Postado originalmente por
j34nsch
Amigo vou descrever como faço aqui no provedor, tenho 7000 clientes com 8 torres, aqui utilizo tudo com rota, por exemplo na torre 1 tenho 4 painel, na interface 1 coloco o ip 10.1.1.0/24, na 2 10.1.2.0/24, na 3 10.0.3.0/24 na 4 10.1.4.0/24, na torre 2 coloca o ip na interface 1 10.2.1.0/24 e assim vai, é um meio que achei para organizar os meus ip e só de bater o olho ja sei da onde esta vindo, pois sempre coloco 10.[nº da torre].[nº da interface].[ip], nos enlace utilizo ip 10.0.0.0/30 até 10.0.255.255/30, ou seja tem range sobrando nunca vou usar tudo, é uma maneira que eu organizo as coisas aqui.
Para controle faço regra de firewall para os clientes não comunicar entre si, utilizo radio autenticando na wireless wap2 para cada cliente autenticando no meu sistema financeiro (
Under-Linux.Org O Portal do Administador de Sistemas) e controle de banda na interface de 3 vezes a velocidade contratada, por exemplo se o cliente tem 200k eu coloco 600k e dhcp para os clientes.
No central ativa o hotspot para fazer controle de user e senha e com a velocidade do cliente correta, nesse mesmo central ligo o cachê em paralelo e faço cachefull ( utilizo o thundercache), ai fica a velocidade do cliente e quando estoura o cachefull o cliente recebe 3 vezes mais rápido, boa velocidade sem estourar os aps, a questão dos ips validos eu fixo no dhcp para o cliente receber sempre o mesmo ip, e no hotspot coloco para fornecer um ip valido para o cliente
Para bloqueio eu coloco aviso para o cliente quando se conecta 7 dias antes do corte, que é 10 dias depois do vencimento da parcela, e depois de 20 dias do corte nem na wireless ele não consegue se conectar
Amigo essa é a solução que utilizo aqui, é fácil de trabalhar e não dá dor de cabeça
Espero ter ajudado, qualquer duvida estamos ai
T+