Sim utilizei mysql PostsgreSQL.
Qualquer Duvida estou a disposição.
no meu esta dando este erro, o que pode ser ??
Tue Aug 25 20:01:25 2009 : Error: rlm_sql: Failed to create the pair: Invalid octet string "00:15:F2:33:10:56" for attribute name "Calling-Station-Id "
Tue Aug 25 20:01:25 2009 : Error: rlm_sql (sql): Error getting data from database
Tue Aug 25 20:01:25 2009 : Error: [sql] SQL query error; rejecting user
Poderia enviar os arquivos de configuração, que estão na pasta:
/etc/freeradius
compacte a pasta e mande por e-mail
[email protected]
O calling-station-id tem que ser preenchido da seguinte forma:
00-15-F2-33-10-56 e nao 00:15:F2:33:10:56.
grande amaia amigo..voutestar aki...engraçado no freeradius 1.1.7 do ubuntu funciona..mais te tarde te falo..
é amigo to sem sorte...olha so... o log (no mikrotik da Radius server is not responding)
tentei sem o "-" com ":" e com "-" e nada
vou na tabela "radcheck" e coloco assim:
Username Attribute OP Value
murilo User-Password == 1234
murilo Calling-Station-Id == 00:03:0D:67:16:28
mas não da..olha o log abaixo do freeradius
Wed Aug 26 13:43:32 2009 : Info: rlm_sql (sql): Attempting to connect to root@localhost:/radius
Wed Aug 26 13:43:32 2009 : Info: rlm_sql_mysql: Starting connect to MySQL server for #0
Wed Aug 26 13:43:32 2009 : Info: rlm_sql_mysql: Starting connect to MySQL server for #1
Wed Aug 26 13:43:32 2009 : Info: rlm_sql_mysql: Starting connect to MySQL server for #2
Wed Aug 26 13:43:32 2009 : Info: rlm_sql_mysql: Starting connect to MySQL server for #3
Wed Aug 26 13:43:32 2009 : Info: rlm_sql_mysql: Starting connect to MySQL server for #4
Wed Aug 26 13:43:32 2009 : Info: Ready to process requests.
Wed Aug 26 16:23:23 2009 : Error: rlm_sql: Failed to create the pair: Invalid octet string "00-03-0D-67-16-28" for attribute name "Calling-Station-Id "
Wed Aug 26 16:23:23 2009 : Error: rlm_sql (sql): Error getting data from database
Wed Aug 26 16:23:23 2009 : Error: [sql] SQL query error; rejecting user
Wed Aug 26 16:24:20 2009 : Error: rlm_sql: Failed to create the pair: Invalid octet string "00:03:0D:67:16:28" for attribute name "Calling-Station-Id "
Wed Aug 26 16:24:20 2009 : Error: rlm_sql (sql): Error getting data from database
Wed Aug 26 16:24:20 2009 : Error: [sql] SQL query error; rejecting user
Wed Aug 26 16:25:18 2009 : Error: rlm_sql: Failed to create the pair: Invalid octet string "00030D671628" for attribute name "Calling-Station-Id "
Wed Aug 26 16:25:18 2009 : Error: rlm_sql (sql): Error getting data from database
Wed Aug 26 16:25:18 2009 : Error: [sql] SQL query error; rejecting user
Última edição por muriloc4; 26-08-2009 às 16:34.
Verifique os dicionarios do freeradius. Eh como se estivesse faltando a informacao sobre a definicao de Calling-Station-Id
Última edição por amaia; 28-08-2009 às 15:25.
primeiramente obrigao por se dedicar e resolver esse problema...mas o erro aqui foi meu..ja explico..
"Calling-Station-Id" e "Calling-Station-Id "
o espaço q deixei na frete do id...o freradius reconhecia como caractere..e dava esse erro...no meu front-end em php q to fazendo ja enviava com o espaço no final...graças a deus e todos aqui
que pedirar pra eu revisar eu tive mais ateñção e resolvi..
so na hora de colocar um "mikrotik-advertise-interval" não funcionou com "00:30:00" e sim com 003000...estrano não ??
