Postado originalmente por
danieluramg
Boas galera, to com um probleminha aqui, montei um servidor Linux com o Kurumin somente para limitar a banda da internet que distribuo, não intendo bem de Linux to aprendendo agora na marra!
Esta com Squid fazendo cache, controle de banda col delay pools, servidor DHCP e proxy transparente, todos os IPs são limitados a +- 600k, apenas 5 sem limite, que uso IP fixo em minhas maquinas, todos os gerados pelo DHCP são limitados, ate ai tudo funciona bem, porem o Squid está limitando a banda dos usuarios ate para acessar arquivos que já estão em Cahce, por ex, um usuario acaba de fazer atualização do AVG, e outro usuario tambem limitado vai fazer a mesma atualização, o Squid fica "empacando" o down sendo que não é necessario baixa-la novamente, sendo que já está armazenado em cahce, se faço da minha maquina com o IP fixo que está liberado o acesso é imediato.
Resumindo, preciso que o controle de banda seja feito apenas para downloads feitos, se já estão armazenados em cache não precisa ter limite!
Até criei umas ACLs pra não ter limite de navegação, so que parece que não esta funcionando o acesso a sites tambem está limitado..
PS.: Pesquisando bastante antes de postar aqui achei uma possivel solução, meu problema mencinado vi que é o que chamam de "Cache full" que a solução é o ZPH, ahcei até um tutorial de como instalar esse ZPH no Squid 2.5 Stable 7, so que o meu squid é 2.6 Stables, será que funciona??
E outro problema é que meu Squid já está instalado e rodando bem, e neste tutorial ele implanta o Pach na instalação do Squid!
Gostaria de uma solução o mais prático possível!
Qualquer ajuda é bem vinda, desculpem pela pergunta meio idiota, pra maioria aqui isso é mel na chupeta!