Postado originalmente por
tibehrius
Olá a todos! Será q vou encontrar aqui uma boa alma que possa me ajudar? Rss...
Brincadeira a parte, vamos ao que interessa...estou na seguinte situação:=
Tenho uma lan onde administro 18 maquinas ligadas em um switch 3com 24p, onde está ligado meu modem D-Lixo 500B, com um link de 4 MB da teleCômica. Como esse negócio de "Lan House" não está + virando muita coisa devido a grande concorrência (burra), que cobra R$1 a hora, decidi montar um provedor(zim), e distribuir a net no bairro. Caí matando na net procurando como fazer...achei interessante a idéia do Mikrotik, e então pesquisei ainda mais sobre como instalá-lo, configurá-lo, e etc...já instalei o Mikrotik v3.22 em um PIII 1.2 c/ 256 de RAM e um HD de 20GB (não sei se é exagero, mas dizem que posso usar o espaço p/ armazenar páginas em cache, o que seria beem interessante), consegui configurá-lo p/ discar PPPoE, criei um profile de controle de banda, tudo certim (pelo menos eu acho)...a principal duvida (até agora) é a seguinte: comprei um Ap Zinwell G220 (que vai chegar na terça), e gostaria de saber como eu ligo isso tudo agora... :-/...então,
Recaptulando...
- LAN HOUSE c/ 18 máquinas
- Switch 3com 24p
- Modem D-Link 500B
- Mikrotik c/ 2 placas de rede Ethernet
- AP Zinwell G220
Bem, eu acho que seria + ou - isso:
Modem ligado na ether1 (entrada) do Mikrotik, e Switch ligado na ether2 (saída), onde o AP e as máquinas da LAN seriam ligados(as) no switch...está correto?? Se sim, como ficariam as configs das maquinas da LAN (inclusive o servidor da lan, onde uso o VSCyber)...entrariam nas regras do Mikrotik??
Bom pessoal, desculpem aê o livro, mas é que eu queria explicar o máximo possível p/ q vcs pudessem entender...
Quem puder me ajudar c/ isso, eu ficarei mto grato...de verdade...vlw a todos, e um grande abraço!!