Olá.
Vou postar aqui a experiência que estou tendo com o MK há um ano e meio e deixar as conclusões que cheguei após muito quebrar a cabeça e quase desistir de usá-lo.
Por mais de um ano o meu sistema passava por lentidão em horários não específicos (pings em torno de 3000ms), fiz tudo o que foi possível em questão a equipamento, troca de antenas, troca de RB´s, configurações colhidas aqui no fórum, ou seja, inúmeros testes e muito dinheiro.
O que acontecia e acredito que aconteça com a maioria das pessoas que não estão tendo uma boa "convivência" com MK é o fato de que ele nos dá inúmeras opções de controles wireless, ou seja, ele "faz" o que configuramos, correto? Portanto é impossível que uma rede com níveis de sinal altos (aqui não aceito usuários acima de -75) e ack tb alto seja uma rede rápida (pings baixos), e não é problema com o MK ou a RB, ele está trabalhando para o que foi configurado, ele não faz "milagre".
A solução aqui foi muito simples mas trabalhosa, configurei o MK simplismente para aceitar "usuários" com sinal perfeito, ack "aceitável", e lógico correria para corrigir os clientes que não se enquadravam. Infelizmente perdi alguns clientes pois em alguns lugares específicos não havia como ter um bom sinal e nesses casos o melhor é conversar e tentar alguma solução mesmo que seja indicando um concorrente, pois os outros pagam para obter qualidade.
Quero deixar claro que esse foi o meu caso, mas que acabou com todos os problemas da rede, hj tenho cerca de 150 usuários simultâneos em três RB´s e ping em torno de 3ms em qualquer momento, sem falar que o telefone quase não toca mais.
Espero ajudar aos tantos que estão passando por isso.
Obrigado.