Postado originalmente por
JorgeAldo
Vamos por partes :
1 - Celulares usam protocolos sem contenção (TDMA, FDMA e CDMA etc).
2 - Ethernet usa protocolo com contenção (CSMA/CA).
Pois bem, nos protocolos sem contenção a janela de transmissao do aparelho é predeterminada. Nos baseados em contenção a janela é aleatória.
No celular, então, a potência de saida da ERB e o ganho de recepção são ajustados conforme o cliente. Mas por que ela consegue fazer isso ? Por que os protocolos de acesso ao meio (MAC) permitem que a base SAIBA QUANDO um ou outro cliente vão transmitir (Ele pode até não transmitir, mas se transmitir, será sempre na mesma janela), assim podendo PREEMPTIVAMENTE regular o ganho de entrada do receptor conforme a necessidade do cliente.
Por que o o que o Gilvan falou não faz sentido ?
Por que no wireless a BASE não tem como saber QUANDO o dito cliente (STA) vai transmitir, logo, ela não tem como se ajustar !
Quando o pacote do cliente chegar, AI SIM a base vai saber quem foi que transmitiu, mas então, o pacote já vai ter sido transmitido.
O mais próximo disso que podemos chegar no wireless seria regular a potência de SAIDA do nosso radio conforme o cliente para quem vamos mandar o pacote (Boa parte dos chipsets atheros pode fazer isso).
Por que a equalização de antena do Sr. Gilvar não faz sentido ?
Por que o que ele quer obter depende de potências/ganhos constantemente regulados, em intervalos de tempo, para compensar a DINAMICA dos ruídos (Potencia na entrada não é o que importa, o que importa é a relação dessa potência com o RUIDO - SNR).
Portanto, uma "equalização" ESTÁTICA como o Sr. Gilvan propõe, não faz sentido.
Outro ponto é que, se tivessemos como usar equalização dinâmica - Por exemplo, mudando de CSMA/CA para TDMA, como é possível com alguns produtos atheros, tornando o protocolo deterministico, e com isso regular o ganho de entrada e a potência de saída do AP dinamicamente, ainda assim isso não significaria grande coisa no WIFI, pois a granularidade das modulações que possuímos não tiraria vantagem disso.
Como eu disse, os ruidos não cooperam, não é pq voce equalizou a potência (signal strength) de todos os seus clientes em relação à sua base que o ruido vai ficar equalizado...
As fontes de ruido em 802.11 são muitas, incluindo ai o famigerado multi-path, que depende de fatores variáveis que estão foram do controle dos instaladores.
Tentar fazer a relação de ondas estacionárias se aproximar de 1:1 eu até acho legal. Mas qualquer coisa além disso é sem sentido.
O Sr. Gilvan alega sintonizar as antenas. Não sei como ele faz isso, até porque ruído não é apenas sinal que entra no rádio por, sei la, algum tipo de deficiência na seletividade do dito cujo... O ruido esta presente TAMBEM no canal que desejamos sintonizar, dai que, sintonizar a antena, não vai reduzir isso.
Outra coisa, ter uma antena sintonizada para um canal especifico não é prático. E se eu quiser mudar de canal ? Vou jogar a antena fora ? Sintonizar tudo de novo ?
Se alguem quer "resolver" os problemas do wireless, pode pensar em outro meio, pois não está na camada fisica.
O maior problema do protocolo 802.11 esta no MAC, medium access control, que não levou em consideração o fato de que, na prática, usamos 802.11 como uma rede em estrela e não um barramento.