Postado originalmente por
bjaraujo
Atropelei um pouco a leitura mas vamos, lá.
- Primeiro contato
Tentei usar o Caldera, acho que em 2000 ou 2001, mas o bixinm não se batia com minha sis630 on-board mas como sou teimoso[...] há 4 ou 5 anos uso linux em desktop e servidor.
- Linux está pronto pra Desktop:
Acho importante diferenciar usuário de administrador ou técnico; a responsabilidade de instalar o SO, os programas e as configurações incluindo redes é destes, aquele usufrui.
Hoje é assim: boa parte dos usuário copia, cola, bate papo, troca slides, acessa youtube e orkut; ah baixa musica, filme e reclama que a net tá lenta. Esse uso pode ser feito no Linux.
- Como apresentar Linux:
Sou suspeito pois tinha (estou mudando) grande dificuldade em ensinar. Linux deve ser apresentado com simplicidade. Acho que a melhor forma é a demonstração.
Mostre onde fica o "novo" menu iniciar (para gnome), a "Internet" (Firefox, Opera), o mensageiro, o "Word" (OOo) etc; abuse do mouse. Baixe um arquivo e mostre a ele onde o arquivo foi parar; algo como: vc clica aqui, depois abre essa pasta aqui e... tcharannn!!! Use termos conhecidos.
O usuário não precisa saber de sistema de arquivos, estrutura de diretório, fisolofia (a palavra pode assustar) e outros detalhes dos bastidores. No máximo explique ao usuário como usar o synaptics, e mostre a ele que ele não precisa procurar pelo programa por aí e não há risco(é muito baixo) de baixar um vírus achando que é programa; tudo isso a pouco cliques de mouse.
- Breve relato
Outro fui à uma cliente e ela me perguntou sobre Linux e observei que: Apesar dela não usar no trabalho nota que num setor da empresa ele é usado e teve algum interesse; apesar que não querer usar em casa, jogos do irmão novinho, não via dificuldades no Linux, quando "fuçava" nesse setor.
Acho que o usuário não está pronto para uma pequena mudança, é muito acomodado, enquanto não se sentir incomodado e perceber o Linux como um "lugar" de conforto.
Não somos muito diferentes: outro dia (+ de 2 anos) instalei o Free BSD aqui (não lembro qual foi) e penei para formatar a partição pois a ferramenta é muito diferente da de costume. Blz, cheguei na linha de comando e não sabia para onde ir, hehehe; até hoje não experimentei outro, que sabe depois desse post.