Pra reforçar essa minha afirmação, vou comparar dois extremos: Ubiquiti XR5 e EnGenius 8602 EMP Plus-S.
Um é considerado o rádio de ouro por todos, o outro, como muitos dizem, é uma bostinha.
Os dois usam o mesmo chipset Atheros da família AR5006X, o AR5413.
Os dois têm a mesma potência máxima de 630 mW (28 dBm).
Bem... mesmo chipset, mesma potência... não era pros dois serem iguais? Mas por que vocês acham que o XR5 não sai por menos de R$ 380,00 enquanto eu posso comprar o EnGenius de R$ 150,00 sem pechinchar? É aí que entra a questão dos componentes mal-dimensionados.
Com essa comparação, fica claro que o EnGenius economiza em componentes pra fazer um produto bem mais barato, enquanto a Ubiquiti capricha nos seus cartões da série XR, tanto que os cartões XR2 e XR5 são mais gordinhos e o XR2 tem até um cabo próprio pra aterramento.
Agora podemos ver que não só o chipset importa, os outros componentes do cartão são tão ou até mais importantes que o chipset. Tá aí a prova. Portanto, não adianta comprar radinho barato de 400 mW ou cartãozinho meia-boca de 630 mW porque você não vai conseguir usar essa potência toda nem se quisesse. O barato vai sair caro.