Olá Pessoal,
Tenho um provedor pequeno em minha cidade com cerca de 15 clientes.
Comprei esse produto: http://www.solucoesasp.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=t1_ex_prod&codprd=20324&cd=gjoZdY9@CUbgc&cat=ighYdd9!}Vkl&cats1=jknhcc0:[Tkl&cdgc=hekfch70}Xk&sid=mrujtupnaocf07s97qcjqcf9m1-1232370892
O problema
Estou com um problema sério em minha rede, pois só conseguem usar os clientes que tem sinal 100% perfeito. Tem gente que tá com o sinal 99% e nao navega de jeito nenhum, não veem nem a página de login do hotspot. Se o sinal estiver menor que 95% nem conectar na rede eles conseguem. Só pessoas com sianl 100% conseguem pegar o IP por dhcp.
Informações Básicas
> RB133
> Antena omini de 15DBi
> Torre de 17m
> Uso PoE em um cabo de rede de 35metros. Minha fonte é de 16V 3A. Com certeza lá em cima chegam mais que 14V. ( EU tinha uma fonte de 24V, 1A, É pior do que essa de 16V);
> Meu cliente mais longe está a cerca de 1,5km.
> Uso aterramento, é claro.
> nobreak, filtro de linha, e tudo que um sistema eletrico bem prohjetado tem direito.
OBS: A cerca de 50 m da minha torre, já existe uma "torre" de internet sem fio. Boatos disem que o maldito usa um amplificador de 1w e o ap dele tá na potencia máxima.
Coisas que já tentei fazer para melhorar o Software:
> Uso mikrotik para gerenciar minha rede.
> Uso o modo B. (quando uso G ou B/G fica pior e também todo mundo diz que só B é melhor para provedores wifi)
> CCQ fica variando, mas geralemente acima de 90%.
> Ack fica geralmente baixo. Eu possuo um script que expulsa a cada 10 minutos um cliente que esteja com o ack maior que 100us e quando ele volta, ele volta com ack baixo. (O ack Está setado como dinamico, mas, mesmo quando eu boto fixo em 30, 40, 60... etc o problema ainda continua)
> O nível de ruido (noise floor) fica variando entre -80(ruim) até -86 (menos ruim). (Como minha miniPCItem chipset atheros, eu uso o Adaptive Noise Imunity em "Ap and CLient mode". Mas, mesmo quando eu desabilito a opção, o problema continua.)
> Eu uso o canal menos poluido (canal 10) e meu visinho usa o canal 1. (Já tentei outros canais... o problema continua)
> Frequence mode: manual tx power e Meu tx power está setado como default (17db) (Minha fonte é de 3A, teoricamente se eu colocar meu txpower para um valor maior aindafuncionará... quando eu boto 23 a rede ainda fica "normal", com pings baixos, mas o problema ainda continua)
> Data rates default. (Já tentei setar para apenas 11mbps, a rede fica do mesmo jeito.. já tentei também com outras combinações, e nao deu certo)
> Preamble mode: Long (Eu já coloquei todas as opções, tanto short quanto both, mas como aqui no forum disseram que o Long era melhor, deixei long. Enfim, independente dessa opção, o problema ainda continua.)
> Noise Floor Threhold: 55 (EMbora eu nao saiba exatamente o que acontece quando eu coloque isso, acabei colocando em 55 poruqe a maioria dos forum mandaram eu colocar. De qualquer forma, mesmo quando coloco no padrão, o problema continua)
> Eu deixo o Default Altenticade DESMARCADO, mas eu sempre coloco os cliente na Acess List. (Antes, eu deixava marcado e nao usava a acess list.. o problema ainda existia. Deixei assim para que nenhum gaiato a 15 km vá ficar tentando entrar na rede e prejudicar os outros que estão perto)
Coisas que já tentei fazer para melhorar o hardwdare:
Bem, eu já pesquisei muito em foruns e já fiz tudo que me indicaram, ainda nao resolvi o problema.
Aterrei, mudei a fonte, limpei a minipci com borrachinha, limpei o slot, mudei o slot, Verifiquei os pigtails 100 vezes, estão perfeitos. Minha antena está perfeitamente vertical. Já resetei várias vezes o mikrotik, já tentei zilhoes de configurações, e ainda estou com o problema.
Sobre dois clientes especiais que não consegue usar:
Cliente 1:
Distancia: ~45m (Com visada direta) (Cano de 1,5m em cima da casa)
ELe tá com o sinal variando entre 99% e 98%. Possui uma antena USB da Aquarios. (aquela redondinha). Nem ver a página de login ele consegue. Nao consegue pegar o IP por DHCP. Usa notebook. (vendo o sinal dele pelo MK fica entre -79 e -84)
Cliente 2:
Distancia: ~1km (Com visada quase direta) (Cano de 6m em cima do muro)
Ele tá com o sinal variando de 85% a 90%. Até que as vezes ele consegue usar, mas tem muitas perdas no ping acho que se eu mudar a antena de lugar ele fica com 100% de sinal perfeito, logo, ele conseguirá entrar na rede. Mas, o problema é: Com o sinal 90%, ele já nao deveria está navegando nao? Pois bem, o problema está nisso.. eu só consigo colocar na rede os clientes com o sinal 100% perfeito, se variar para 99% já nao pega mais. (vendo o sinal dele pelo MK fica entre -78 e -82)
Pois bem, nao sei o que fazer mais.
Existiria nesse mundo uma alma bondosa que queria compartilhar comigo sua sabedoria e me ajudar a resolver o problema?