galera,
preciso configurar um BGP para AS.
estava planejando fazer com o quagga mas li o conteudo aqui..
gostaria de entender, esse Mikrotik é pago ? É opensource ? posso cair pra dentro ?
galera,
preciso configurar um BGP para AS.
estava planejando fazer com o quagga mas li o conteudo aqui..
gostaria de entender, esse Mikrotik é pago ? É opensource ? posso cair pra dentro ?
certo,
pesquisei um pouco o mikrotik parece usar o quagga.
dei uma olhada no site:
Nivel 4
RIP, OSPF, BGP protocols - sim (v3 x86 = RIP, OSPF)
Nivel 5
RIP, OSPF, BGP protocols - sim (v3 x86 = todos)
Nivel 6
RIP, OSPF, BGP protocols - sim
Qual eu teria que comprar para fazer o BGP ?
ps: mandei um email para o suporte lá, e eles ainda não responderam...
qualquer uma faz o bgp,
porém eu compraria a lvl6 para o meu bgp.
custa em media R$500,00 porém os recursos são ilimitados.
Se qualquer uma faz, e só vou usar para isso, eu não tenho argumentos para comprar a mais cara
Parece que a Nível 4 não faz o BGP
Utiliza o Quagga, é gratuito ...
É sempre bom ter um servidor BGP com possibilidade de desempenhar mais de uma função, por isso o amigo sugeriu a licença lv6.
eu faria diferente..
vyatta ou um openbsd com openbgpd !!
Certo,
Vou dar uma olhada também
Tava correndo para o mikrokit pq sou burrão e tava confuso sobre como configurar o quagga ainda mais com tantas exigencia de sai por aqui entra por ali... redundância, etc...
então vi o tópico do mikrokit e vi algumas receitas que poderiam levar ao meu bolo.
mas depois descobri que o safado do mikrokit usa o quagga...
mesmo assim instalei, achei legal por ser pequeno
vou olhar o vyatta e o openbgpd também
mas como todo bom vagabundo o que for mais facil e funcionar ta perfeito pra min
pesquisei sobre o vyatta, mas extamente o que esses sistemas fazem? me desculpem a pergunta de ignorante....
São relativos a roteamento,
As vezes só o iptables, e um squid quebra o galho... mas a coisa vai crescendo...
no meu caso seria configurar um BGP
resumindo compra-se um bloco /20 (4096 ips) e você diz ao mundo os caminhos para se chegar nele, e diz a ele os caminhos para chegar ao mundo.
onde se aplica, por exemplo em distribuidores de link dedicado? como uma embratel e oi da vida? ou para hospedagem de sites ?