Ola pessoal,
Estou precisando criar um script no Mikrotik, para acessar uma radio via telnet, e dar um reboot nele toda vez que o mikrotik para de pingar em outro servidor. Sera que tem como fazer um script no mikrotik?
Alguem tem alguma ideia?
Ola pessoal,
Estou precisando criar um script no Mikrotik, para acessar uma radio via telnet, e dar um reboot nele toda vez que o mikrotik para de pingar em outro servidor. Sera que tem como fazer um script no mikrotik?
Alguem tem alguma ideia?
Amigo, se for para reinicar seu MK, quando ele parar de pingar em algum servidor, tem uma opção no MK e alguns AP´s tbm , chamada watchdog ,,, voce cadastra um ip nele e coloca de qnto em qnto tempo ele vai pingar no servidor, se o servidor nao responder ele reinicia o Mk ou o AP.. Abraço!
Ola Marechal,
Estou precisando de criar uma maneira de dar um reboot no radio, conheço o watchdog do Mikrotik, so porque o radio não tem essa função, a unica maneira de reincialo e via telnet, então estive pensando se tem como criar um script no mikrotik para acessar o radio via telnet e dar um reboot.
O radio é um Netair 5800 da parks, tenho um link aki de 51km funcionando perfeitamente, so que de vez enquando eles param de se comunicar ai e so dar um reboot que tudo volta ao normal.
Abraços
Amigo nao sei se a como fazer este tal script, mas tenho uma soluçao para o seu problema, e um watchdog vendido pela Cia Net Networking,
Nele vc configura um ip como se fosse um watchdog normail e se caso o ip selecionado nao responder ele corta a energia do equipamento dando assim um reboot,
Uso e recomendo...
Ola amigo qual o valor de equipamento que voce esta citando achei interesante.?
maxwellsousa
Veja este link abaixo é o melhor equipamento desta modalidade disponivel no mercado.
www.mcosta.ind.br - MCosta Indústria e Comércio MCRR10/4
Abraço:
Quer criar um script no mikrotik para reiniciar o ap, porem se o mk não pinga o ap é porque perdeu a comunicação. Como ele vai dar o comando? Watchdog é a solução mais simples. Esse Ap não é possivel atualizar o firmware ou apenas substituir o Ap ?
Certo interhome, mas não perco a comunicação com o radio, intendo que watchdog é a solução mais simples, mas o radio não possue watchdog e esta atualizado. Poderia comprar watchdog que funciona separadamente, e corta a energia como foi indicado antea por nossos amigos.
Agora uma pregunta. Sera que e possivel criar um script como esse?
Que acesse o radio via telnet, digite o usuario e a senha, e de o comando reboot?
Última edição por maxwellsousa; 07-09-2009 às 22:38.
Se vc tem comunicacao, então pinga. Quando vc quer que seja tomado a ação de reboot no radio? Qual evento tem que acontcer, para ser tomado a ação?
Outra coisa, quando vc rebota o ap, quanto tempo ele fica ok? Será que se fizermos rebotar sei lá 1 vez por dia .... resolveria?
esse link pode ajudar!!! depende do radio se é telnet mesmo... so altera pra dar o comando no radio por um servidor linux... no mikrotik nao tenho certeza...