Postado originalmente por
skullred
Bom dia amigo, segue o que no meu caso solicionou o problema de pings altos.
Opções das interfaces wireless:
-> WIRELESS
Band: 2.4B somente
Hide SSID: ativo
-> DATA RATES
Configured: Somente ative a opção 11Mbps em B, nas opções A/G desative todas.
-> ADVANCED
Ack Timeout: 40
Preamble Mode: Both
-> Tx Power
Modo: All rates fixed
Potencia: 16
* O resto das opções das Interfaces Wireless ficou padrão.
Feito isso, ative o Access List do seu mikrotik e cadastre ali todos seus clientes colocando em Sinal Strenght Range o valor -68..120
Em interfaces eu coloquei All, mas caso queria ter um maior controle, libere somente o acesso daquele cliente para a antena que realmente for atende-lo.
* Clientes abaixo de -68 não iram conectar, portanto o mikrotik, digamos que terá menor trabalho para modularizar o envio de sinal.
Também coloque regra de conexões simultaneas:
/ip firewall filter
add chain=forward action=accept tcp-flags=syn protocol=tcp src-address=XXX.XXX.XXX.X/XX dst-address=!YYY.YYY.YYY.YY/YY connection-limit=35,32
Onde:
XXX.XXX.XXX.XX é a rede dos clientes (para caso de mais redes, crie outra regra somente alterando a rede).
YYY.YYY.YYY.YY é a rede ou ip que voce não quer q passe pela limitação (ex: um servidor de proxy).
e 35 é o numero de conexões simultaneas liberadas.
* essa regra de conexões simultaneas é opcional, alguns casos (clientes) ela pode gerar problemas.
Execute tb a opção de Freq. Usage em cada cartão e utilize o canal menos poluído para aquele setor, lembrando de sempre manter no minimo o intervalo de 3 canais de uso.
Ex: Caso utilizar em um cartao o canal 1, no outro, utilize do 4 para cima.
Pelo menos aqui na minha rede, essas alterações surtiram efeito, não tenho mais problemas de alta de latência. Claro q um dia ou outro, talvez tenha q alterar frequencia de algum cartao em motivo de interferencia, o q é normal.
Também estou conseguindo atender em média de 60 usuários simultaneos em cada cartão (cada cartão está setado para trabalhar com no máximo 65 usuários simultaneos). Com links que variam de 150k até 500k. Caso tenha links maiores, trabalhe com um número de simultaneos menor.
Espero que tenha sucesso na solução de seu problema.
Abraços.