Postado originalmente por
thiagopv
Amigos,
Me desculpem por qualquer ignorância que eu possa falar, e me corrijam caso eu diga qualquer besteira.
Comecei a usar o linux a partir do Ubuntu 8.04, já até experimentei outras distribuições mas nenhuma outra se mostrou tão simples quanto à compatibilidade de hardware (sei que no mundo linux sempre há uma saída, mas não posso ficar me dando ao luxo de sempre ter que aprender como instalar cada item de hardware não detectado) e também à facilidade de encontrar pacotes pré compilados, entre outras muitas razões. Gnu ou não Gnu, e daí, o importante é a qualidade do software. Tenho o SO pra mim como uma peça de software muito importante mas fundamentalmente como uma base para rodar outros aplicativos mais específicos, e infelizmente, embora tenha me tornado fã do linux, muitas vezes preciso recorrer ao windows para rodar certos programas.
Voltando ao assunto...
Concordo plenamente que, como o linux busca um crescimento no mundo dos usuários de desktop, o termo root, entre muitos outros, principalmente que tratam de segurança, devem ficar bem claro do que se tratam. Um ponto positivo para o Ubuntu é a criação do manual que tem como alvo principal o usuário iniciante (
https://wiki.ubuntu.com/ubuntu-manual), demonstrando assim uma preocupação extra com o nível de conhecimento deste usuário.
Pelo que eu saiba no Ubuntu a senha do usuário não fica salva permanentemente e é requerida sempre que alguma ação administrativa é executada. Não entendi a idéia que o outro deu de que deveriam haver duas senhas e a senha de root deveria ficar com alguém 'experiente', amigo, imagino que você não tenha aprendido tudo o que você aprendeu no linux pedindo pra alguém mais 'experiente' que você vir desbloquear o sistema sempre que quisesse fazer alguma 'mexida' interna no seu sistema quando iniciou mo linux. O que quero dizer é que é que o usuário comum é dono do seu próprio computador, e faz com ele o que quiser, até mer..., e é responsável por isso. Cara, isso faz parte do aprendizado, errar faz parte, ou será que vc nunca cometeu mesmo erros bobos? Isso não suja o nome do linux de forma alguma.
O usuário mais leigo provavelmente nem saberá da existência do terminal, e essa é realmente a intenção dos desenvolvedores do Ubuntu e de outras várias distribuições, não vejo nada de errado nisso, pq não facilitar? Porém, para o usuário mais experiente o terminal sempre estará lá quando necessário.
O que deve ser entendido é que ao mesmo tempo em que o sistema, entenda-se linux, busca e ganha popularidade, ganha-se em muitos pontos, principalmente com relação à compatibilidade de hardware e software pois justamente o que falta no linux para o interesse das fabricantes é justamente essa popularidade. Porém também terá o lado negativo, como a maior exploração de falhas e ataques. E inevitavelmente, se a senha for solicitada por algum programa malicioso, causar ou não o problema em potencial só dependerá do julgamento do usuário final, independente de ser através do sudo ou root. Essa condição dada ao usuário é invariável, por melhor que o sistema seja, não há bsd, slackware, gentoo ou qualquer outro sistema super seguro que proteja. Mesmo usuários experientes não chegam a usar estas distribuições, muitas vezes não por falta de dedicação ou conhecimento, mas justamente por falta de interesse ou tempo para se dedicar a obter todo o conhecimento necessário de tão longa que é a curva de aprendizado para essas distros. No Ubuntu é só instalar e tá praticamente pronto, o usuário comum só quer mesmo poder baixar seus mp3, jogar seus jogos, abrir o orkut, msn e o site do bbb, imagina ter q saber o que e pra q serve o kernel (brincadeira, tô generalizando mas é quase isso).
O problema de tudo é atribuir isso ao Ubuntu simplesmente porque ele é o sistema que mais tem trazido popularidade ao linux. Não considero de forma alguma esse argumento de que o comando sudo traga alguma insegurança ao sistema. Concordaria sim se essa fosse uma filosofia padrão para um sistema voltado a servidores, e, independente do sistema, por mais seguro que seja, idiota é o administrador que mantém os parâmetros padrões de instalação.
Pelo que vi a maioria nem testou o sistema para poder opinar, porque não fazem isso antes?
Abraços,
e, pessoal, vamos abrir a cabeça né, daqui a pouco vão dizer q é melhor acabar com as GUI's e voltar a linha de comando pura para aumentar a segurança pois assim o usuário leigo não teria nem coragem de usar, quanto mais fazer m%*#... no fundo de todas essas opiniões o que me parece é que pra vocês [facilitar] = [windows] = [negativo]