Noto que sempre mencionam PPPoE para obter-se segurança. Não é bem assim.
Leiam o material do link abaixo para entenderem melhor esta questão de segurança.
http://mum.mikrotik.com/presentation...ranca_Maia.pdf
Hotspot
PPPoE
PPtP ou L2TP
Não uso nenhuma autenticação, porém uso IP x MAC
Não uso nada
Noto que sempre mencionam PPPoE para obter-se segurança. Não é bem assim.
Leiam o material do link abaixo para entenderem melhor esta questão de segurança.
http://mum.mikrotik.com/presentation...ranca_Maia.pdf
é... ai tem que ser "ninja" mesmo... e ainda ter grana pra comprar equipamento caro, bem caro...
Se você tem WPA2/AES com uma chave individual uns 50 caracteres, combinando caracteres especiais, quero ver quebrar... e lanço o desafio: se alguém quebrar que documente aqui que faço questão de arrumar um prêmio para esse cidadão "ninja".
Deixa de preguiça David e vai configurar WPA2/AES na sua rede...hahahahaha
Pessoal não existe rede 100% segura, mais hostspot é pra rede pequena,.. hoteis lanchonetes shopings, pppoe é mais proficional (na minha opinião) mais estavel com codigos de erros. Não digo que é seguro e sim que É mais seguro que hotspot .
Mais facil de dar suporte é só conhecer os codigos de erros do windows... sem contar que é mais facil derrubar ou navegar de graça em uma rede com hotspot do que com pppoe, conheço varias formas de fazer uma rede parar literalmente e tenho certeza que muita gente aqui sabe, fora bugs em equipamentos que pode ser explorados.
Só estou citando que existe varias formas, só peço pra que essas postagens não leve a informações sobre... o que e como fazer. e que ninguem me pergunte pelo messenger, pois vou ignorar perguntas sobre isso.
Abraços
Última edição por RobertoLima; 24-07-2009 às 14:07.
uso na minha rede o seguinte controle para autenticação: radius+hotspot+mac+ip+wpa2/aes com chave de 16 caracteres combinando numeros e letras.
Você pediu para votar apenas, mas não resisti: decidi comentar.
PPPoE é imbatível como autenticação. Tantos nos grandes provedores e operadoras quantos nos pequenos. Aliado a um servidor Radius então sem comentário. Sempre fiz propaganda pelo PPPoE e vou continuar a fazer. Só é problemático em redes mal configuradas, mal projetadas e mal administradas.
Freeradius (MAC vs IP vs Login vs Senha) & Hotpost
Já pensou num cookie com javascript?
Veja, neste caso apenas fiz para salvar o login e senha, não conectar automático, mas dá para fazer.
http://img219.imageshack.us/img219/7839/pngo.png
Uso MK-AUTH + Hotspot + MAC x IP e tb uso DHCP n tive dor de cabeça ate hoje graçias....
Última edição por djacesso; 27-07-2009 às 21:08.
Trabalhava com IPxMAC, hoje estou migrando a rede para PPPoE pois tivemos vários problemas de clientes mudando ip e mesmo com arp fechada causava conflitos na rede.
Hoje com 40% da rede migrada para pppoe já reduzimos muitas manutenções externas, geralmente o problema se resolve pelo telefone mesmo, as vezes é placa desativada ou nome de usuario e senha incorreto.
Uma rede bem estável com um servidor PPPoE autenticando no radius bem configurado, não existe nada melhor.
Na minha opinião, hotspot é meio fraco, mas o PPPoE com certeza é imbatível
Ainda tenho metade de uma rede funcionando em IPxMAC, quanto a cliente mudando ip basta usar AP Cliente roteado.
Mesmo migrando para pppoe, ainda e necessario acabar com um problema chamado USB e PCI, imagine um cliente montando uma maquina virtual com mikrotik em pppoe server, adeus a sua segurança.
Isso amigo, o cliente pode capturar as conexões para "zuar" a rede. Para entender melhor leia o PDF anexo pelo Sérgio neste tópico ele explica bem o que estou falando.
Muitos provedores se protegem contra ataques externos sendo que o inimigo pode estar na sua lista de clientes. ^^
Mais isso é facil de resolver.. Nas torres você cria bridge e usa o filtro. exemplo bloqueia conexões vindos de wlan para wlan , tipo wlan XX só pode ter destino ether1. e conexões só podem ter como destino (MAC DO SEU SERVIDOR) ai dá um drop all em firewall filter e só passará pppoe .
entendeu a lógica?