>swtich>AP
Estou querendo fazer um cache em um servidor linux. Tenho muito pouco conhecimento, só o que aprendi mexendo em um uma vez.
Depois como vou ter q deixar a seqüencia dos servidores?
Como vai ter q ser o esquema da minha rede depois?
Link 1 = 10.1.1.3
Link 2 = 192.168.254.1
Mikrotik = 192.168.2.254
Teria como me passar já as regras no jeito para leigos, o famoso Ctrl+C, Ctrl+V
Outra coisa, qual Linux usar?
Sempron 1100
2GB DDR2
250GB HD SATA2
Desde já desculpas e obrigado.
Última edição por NetoGO23; 27-07-2008 às 09:20.
Minha dúvida é a seguinte, no micro que vai fazer o cache são necessário duas placa de rede ou só uma (ip válido ous não)?
Muito bom seu post R.G, hoje particulamente estou tendo problemas com parent proxy, estou a 2 anos rodando normalmente mas justamente quando migrei da Versao 2.9.50 para a 3.11 o meu proxy começou a dar problema...
Simplesmente ele parou de acessar sites 443, https e etc, com isso orkut, msn, banco do brasil. todos esses pararam de acessar na minha rede.
O engraçado é que se tiro o Proxy no navegador funciona normalmente... no 3.11 nao tem a opção de transparent proxy... sera que eh isso? acho meio dificil... já nem sei mais o que eu faço;
Para teste rodei o proxy direto no mkt... e funcionou tudo novamente normal... mas eu nao curto o proxy do mkt...
Que zica eh essa que ele ta dando com parent proxy? Em muitos sites da erro de certificado digital...
Alguem jah passou por isso?
Agradeço desde antes ao Mr.RG pelo tuto muito bem explicado, mas ja vai aki algumas duvidas que pintou quando apliquei aqui na minha rede, Agora vamos as duvidas;
1° - No meu caso utilizo o modem em bridge e o mk em pppoe cliente pra discar pro modem, ja no seu tuto demostra a criação de um router pra o n° do ip do modem ou aparelho provedor de internet, quero saber se só funciona com a regra em router ou se funfa no meu caso que eh interface sem router direto pro modem?
2° - Quando vc aplica a regra no IP>FIREWALL>NAT pra redirecionamento pra porta do web-proxy, qual será o ip que devo colocar na parte de DST-address? li no tuto do alexandre que seria o ip da minha interface que se liga a o modem ou será outro?
3° - Quando vc colocou o scrip do Squid.conf vc colocou no inicio "Http_port 3128 transparent" e necessario colocar em transparent ja que no caso o mk sera utilizado de gateway e ele mesmo ja fara o proxy transparent?
agradeço muito pela tua iniciativa e eh de pessoas com tua boa vontade que fazem com que noobs (feito eu) fassam algum progresso na area de redes.
Funciona sim. Não vejo problema na teu caso, pois isto não fará diferença, já que você pode fazer uma regra antes do redirecionamento, impedindo que todo o acesso ao ip da interface de internet, que no teu caso não convém.
Note: dst-address=!192.168.1.4 isto não irá entrar na sua regra.
Não. Você pode deixar da maneira que lhe convir pois foi informado ao mikrotik o ip/porta do proxy-linux.
Realmente nao teve jeito, voltei para a versao 2.9.51 e tudo se normalizou, o Proxy da 3.11 nao deu certo, 2 dias de problemas...