Postado originalmente por
xXNeoXx
Bom pessoal, finalmente depois de uns 6 meses de sofrimento, subindo e descendo em torres, finalmente consegui fechar um link de 10 km, da minha cidade para um distrito, completamente sem visada, não temos gps aqui para alinhamento, então foi mesmo pelo google earth e olhometro, e ficou show de bola, com taxas de 12MB. Para quem está pretendendo fechar um link como esse, segue umas dicas e experiências adquiridas:
Nunca use para fechar um link longo o equipamento kodama 900 com antenas aquários, não consegui de jeito nenhum, essas antenas aquários de 900 mhz então, nem se fala, são horríveis.
Recomendo usar as antenas hyperlink 900 mhz grade 15 dbi, essas foram decisivas para o fechamento do enlace, foi só colocar no lugar das antenas yagi aquarios, que muito mal conseguia pegar um sinal a -93dbm, que fechou com -83/-86, respectivamente rx/tx, e isso pq estou sem gps para alinhar, acho até q se conseguir aumentar a minha torre no distrito vou pegar um sinal perto de -78/-80 agora vou lapidada para ver se consigo mais do link.
outra coisa, esse negócio do pessoal falar que com cartões de 900 mhz ubiquiti não é preciso configurar o tx power, é errado, no meu caso foi preciso, coloquei em 28 dbm, lembrando que para obter os 700 mw, o certo seria, 28.5, mas não dá pra colocar isso no mk.
bom quanto as configurações, segui um desses tutoriais encontrados na net, bridge transparente com mk usando wds, usei o wds dinamico, mas pode-se usar estático que dá na mesma.
Quem quiser trocar experiências, entrar em contato pelo msn
[email protected]
Meus Equipamentos
2 antenas Hyperlink 900 mhz de grade 15 dbi
2 routerboard 433AH
2 Cartões ubiquiti XR5 700 mw 900 mhz