Pessoal.
Sei que muita gente bate nessa tecla, mas não me canso de pedir: por favor, baixem as potências.
Mas porquê um rádio que diz jogar 600 mW jogaria esse sinal com ruído, já que está na especificação dele? O problema é que muitos fabricantes usam componentes eletrônicos mal-dimensionados pra baratear os custos, o que resulta em um hardware que realmente joga 600 mW de sinal, mas sem garantia de qualidade. Além do seu próprio sinal ficar ruim, outros provedores na redondeza também serão prejudicados. Se somente você fosse prejudicado com potência alta, eu não estaria aqui escrevendo isso agora.
Além do mais, temos umas regrinhas da Anatel pra seguir. Pra quem não sabe, a potência máxima de EIRP que pode ser emitido em 2,4 GHz pra aplicações ponto-multiponto (traduzindo, o máximo de potência que sua setorial ou omni pode emitir) é de 4 W, ou seja, 36 dBm.
Como calcular o EIRP? Exemplo: seu rádio tem 18 dBm de potência e está conectado em uma omni de 12 dBi de ganho. A EIRP desse sistema é de 30 dBm (1 W). Basta somar a saída do rádio com o ganho da antena. E outra, não adianta aumentar o sinal do rádio pra compensar a perda do cabo, a Anatel faz as contas sem considerar perdas. No caso dessa omni de 12 dBi, o máximo que você poderia colocar no cartão são 24 dBm, mas dependendo do seu cartão, vai ser muito ruído.
Como eu faço aqui: uso setoriais Hyperlink de 17 dBi de ganho. Com essa antena, poderia colocar 19 dBm no rádio. O problema é que a maioria dos meus mini-PCI são os EnGenius 8602, que não são muito bons. Com eles, o melhor resultado que obtive foi usando 16 dBm (ou 40 mW), que somando com a antena dá 33 dBm (2 W, dentro do limite da Anatel). Veja só, se o EnGenius promete 600 mW (mesmo com ruído), ele tem capacidade de jogar 40 mW de sinal limpo. Além disso, você não terá problemas de alimentação do seu sistema, seja ele PC-AP ou RouterBOARD.
Porém, estou tendo problemas em um dos POPs, sabe por que? Porque um carinha decidiu instalar uma omni no mesmo prédio onde tenho umas setoriais e ficou praticamente impossível trabalhar ali. Pra terem uma idéia, um site survey no rádio que fica em minha casa e está apontado pra esse prédio lista o rádio desse cara com sinal muito maior que o meu, sendo que uso setorial de 17 dBi da Hyperlink e ele usa uma omni de no máximo uns 15 dBi. Não era pra ser ao contrário? Mesmo assim não adiantaria aumentar meu sinal, só iria aumentar o ruído.
Estou colocando também um screenshot do meu POP mais lotado. São 50 clientes cadastrados, mas no momento, tenho 44 conectados. Esse POP é uma RB333 com mini-PCI EnGenius 8602 e uma setorial Hyperlink de 17 dBi. A mini-PCI está com 16 dBm de potência funcionando beleza. Tem também um ping pra um dos clientes dessa base. Pra um EnGenius com 44 clientes conectados, o ping está muito bom.
Então, por favor, peço novamente: regulem suas potências e espalhem essa idéia. Todos serão felizes assim. Estou tendo muitos problemas por causa de uns gatonets achando que o radinho Edimax com firmware WAPPro de 600 mW é "o cara".