Aew pessoal estava seguindo este tutorial; Setting Up A FreeRadius Based AAA Server With MySQL & Management With Daloradius | HowtoForge - Linux Howtos and Tutorials
E tudo certo só que depois no STEP2 eu notei que o freeradius não sobe o serviço e não tem nada no log. Algume poderia dar um luz sobre este problema?
Grato,
Tem uma coisa interessante neste tutorial, ele serve somente para incluir o suporte a eap/tls/ttls/peap ao pacote, pois existe uma problema com o licenciamento do openssl. Se vc nao for usar o eap, vc pode usar os pacotes do freeradius que jah vem no repositorio do ubuntu. O proprio autor do tutorial cita no fim do mesmo que nao usou a configuracao do eap/ttls, que para isto vc deve ver o link no tutorial do howtoforge.
Eu deveria ter com atenção, agora então basta apenas colocar without no lugar onde coloquei with que deve funcionar...Bom em todo caso tenho interesse em rodar o EAP, mas não chega a ser priori no momento.
Grato, posto o resultado amanhã quando eu voltar ao trabalho!
Bom dia pessoal, seguinte...deu certo remover o lance do EAP (mas ainda vou conseguir com ele, rs)....Bom agora o problema é no DaloRadius a mensagem no browser é o seguinte;
Warning: include_once(DB.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /var/www/daloradius/library/opendb.php on line 29
Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'DB.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/php:/usr/share/pear') in /var/www/daloradius/library/opendb.php on line 29
Fatal error: Class 'DB' not found in /var/www/daloradius/library/opendb.php on line 32
Alguem ai tem uma luz sobre isso? pq os procedimentos estão sendo seguidos a risca!
[]´s
Última edição por Marzio; 01-09-2009 às 10:29.
Agora consegui logar no DALO, só que quando vou ver Server Status por exemplo ele me desloga! Alguma idéia ou dica?
Grato!
Estou começando com as configurações Básicas para depois migrar para SQL. Não sei se vai ajudar vc mas segue os passos:
O laboratirio que montei foi para realizar autenticação 802.1X de estações conectadas em um switch catalyst 2950 em um servidor Radius. Posteriormente a idéia e configurar o servidor Radius para solicitar certificado do AD.
Linux Ubunto Server 2.04
FreeRadius 2.1.7
O UBUNTO Server foi instalado com os pacotes:
open ssh
Toncat
selecionar instalação manual e escolher :
g++, que automaticamente seleciona o gcc e demais
e o MAKE.
Instalando o freeradius
wget ftp://ftp.freeradius.org/pub/freradi...r-2.1.7.tar.gz
descompactar usando
tar -zxvf freeradius-server-2.1.7.tar.gz
cd freeradius-server-2.1.7
./configure
make
make install
cd /etc
vi ld.so.conf
acrescentar a linha
include /usr/local/lib
salvar o arquivo (aperte a tecla esc :wq!)
execute:
./ldconfig
Caros amigos,
Sou novo aqui no fórum e infelizmente já entro com problemas.
Estou tentando implementar o freeradius em minha rede wireless e não estou conseguindo.
