Postado originalmente por
DSSS
Pessoal já trabalho com wireless a 12 anos e o que está acontecendo aqui é algo nunca visto, nunca esperado, parece até coisa de filme de ficção rsrsrsrsrs. Eis o relato:
Tenho um enlace em 5.8Ghz usando cartões r5h da mikrotik. Fiz o enlace de 18,8 km e consegui um sinal de -64 passando 18Mbits em TCP, um dos cartões r5h queimou, como não possuía outra unidade coloquei o polêmico engenius em 5.8, para minha surpresa o sinal continou o mesmo sem qualquer alteração -64 . Depois de alguns dias o sinal caiu para -90. Dai para frente começou a minha luta em tentar resolver esse problema. Troquei o cartão por outro r5h, cabos, pigtails, antenas, troquei novamente por engenius, troquei para outra torre, e o sinal não passa disso. Já usei antenas Geenge, Zirok, e Aquarios. Depois de alguns exaustivos testes, percebi que aqui tenho um ganho de sinal quando uso a frequencia 5600, aumentei o sinal para -81, o impressionante é que quando seto o cartão em outras frequencias (5180, 5205, 5800, 5805 etc) não aparece sinal. Eu só tenho sinal aqui nos canais 5.500 e 5600, se eu muda desses canais não tenho sinal algum. Gostaria de ouvir os amigos sobre isso. Um detalhe, a potencia está setada em default, fiz testes aumentei, mas o sinal continua mesmo.
Abraços