Amigos tem 2 parceiros meus vizinhos de cidade que tem um ptp com bullet M5 com antena 40 dbi da pluton , muito bom ficou o link, inclusive eu mesmo estou com um cliente que quer colocar internet a 18 km de distancia da minha torre , em uma fazenda onde tbm tem torre to pensando o modo que eu faço se eu coloco bullet 2, bullet 5 ou M5 ..
como uso uma rb 433ah na minha torre com 2 cartoes r52h esta sobrando 1 slot pensei em fazer o ptp com 1 bullet e 1 r52h o que voces acham ? que antena devo usar ? 2,4 ficaria boa ? minha cidade é super pequena e nao tenho problemas com interferencias, 10 mil habitantes tem aqui.
Verdade tenho esse risco , de ter muito consumo ainda mais que minha rb é alimentada por poe, pode ser que de ou nao só testando , mas que fica + viavel fazer com 1 cartao fica.
Ola, qual a configuração que vc usou nos bullets m5 a essa distancia??
boa noite amigos, eu tambem sou iniciante em provedor e em Mk, mais tava dando uma olhada em uns bullets e tenho uma curiosidade tenho um servidor mk num pc com hd de 80gb placa off com placas de redes gigabits 10/100/1000, tenho tres rb 433ah com dois cartoes cada uma, mais uso um cartao para fazer ptp de 7 km e outro em uma omnidirecional para clientes, masi ja esta fiando pesaso para o cartão e preciso migrar para setoriais, para nao perder minha rb eu to pensando configurar as portas wan para modo bright e colocar um swtch 3com de 8 portas e colocar em 3 portas rj45 3 buillets de 800mw e neles 3 painais setoriais, gostaria de saber se alguem ja fez isso e se deu certo.
Com certeza, vc pode usar o gerenciamento da sua RB com MK e colocar as BULLET como AP, vai ter um excelente resultado !
Mas nesse caso prefira as BULLET 2 HP e não BULLET M2 HP ! pois a série M se adqua muito bem para sistemas aonde os clientes tenham a tecnologia N, pois só trabalham em b/n e g/n. O que pode vir a ser um problema e não uma solução.
ola pkmc devido ao seu auto conhecimento na linha de produtos UBIQUITI gostaria de tirar 3 duvidas
tenho 1 rb 600 com 4 cartão r52h e 4 painel 17 hyperlink peguei um destes painel e coloquei 1 bullet hp 2
duvidas
1 quantos clientes consigo atender a 500k dow /200 up e 250k dow/150 de up
2 como consigo ver o sinal dos clientes pendurado nele
3 ele tem mais 2 canais 12 e 13 porem algumas placa usb de clientes não acharam o sinal que canais são este 2.4 não ate o canal 11
Só pra comentar, estou com um bullet 2 com uma antena omni aquario de 15DBI e já passou dos 50 clientes pendurados.. Até agora sem problemas..
Última edição por ShiFT; 16-01-2011 às 21:44.
Vai conseguir atender cerca de 30 clientes estáveis. Em uma estação minha ja consegui atender 38 simultâneos á 400/300k, 100% estável.
para ver o sinal dos clientes conectados neles só se os clientes forem Ubiquiti tambem, aí vc pode usar o AirControl.
Quanto a sua terceira pergunta não entendi direito.
pkmc na opção de escolher os canais a mais 2 canais o canal 12 e 13 eu coloquei o 13 pensado em sair dos canais ja usado como o canal 11 mais com isto meus clientes não achou o sinal coloquei no 11 e acharam o sinal e ate agora esta tudo ok pelo que vi no meu servidor ja foram 25 simutaneo
obrigado
conectado é uma coisa
usando banda é outra.
Agora pergunto, para que pendurar tanta gente em um unico equipamento?
Economia? nao quer gastar um pouco mais e abrir outro pop ou colocar outro equipamento?
Sabemos que a qualidade nao se da pelo numero de usuarios pendurados, mas sim pela banda maxima que o equipamento consegue trafegar (apesar de que, qto maior o numero do usuario, menos é a banda que o equipamento consegue trafegar).
Vamos supor que um belo dia, esses 30 usuarios que estao conectados resolvem navegar, usar a internet ao mesmo tempo... o que ia acontecer?
sera que a navegacao vai ficar boa? sera que o ping vai ficar estavel?
o equipamento tem qualidade, estamos falando de ubiquiti.
mas nao é santo, nao faz milagre.
Na verdade não há essa necessidade estamos falando de situações de pico pra ver até aonde o equipamento é capaz de ir ! Isso não significa que quem ja tem um número considerável de clientes não deva partir para painéis setoriais com radios individuais para assegurar clientes com maior estabilidade e tranquilidade.
Abraço, até mais !
até hoje a unica diferença que eu percebi do bullet para o mk com cartao XR2 é a diferença de recursos para ajuste fino, log e testes, no mais como ap em bridge nunca percebi diferença no desempenho.