Postado originalmente por
irado
ROTFL - pelo visto essa história vai longe.
bem, eu vou tentar ajudar vc até o limite da minha incompetencia, não espere muito
trédi - corruptela de "thread", ou seja, esta longa sucessão (cadeia) de posts (aqui chamados de "topico"). Vc postou numa sucessão de posts que (eventualmente) tratavam marginalmente do seu assunto, teria sido melhor abrir um tópico novo aqui no under.
"Eu não sei onde fica o empacotador do bfw!"
bem.. por "empacotador" eu me referia ao fabricante ou revendedor/instalador disso aí (suponho não tenha sido vc); então, quem vende/instala é (ou deveria) ser responsável pelo produto. Então, a pergunta é: vc tentou contato com o fabricante/vendedor/instalador disso aí, que tenha feito o serviço pra vc?
se tem certeza de que ele é o gw da rede, tudo bem, é a primeira máquina. Então vamos lá:
vc tem senha de root nessa máquina? se tem, ponha um monitor/teclado lá e acesse o prompt do console:
# <-- isso aqui é PARTE do prompt de console do root. Podem existir montes de informações, nomes, hora/região, mas TERMINA com '#', tendeu?
estando então no console, o resto são comandos (aqueles que te passei):
top - mostra um monte de informações, nas primeiras linhas; veja o da minha máquina:
top - 13:26:37 up 1 day, 5:52, 4 users, load average: 1.97, 1.04, 0.84
Tasks: 117 total, 2 running, 115 sleeping, 0 stopped, 0 zombie
Cpu(s): 35.3%us, 6.3%sy, 4.0%ni, 53.8%id, 0.7%wa, 0.0%hi, 0.0%si, 0.0%st
Mem: 255532k total, 182420k used, 73112k free, 1664k buffers
Swap: 497972k total, 231532k used, 266440k free, 62208k cached
as informações importantes são as do load average (sempre menor que 2), não podem haver "zombies" (0 zombies) e, tanto quanto possivel, não deve usar swap (a minha está usando mas com 256k, fazer o q?)
depois, abaixo da linha que diz:
PID USER PR NI VIRT RES SHR S %CPU %MEM TIME+ COMMAND
vc vai ver os processos que estão usando MUITA memoria e/ou MUITA cpu (na linha vc logo vê do que estou falando)
pra parar o squid - primeiro verifique se o teu pessoal não vai ficar bloqueado - ache o processo:
[root@irado:~#]: netstat -nlpt
encontre a linha que indica o squid:
tcp 0 0 127.0.0.1:3128 0.0.0.0:* OUÇA 4654/(squid)
veja bem: como estou usando a MINHA máquina, os dados podem diferir, espero que esteja acompanhando.
vamos "matar" o processo do squid:
#killall -15 4654 (o pid que vc encontrou ali em cima)
o -15 é um modo "educado" de "matar" um processo, como usar veneno na veia - dá tempo dele fechar os arguivos, encerrar seus negócios, transferir dinheiro pros parentes, sabe como é?
se o squid se rebelar e não "morrer" (veja com o netstat de novo), use -9 na linha de comando; é um modo menos.. elegante (eu ia dizer estúpido, mas sou educadinho também).. mais ou menos como uma calibre doze encostada no céu da boca. É irremediável e inapelável.
bem, aí vem o squid -z (etc, etc).
tá bão? mais claro que isso acho que só o magnum faria.
divirta-se.