Tudo bom galera! É o seguinte gostaria de fazer um enlace de 30Km em 2.4GHz, bom sei que não vou ter baixo Throughput, mas isso não é muito importante, dando 1 a 2mbps seria mais que suficiente. É apenas uma solução para levar internet para outra casa em zona rural. Tenho visada e já usei o Linkplanner para checar visada e zona de fresnel, além dos cálculos pra saber do ganho necessário pra antenas e potência do AP. A dúvida é que não tenho experiência com links, e como sempre o cálculo e a realidade são duas coisas que em teleco geralmente não se pode assegurar. Li vários dos posts aqui e sei que vou ouvir que deveria fechar com 5.8, mas como disse não vou distribuir (e $$) é apenas para um usuário. Bom depois de ler bastante aqui no Under-Linux e refazer os cálculos, além de achar dois posts aqui de os caras fecharam um link de 32Km com uma antena de 31,5dbi em uma ponta e outra com 25dbi. E outro com duas de 31,5dbi. O problema como vcs já sabem é o tamanho dessa antena de 31,5dbi, 1,5m de diâmetro, e colocá-la a 10m em uma torre seria difícil já eu teria que montar a torre de 10m, com 20kg lá em cima em um vendaval seria queda na certa. Bom a solução seria arrumar uma antena com ganho alto mas de grade, mas qual? não consegui encontrar nenhuma acima de 27dbi de grade? Alguem conhece? Ou alguém se abilita a outra solução viável do ponto de vista econômico tb. Quanto aos AP's pensei em SENAO 400mW dos dois lados, não que eu queira os 400mW mas quero evitar aquecimento se por exemplo utilizá-lo em 200mW. Alguém sugere outro?? Obrigado pela ajuda ai!!