Para fazer o cache em servidores externos, pode-se usar tanto a versão 2.9 quanto a versão 3 pois o que mudará nas configs de cache full são valores do DSCP (ToS) com uso do Zero Penality Hit (ZPH).
Para fazer o cache em servidores externos, pode-se usar tanto a versão 2.9 quanto a versão 3 pois o que mudará nas configs de cache full são valores do DSCP (ToS) com uso do Zero Penality Hit (ZPH).
Dêem uma olhada nestes materiais:
ZPH - TOS marking with TOS preservation documentation
Olá amigo...
Também tenho uma estrutura semelhante. Uso debian etch, squid 2.6 em paralelo ao um mikrotik 2.9.51, clientes de 128 a 256 kB e link de 1mb full. Atualmento seguro uns 34 clientes online e o link ta esgotado...
So pra comparar, vc consegue segurar quantos onlines com 1 mb???
Última edição por parlare; 04-10-2008 às 19:27.
Ola, Tambem tenho clientes em torno de 128k a maioria e alguns em 256k na contabilidade esta segurando em torno de 42 a 55 clientes online, p2p 128k para todos, e bloqueando o ares, se bloquear o ares acredito que dobre o numero de clientes, se usa é claro<! até seu link é dedicado?
pessoal tem como montar um scrip para quando o servidor squid cair.. desabilitar o nat que direciona proxy..
acho q tem como mas nem sei por onde começa...
Tem sim, veja neste post:
https://under-linux.org/forums/mikro...quid-caia.html
amigo fiz igual.. mas nao tive sucesso.. o nat nao desabilita quando cai.
o meu coloquei /ip firewall nat desable 4 que nocaso o 4 seria a aquarta regra..
testeu no pront e deu normal.
mas no scritp nao rola
Você tinha que ter lido o post do inicio ao fim. Da forma que está fazendo não iria conseguir sem antes pedir para o sistema dá um print. Aconselho a ler todo o post e principalmente a ultima pagina:
https://under-linux.org/forums/mikro...id-caia-3.html
Só mais uma coisa, caso ainda esteje usando o parent e port proxy, terá que fazer um script que desative-os.
Salve gde amigos!!!
Analisando aqui alguns posts, concordo com alguns e outros não.
Antes nunca tinha conseguido um cache tão bom quanto este meu, fiz vários modelos de cache, como:
- Squid + Web Proxy + Nat
- Squid + ZPH
- Squid + Router + Nat
- Squid + Ip Proxy + Nat
- Squid + Cache full regras no mk
e por último que estou usando o Squid 3 com acelerador de hosts, simples e fácil de configurar.
O meu server esta a mais de 1 mês desde os últimos testes e alterações que fiz e esta funcionando 100%, navegação excelente, 2 megas com até 200 clientes online, 350 clientes cadastrados a 128 e 256 K, uma maravilha de cache.
Ainda esta semana estarei postando as configurações do meu cache, como postando o layout da rede.
Está usando parent e port proxy ou mangle+iproute ?
Ola parcero, qual a conf. da sua maquina de Cache??? se ta fazendo cache full tbm?
Amigo imriga... so uma duvida se ta usando o squid3,, quando a gente instala ele ele sobrepoe o squid antigo?? pq aki dei o comando apt-get remove squid... e apt-get install squid3
so q quando vi ele dexa ainda a pasta antiga do squid e os arquivos..
minha duvida é saber se quando rodar vai rodar o squid3...