BOA NOITE A TODOS
Fui contactado por uma prefeitura que vai disponibilizar internet e voip para a populacao, a verba ja foi aprovada, os postes de toda a cidade foram disponibilizados e a energia a concessionaria tb liberou e ja querem o inicio do projeto.
Ps: o porque da opcao por cabeamento
- QUEREM CABEADO POIS TODA MAQUINA JA VEM COM PLACA DE REDE E QUEREM ABAIXAR AO MAXIMO O CUSTO PARA O USUARIO E A MAO DE OBRA PARA INSTALACAO DOS CABOS A PREFEITURA TAMBEM TEM.
Estrutura Pretendida (proposta por mim):
Servidor Squid com ThunderCache
=========================
1 - Dell Power Edge 2900 c/2 processadores Intel Xeon Quad Core 5300 3.0ghz e 32 gb de Memoria, c/8 discos de 1TB sata II 7200K em Raid 5 com uma placa raid intel RS2BL080 (optei por este servidor pela redundancia quase total).
Servidor Mikrotik para Autenticacao e Controle de Banda e Bloqueios de Pragas
==========================================================
4 - Dell Power Edge R300 com Processador core 2 duo e 2gb de memoria cada com hd de 500gb (Montados em um Rack) <2.500 usuarios por maquina>
MINHA DUVIDA E A SEGUINTE
----------------------------
- A cidade tem 40.000 habitantes, fazendo uma media de 4 pessoas por residencia dariam 10 mil usuarios (residencias atendidas) claro que se todos optarem pelo servico.
- No Cabeamento pelo que li no forum o pessoal vai cascateando os hubs um apos o outro (100 em 100mts), mas procurando na net vi opinioes que dizem que mais de 4 hubs cascateados ja nao funciona bem. MINHA PERGUNTA É " FUNCIONA ? " cascatear indefinidamente os Hubs?
- Sei que a rede vai ser uma imensa bridge, o pessoal mais esperto vai querer fazer intranets dentro da rede e outras coisas (colocando um segundo ip na maquina) mas ate ai tudo bem.
- E tambem se os servidores citados acima aguentarao o tranco.
Os links pegaremos de uma cidade a 20km (link Unotel)
Sao muitas perguntas e agradeco muito quem puder me ajudar.