Minha configuração:
Debian lenny
Mysql 5.0
freeradius 2.1.7
Meus arquivos do freeradius
radiusd.conf
Bash pastebin - collaborative debugging tool
sql.conf
pastebin - collaborative debugging tool
sites-avaible/default
clients.conf
O radtest me retorna a mensagem
Mas pelo notebook recebo a mensagemCódigo :# radtest inacio ****** localhost 0 ****** Sending Access-Request of id 40 to 127.0.0.1 port 1812 User-Name = "inacio" User-Password = "******" NAS-IP-Address = 127.0.1.1 NAS-Port = 0 rad_recv: Access-Accept packet from host 127.0.0.1 port 1812, id=40, length=56 Framed-IP-Address = 192.168.2.2 Framed-IP-Netmask = 255.255.255.255 Framed-Compression = Van-Jacobson-TCP-IP Framed-Protocol = PPP Service-Type = Framed-User Framed-MTU = 1500
Ele acusa que eu preciso informar o password. Mas eu estou digitando.Código :rad_recv: Access-Request packet from host 192.168.2.1 port 2048, id=123, length=169 User-Name = "inacio" NAS-IP-Address = 192.168.2.1 NAS-Port = 0 Called-Station-Id = "00120e4871cc" Calling-Station-Id = "0022430cdba8" NAS-Identifier = "Realtek Access Point. 8181" Framed-MTU = 1400 NAS-Port-Type = Wireless-802.11 Service-Type = Framed-User Connect-Info = "CONNECT 11Mbps 802.11b" EAP-Message = 0x0200000b01696e6163696f Message-Authenticator = 0xc2a1440b9b8f60403b2ac157190f423f +- entering group authorize {...} ++[preprocess] returns ok ++[chap] returns noop ++[mschap] returns noop [suffix] No '@' in User-Name = "inacio", looking up realm NULL [suffix] No such realm "NULL" ++[suffix] returns noop [eap] EAP packet type response id 0 length 11 [eap] No EAP Start, assuming it's an on-going EAP conversation ++[eap] returns updated [sql] expand: %{User-Name} -> inacio [sql] sql_set_user escaped user --> 'inacio' rlm_sql (sql): Reserving sql socket id: 4 [sql] expand: SELECT id, username, attribute, value, op FROM radcheck WHERE username = '%{SQL-User-Name}' ORDER BY id -> SELECT id, username, attribute, value, op FROM radcheck WHERE username = 'inacio' ORDER BY id WARNING: Found User-Password == "...". WARNING: Are you sure you don't mean Cleartext-Password? WARNING: See "man rlm_pap" for more information. [sql] User found in radcheck table [sql] expand: SELECT id, username, attribute, value, op FROM radreply WHERE username = '%{SQL-User-Name}' ORDER BY id -> SELECT id, username, attribute, value, op FROM radreply WHERE username = 'inacio' ORDER BY id [sql] expand: SELECT groupname FROM radusergroup WHERE username = '%{SQL-User-Name}' ORDER BY priority -> SELECT groupname FROM radusergroup WHERE username = 'inacio' ORDER BY priority [sql] expand: SELECT id, groupname, attribute, Value, op FROM radgroupcheck WHERE groupname = '%{Sql-Group}' ORDER BY id -> SELECT id, groupname, attribute, Value, op FROM radgroupcheck WHERE groupname = 'discado' ORDER BY id [sql] User found in group discado [sql] expand: SELECT id, groupname, attribute, value, op FROM radgroupreply WHERE groupname = '%{Sql-Group}' ORDER BY id -> SELECT id, groupname, attribute, value, op FROM radgroupreply WHERE groupname = 'discado' ORDER BY id rlm_sql (sql): Released sql socket id: 4 ++[sql] returns ok ++[expiration] returns noop ++[logintime] returns noop [pap] Found existing Auth-Type, not changing it. ++[pap] returns noop Found Auth-Type = PAP !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!! Replacing User-Password in config items with Cleartext-Password. !!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!! Please update your configuration so that the "known good" !!! !!! clear text password is in Cleartext-Password, and not in User-Password. !!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! +- entering group PAP {...} [pap] Attribute "Password" is required for authentication. ++[pap] returns invalid Failed to authenticate the user. Login incorrect: [inacio] (from client private-wlan-alves port 0 cli 0022430cdba8) Using Post-Auth-Type Reject +- entering group REJECT {...} [attr_filter.access_reject] expand: %{User-Name} -> inacio attr_filter: Matched entry DEFAULT at line 11 ++[attr_filter.access_reject] returns updated Delaying reject of request 0 for 1 seconds Going to the next request Waking up in 0.9 seconds. Sending delayed reject for request 0 Sending Access-Reject of id 123 to 192.168.2.1 port 2048 Waking up in 4.9 seconds.
Alguém poderia me dar uma luz. Pois pretendo publicar um material bem completo aqui sobre o assunto, tendo em vista a falta de material adequado na internet.
Já procuro há quase três semanas no google e sempre encontro o mesmo texto em todas as páginas que entro. Os caras não se dão nem o trabalho de citar os verdadeiros autores, mesmo que as configurações citadas sejam para a versão 1.0.0 do freeradius usando debian 2.0 com mysql 3.1.
Precisamos construir um material mais útil para deixar disponível a todos do fórum.
Desde já agradeço aqueles que se dispuserem a me ajudar.
