Bom dia amigos.
Bem estou com um problema fora do normal. (havia colocado um topico porem o mesmo não obteve resposta)
Utilizamos nossa rede centralizada em servidor BSD onde os clientes fazem a autenticação via MAC X IP nisso minha rede esta toda em WDS para o repasse de MAC direto no servidor e em alguns pontos tenho o sistema Roteado utilizando Radius autenticando em um servidor BSD tambem.
O Problema é que utilizo tudo em Bridge (RSTP), e de um tempo para ka. Alguns pontos que fazem repetição de RB ou seja A-RB333 ---CABO de REDE--- B-RB333 começaram a perde pacote entre os cabos de rede de interface para interface isso mesmo entre cabos de rede a maioria dos cabos tem 2 a 3 metros pois ambos estão na mesma torre. Trocamos fonte de energia, cabos de rede, Routerboard, cartões, tomadas ou seja tudo no pop foi trocado até os IPs e MACs das RBs mesmo assim o problema persistiu até que um dia eu resolvi trocar de RSTP para STP somente nas pontas com esta perda de pacote que parecia ser coordenada ou seja funcionava 50 pings e perdia 6. Quando feito a troca de protocol o sistema voltou ao normal por muito tempo então constatei que o problema era que devido ao crescimento da minha rede em Bridge poderia estar havendo muitas colisões e erros. Porem nesta semana voltou a apresentar o mesmo problema com uma intensidade menor (500 pings certos e 6 perdidos).
- MTK 3.13
- Não reinicia UP das RBs tem até 60 dias funcionando
- No log não tem nenhum erro ou alerta
Eu já estou passando toda a minha rede para Roteamento e criando braços distintos com um roteador inteligente evitando assim o broadcast. Mais como isso é demorado gostaria de saber se existe algum conflito ou problema com este protocolo e se tem algo que possa ser feito para corrigir este erro?