Olá galera do Under, preciso urgentemente mudar a estrutura do meu provedor, pois, já ando de kbeça quente de tanta interferência e ter que ta mexendo em Ap, procurando canal, trocando de antenas e equipamentos, verificando cabos, clientes ligando o tempo todo e etc... Quem já passou por isso sabe como eh né? Tenho um pequeno provedor aki na região, hj com 78 clientes e com expectativas de dobrar ou triplicar esse número + a coisa anda meio braba por aki e é por isso que to aki pedindo a ajuda dos colegas + experientes. Minha estrutura hj é a seguinte: tenho um enlace de 3,5Km com 2 APs Senão em 2.4 com direcionais de 25 Dbi e um AP Samsung SWL3300 com uma omni megalink 15Dbi onde penduro os clientes que o máximo simultâneo e quando chega é de 40 ou até 50 e não passa disto, com MK-PC segurando o tranco. Nos primeiros 3 meses
Funcionava tudo redondinho link 100% ping sempre bom e os clientes alegres e sorridentes pois aki nunca teve banda larga estavam acostumados com o discadão mesmo rsrss, + aí foi quando chegou um filho de uma mãe de um concorrente e lenvatou uma Omni e ainda aquário de 15 Dbi a + ou -150 metros da minha torre iai começou a dor de kbeça, pois o fila da mãe jura de pé junto ki não usa amplificador sendo ki ja loguei no ap dele via SSH e vi a potência em 63mw típico de quem utiliza amplificador e ainda Ap-router wr254 e não tem condições de um equipamento desse e com essa configuração cobrir uma área bem + ampla que o meu e em alguns locais com sinal 40% + forte
e pra acabar de completar agora colocou + uma Omni a 30 metros da minha, entrei em contato com pessoal da Anatel + ninguém deu as caras, infelizmente tive que colocar amplificador de 1Watt deu uma melhorada + ainda ta mau, tive que gastar muito pra tentar resolver o problema + nada ainda, a melhor solução que encontrei (e cara tamb) é utilizar no PTP 2 Nanostation 5.8 e 4 Hyperlink de 90º horizontal no Ap Sansumg usando o amplificador ki ja tenho (como parece que a Dª Ana não lembra que a região aki existe) com o divisor de potência de 4 saídas para as antenas ou somente uma PLUTON PTX-32 que tamb opera na Horizontal e iria me livrar do amplificador inclusive ia dar pro concorrente porq do jeito que ele é burro ia colocar na segunda Omni dele. Enfim, a dúvida cruel ki pipoca em minha kbeça é qual das opções de antenas resolveria melhor o problema pois só posso investir dessa vez e tenho q acertar no investimento por isso peço encarecidamente a ajuda dos colegas aki do fórum, como a região aqui ta esquecida e ta valendo de tudo, por enquanto eu poderia mudar a região de canais dos Aps para MKK e utilizar o canal 14 já fiz um teste e ficou show de bola sem perca alguma nem interferência + algumas placas em alguns clientes ñ suportam esses canais 90% dos clientes tem Pci ralink e o windows da opção de mudar para canais de 1 à 11 ou 1 à 14 (banda B) os outros eu poderia trocar para ralink tamb sem contar que o cidadão não iria nem enxergar meu SSID gostaria que os colegas compartilhassem suas idéias para ajudarem a salvar minha rede!
Grato uma abraço a todos!