Estas duas mensagens:
1)
WARNING: Found User-Password == "...".
WARNING: Are you sure you don't mean Cleartext-Password?
WARNING: See "man rlm_pap" for more information.
2)
[pap] Found existing Auth-Type, not changing it.
++[pap] returns noop
Found Auth-Type = PAP
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
!!! Replacing User-Password in config items with Cleartext-Password. !!!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
!!! Please update your configuration so that the "known good" !!!
!!! clear text password is in Cleartext-Password, and not in User-Password. !!!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Indicam que o campo de autenticacao deve ser Cleartext-Password e nao User-Password
Uma pequena observacao, geralmente Cleartext-Password eh usado para autenticar usando CHAP e User-Password eh para PAP.
Caro amaia,
Agradeço sua colaboração,
Eu já havia mudado para Cleartext-Password mas a mensagem continua dizendo que meu password não chegou ao servidor.
Estou limpando os arquivos de configuração para tentar novamente. Em breve postarei os resultados aqui para que outros possam analisar e ajudar a melhorar o arquivo bem como deixá-lo decentemente comentado.
Vamos por partes, como diria Jack, o estripador.
1) na tabela "nas"do banco de dados do radius, tem que ter a informacao do dispositivo de origem de onde vem a conexao, nest caso: NAS-IP-Address = 192.168.2.1, nao esquecendo de informar o secret dentro da tabela nas.
2) Esta versao do freeradius que vc estah, existe a opcao de multiplos dominios, a mensagem abaixo informa que falta uma definicao de dominio, e que o dominio NULL nao existe na tabela nas. Interessante notar que a definicao do login dentro da tabela radcheck, deve ser algo: inacio@meudominio
[suffix] No '@' in User-Name = "inacio", looking up realm NULL
[suffix] No such realm "NULL"
3) Por fim, verifique se na instalacao do freeradius a autenticacao por CHAP tambem esta ativa, alem da PAP.
Última edição por amaia; 13-10-2009 às 00:01.
Mais uma vez agradeço sua atenção amaia, mas seguem agora meus resultados parciais.
"Zerei" os arquivos de configuração e comecei tudo de novo.
1. No esquema do banco não existe uma tabela "nas". O próprio freeradius parece estar decidindo de onde vem o pedido, isto é, ele está decidindo quem é o NAS.
2. Não encontrei ainda esta questão do domínio. Mas sei que ela não influencia, pois ao refazer as configurações descomentei dentro do arquivo user o seguinte
Sendo que a linhaCódigo :steve Cleartext-Password := "testing" Reply-Message = "Hello, %{User-Name}", Service-Type = Framed-User, Framed-Protocol = PPP, Framed-IP-Address = 172.16.3.33, Framed-IP-Netmask = 255.255.255.252, Framed-Routing = Broadcast-Listen, Framed-Filter-Id = "std.ppp", Framed-MTU = 1500, Framed-Compression = Van-Jacobsen-TCP-IP
fui eu quem adicionou, pois não tinha no arquivo original. Depois disto eu consegui ver que o servidor está aceitando as conexões vindas do notebook. Porém a saída é muito confusa, por isso não vou postá-la aqui agora.Código :Reply-Message = "Hello, %{User-Name}",
3. Por padrão, vem habilitado pap, chap, mschap, unix e eap para a autenticação. Podendo-se ainda, habilitar ldap, digest e pam.
Alguns problemas encontrados até aqui.
1. Não sei se estou errado, mas acho que o ip definido em Framed-IP-Address deveria ter sido atribuído a minha interface. Porém o IP que recebi foi o fornecido pelo AP na faixa DHCP dele. Desativei o DHCP do AP e como "era de se esperar" não recebi IP algum.
1.1. Digo: 'era de se esperar' pois não instalei o servidor DHCP na minha máquina.
1.2. Escrevi entre aspas pois, como já citei, eu pensei que o IP acima seria atribuido a minha máquina.
2. Deixei de usar o mysql para tester as configurações com os arquivos do freeradius. Voltarei a usar um banco posteriormente quando estiver mais familiarizado com as configurações e o dicionário do freeradius.
