- Permissão
+ Responder ao Tópico
-
Permissão
Bom dia a todos,
Eu procurei nos posts mas nao encontrei igual, por isso la vai.
Eu instalei o Debian e o Samba, criei um grupo de administradores (NT), pois os usuarios que irão logar no servidor via Windows são programadores e eles precisam de permissão de administrador.
Criei uma pasta "\projetos", o root esta como dono e o grupo administradores, ai dei a seguinte permissão para ela:
chmod Rv 770 /projetos
Com isso o dono "root" e o grupo "administradores" tem permissao para ler, escrever, modificar.
Entaum quando alguem loga e for do grupo administradores consegue normalmente acessar a pasta , modificar,etc. Mas aparece um erro:
Como os projetos são grandes, e demoram para compilar via rede, os programadores copiam o projeto para a maquina ou até mesmo cria um novo projeto na máquina local e depois copia o mesmo para a pasta "projetos" no serivor, a partir dai ninguem consegue modificar este projeto!!! Como foi criado ou modificado fora do servidor quando copiado para a pasta do servidor, ele vai com permissões que apenas o usuario que criou o projeto pode alterar, mesmo copiando pra pasta "projetos" que possui permissão para deixar qualquer um do grupo "administradores" alterar e modificar.
Ai eu preciso ir no servidor e executar novamente o comando:
chmod Rv 770 /projetos
Para todo mundo conseguir acessar os projetos modificados e novos.
Existe uma maneira de contornar isso? Por exemplo qualquer pasta que for criada, modificada ou copiada para a pasta projetos, independente de quem tenha feito isso, possa ser modificada, excluida pelo usuário do grupo "administradores"?
Não sei se eu expliquei de uma forma facil.
Agradeço desde ja
Abraços
-
chmod ...
Você já tentou, ao invez de dar permissão 777 a pasta apenas, dar permissão 2777 que seria permissão 777 para arquivos e a pasta como dono o grupo ?
-
dê a seguinte permissão para o diretório "chmod 2770 projetos"
poste as configurações do samba relativas do compartilhamento.
-
amigo tenta opr o segunte nas confs do samba talvez isto te ajude uma vez passei por um problema parecido e isto me ajudou
Abraço
directory mask = 0770
force create mode = 0770
force directory mode = 0770
-
A ideia seria a seguinte: dar um chown mudando a definicao do diretorio para o grupo dos administradores e depois executar o chmod, no caso seria assim:
chown .administradores /projetos -Rv
chmod 2770 /projetos -Rv
Obs: ( usava muito isto com kernel 2.4 )
Se vc compartilha os arquivos via samba, e se vc controla o acesso como controlador de dominio ou via security = user, vc tambem pode implementar acl no filesystem.
Obs: ( uso isto com kernel 2.6 )