Pessoal,
Estou pensando em instalar em um grande hotel da minha cidade uma rede sem fio com switch wireless gerenciável e rádios sincronizados (todos com o mesmo SSID e roaming ativo). Com o roaming ativo funcionará igual à torres de celular, em que vc passa de uma localidade para outra sem perda de sinal. Com isso facilitaria bastante o problema de interferência entre os rádios. Os equipamentos que estou pensando em colocar são:
Switch 3Com - X- Switch Gigabit Wireless 24 Portas 3Com® com PoE Integrado 3CRUS2475 - Recursos e Benefícios
Rádios 3Com - X- 3Com® Wireless 7760 11a/b/g PoE Access Point 3CRWE776075 - Recursos e Benefícios
Só tem um problema, que é o maior de todos: o valor deles!!! O switch custa em torno de quase 4.000,00 dólares e os rádios na faixa de 350,00 dólares cada um.
Alguém conhece outra solução que custe menos? Alguém já utilizou redes wireless assim? Se já usou, vale esse investimento todo ou coloco AP's normais mesmos (Edimax, Ovislink, Kodama, etc.)?
Serão ao todo uns 15 rádios. Devido a isso pensei nessa solução, já que 15 rádios distribuídos em um prédio de 7 andares, com certeza geraria uma interferência muito grande.