3. A configuração da versão atual parece ser bem mais complexa que a descrita nos tutoriais disponíveis na net. Parece que houve uma mudança significativa a partir da versão 2.0 como a criação de servidores virtuais (sites-available e sites-enabled) e a separação de alguns arquivos de configuração que foram retirados do radiusd.conf
4. A saída do debug me parece um tanto poluída, talvez porque ainda não tenho muita familiaridade com o freeradius.
5. "Todos" os materiais que encontrei até agora parecem ser exatamente o mesmo.
6. Não encontrei material algum ensinando a fazer o freeradius funcionar com um AP e demonstrando a configurar os clientes(Window$ e Linux) que é o objetivo principal de se ter o freeradius rodando. Se for apenas para configurar os arquivos e testar com o radtest, basta compilar que ele já estará funcionando. Se for no Debian, basta um apt-get install (ou aptitude install) que o radtest funcionará. Embora, em ambos os casos, o resultado possa ser
.Código :rad_recv: Access-Reject packet from host 127.0.0.1 port 1812
Visão de futuro
1. Estou vendo que existem inúmeras possibilidades para configuração do freeradius.
2. Ao que parece, são poucas as pessoas que o dominam, pois está difícil encontrar material útil e que não seja uma cópia.
(Encontrei o mesmo texto em diversos lugares sem tirar nem por vírgula alguma. Até os erros de português são os mesmos)
Por enquanto vou ficando por aqui.
Agradeço mais uma vez a colaboração e espero que em breve tenhamos um tutorial primeira para ensinar a configurar o freeradius.
Revendo o seu log tem uma linha interessante:
[pap] Attribute "Password" is required for authentication.
Pode ser que o atributo que seu radius esteja esperando fosse "Password", nao Cleartext-Password ou User-Password.
Mas rapaz, a unica coisa que posso lhe dizer, eh que o caminho do freeradius eh muito longo, existe muita coisa ai fora. Agora vc realmente estah certo numa coisa:
2. Ao que parece, são poucas as pessoas que o dominam, pois está difícil encontrar material útil e que não seja uma cópia.
(Encontrei o mesmo texto em diversos lugares sem tirar nem por vírgula alguma. Até os erros de português são os mesmos)
Geralmente os bons tutoriais do freeradius estao em ingles, e algumas configuracoes escondidas perdidas em alguns foruns em ingles tambem, principalmente nos foruns que tratam de hotspot.
Algumas dicas para colocar para funcionar:
https://help.ubuntu.com/community/WifiDocs/CoovaChilli
http://www.howtoforge.com/wifi-authe...ius-on-centos5
http://www.howtoforge.com/setting-up...ith-daloradius
Dentro dos links do howtoforge, vai ter mais links de referencia para o freeradius
Mas o tutorial do Ubuntu nao vai funcionar pois o freeradius que vem no Ubuntu nao possui CHAP, por questao de licenciamento, entao vc tem que se virar para achar como implementar CHAP no ubuntu.
A respeito desta afirmacao:
Tambem, concordo, nao eh todo mundo que quer gastar o seu tempo com quem nao presta atencao nas entre-linhas, nem se da ao trabalho de leh as informacoes do debug.
Última edição por amaia; 14-10-2009 às 12:07.
Quanto a linha
já consegui encontrar o erro.Código :[pap] Attribute "Password" is required for authentication.
Código :#client 192.168.0.0/24 { # secret = testing123-1 # shortname = private-network-1 #}
Este é o trecho do arquivo clients.conf que eu alterei deixando-o como
O erro encontrava-se exatamente no secret que vem como testing123-1 diferente da seção que tem logo acima para definir o localhost onde o secret é testing123. Assim, por um grande descuido coloquei no AP a senha do servidor RADIUS como sendo testing123, quando deveria ter colocado testing123-1.Código :client 192.168.2.0/24 { secret = testing123-1 shortname = private-network-1 }
O fato é que para cada seção client no arquivo clients.conf podemos setar um secret diferente. Daí, quando o servidor recebia o Password testing123 ele rejeitava fazendo com que parecece não ter recebido o password do usuário quando na verdade o problema ocorria bem antes. O AP não estava autorizado a se comunicar com o servidor por causa do Password incorreto.