Estou inciando minhas atividades na área e preciso de um soft além do rádio mobile e linkplanner para realizar meus projetos.
Eu ja tentei baixar o celplanner mas não encontrei e aparenta ser muito bom!
Att,
Marco Pinheiro
Estou inciando minhas atividades na área e preciso de um soft além do rádio mobile e linkplanner para realizar meus projetos.
Eu ja tentei baixar o celplanner mas não encontrei e aparenta ser muito bom!
Att,
Marco Pinheiro
Vc usando o radio mobile ja esta de bom tamanho n ta não ??
Qual versão ta usando e qual tipo de mapa ta usando ?
O que você pretende? O RM não te atende? Para enlaces ponto-a-ponto não vejo necessidade de outro software além do RM ou Link Planner. Adianto que não existe nada gratuito ou pirateável. O pessoal da Wings Telecom. tem o WingsPlanner. Com interface para o SITAR esse software tava na base de 9 mil pratas.
Sds,
OK! Gostaria de saber se os dados que o RM fornece são confiaveis? Caso seja, realmente não vejo problema em utiliza-ló. A princípio onde eu consigo mas modelos de antenas para o rm? Como interpretar os dados que o rm fornece após a inserção de dados ( tipo potência, altura da antena e etc...). A questão de visibilidade já entendir mas falta compreender os dados que fica acima do perfil do terreno. O link só é viável quando aquelas barras vermelhas estão presentes?
Att,
Marco Pinheiro
Marco,
Sobre a confiabilidade dos dados de relevo, depende dos dados que você usa. Use SRTM do CGIAR (https://under-linux.org/f124621-ajud...radio-mobile-2). É a melhor base de dados a custo zero que temos disponível. São dados oriundos da NASA que vêm sendo melhorados. Veja uma comparação de um perfil no RM e outro no Celplan que fiz e tire suas conclusões. Sobre como o RM realiza seus cálculos de RF, eu recomendo uma lida em Radio Mobile - RF propagation simulation software - Welcome.... É um excelente site sobre o assunto. Cadastre-se no grupo oficial do RMD no yahoogroups, tem bastante informação lá também. Inclusive do autor do software. Espero que contribua.
Saudações,
Última edição por motacosta; 10-09-2009 às 09:09.
Galera agradeço desde já!
É o seguinte vcs veram as imagens do meu projeto e gostaria de saber o que preciso para melhora-ló?
estou usando no tx 01 uma yagi como no rx 01e no repetidor eu coloquei uma omi ( pode ser?)
A inserção dos dados dos rádios eu peguei na Alvarion.
Então, vejam as imagens e me falem se realmente estou sendo correto!
Att,
Marco Pinheiro