Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Zanatta,

    Estou ansioso para testar o AirMAX de 900 MHz. Pretendo interligar a casa dos meus pais com uma pequena empresa que temos na California, EUA (só de farra, porque lá banda larga é arroz de festa).

    Serão 7.5 milhas num P2P-NLOS em ambiente RF altamente poluido por centenas de câmeras de monitoramento de semáfro operando em 900MHz, sensores de abertura automática de portas e outros dispositivos operando na mesma frequência.

    Havia tentado com os XR9, mas não se falaram por causa do ruído de fundo. Se funcionar lá com AirMAX de 900 Mhz, vai funcionar até embaixo d'água! hahahahahaha

    ZéAlves
    É ZÉ...É por isso que eu falo todo dia aqui no fórum...ubiquiti é ubiquiti. Também temtarei importar esse equipamento e testá-lo se possível. Como estou a cada dia mais usando o 900mhz em clientes com ótimos resultados, isso viria em ótimo momento.
    GO GO GO UBNT!!

  2. #22

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    É ZÉ...É por isso que eu falo todo dia aqui no fórum...ubiquiti é ubiquiti. Também temtarei importar esse equipamento e testá-lo se possível. Como estou a cada dia mais usando o 900mhz em clientes com ótimos resultados, isso viria em ótimo momento.
    GO GO GO UBNT!!
    Quem sabe para aquele caso que estudamos lá em Santa Maria, né Leandro?

  3. #23
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Quem sabe para aquele caso que estudamos lá em Santa Maria, né Leandro?
    Exatamente esse caso!!!!! Logo que o Zé comentou isso aqui no fórum ,pensei em uns 10 projetos que tenho acompanhado....entre eles o seu 1929.
    Olha que se parks já faz milagre.....imagina UBNT ???
    Essa eu pago pra ver!!!
    Abraço.

  4. #24

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    eu só fico com medo desse tipo de equipamento em 900MHz chegar na mao de quem nao entende nada...
    eu to imaginando uma Rocket dish 900mhz com 2 amplificadores tentando mandar um gatonet pro amigo nerd q mora no outro estado e nao tem adsl...

    e o pior é que o mercado livre e os fornecedores dao apoio...

  5. #25

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    GatoNET - Bom nome pra provedor... UAUAHUHAHAHAUHAUHU
    Rapaz pelo que eu fui informado pelo o senhor ubnt (Tio Zé Ford Jr)... Tamos por fora...
    Sera que esse novo equipamento vai a qual distancia??? Qual sera o trafego dele??? Essa e a questao que esta magoando meu lado esquedo do cerebro!!!

    Agora gostei do papo do MercadoLivre... Como diz o nome MercadoNegro... Ops Livre... Mas engracado de tudo que o fornecedores que vende as porcarias no ML, sao fornecedores de nomes grandes... tudo bem em vender... Mas seria bom saber para quem e para que vai ser usado!!! Mas olha eu sonhando de novo!!! UHAUHAUAHUAUAHUAHUHAAUHA volta volta volta... to viajando!!!

    Estive hoje em um "audiencia virtual de ultima geração" conhecido por MSN... (imagina quando eu ver o skype)... Com o americano Brasileiro, o tradutor oficial da UBNT (eu disse tradutor)... O Senior José Ford Jr falando do segundo encontro de provedores nacional que vai ser realizar amanha em SP. Onde vai ser discutido sobre nosso querido PLANO DE BANDA LARGA NACIONAL.... E tambem sobre SVA e SCM com a nossa amada ANATEL... O que voces sabem sobre isso... Comentem aqui!!! Abrã um topico... Vamos discutir... Sair no tapa... Matar neuronios.... Para imaginarmos e choramos o que vai ser bom pra gente!!!!

  6. #26

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Pessoal.

    É incrível quantas pessoas me procuram em busca de solução para problemas de instalação AirMAX. Em 99% dos casos, os clientes acham que existe algo errado com seus rádios. Logo após uma configuração minuciosa, o cliente vê que o rádio está perfeito e só faltava ajuste fino.

    Porque será que o "expert" sempre atende o cliente antes que o profissional experiente?
    Sem conhecimento técnico consistente, o "expert" não consegue fazer o serviço de forma correta e sai metendo o pau no equipamento e propondo adaptaçõe. Isto é lamentável!

    Chamo de adaptação todo conjunto que não seja 100% Ubiquiti, porque o AirMAX foi concebido para não usar equipamentos de terceiros e, assim, evitar problemas de compatibilidade.

    Se você é cliente e está lendo este post, lembre-se:
    a) seu dinheiro não é capim.
    b) antes de retirar o equipamento 100% AirMAX da sua torre, procure um consultor experiente para avaliar a situação. Aqui no Under-Linux existem, pelo menos, 5 profissionais bem atuantes e que manjam muito de wireless... Procure um deles.
    c) No caso de atendimento remoto, onde o profissional experiente não teve acesso físico às antenas, é recomendável contratar outro antenista para rever a instalação e o alinhamento das antenas. É muito provável que o posicionamento das antenas seja a origem do seu problema.
    d) Nem sempre o que é melhor para o instalador, é o melhor para você.

    Aos "experts" condenadores:
    Em 2008, quando comecei a promover o uso de equipamento de 900 Mhz, foi considerado lixo pelos "experts". Hoje é padrão em instalações sem visada e motivo de elogios aqui no fórum. Como resultado das críticas sem fundamentação, o equipamento de 900 Mhz vende pouco e até hoje não tem uma antena decente homologada.

    É covardia queimar o AirMAX só porque você não se deu ao trabalho de aprender esta nova tecnologia. Só o tempo mostrará que ela veio pra ficar.

    Saiba que:
    a) Metade dos problemas com AirMAX se resolve com instalação adequada das antenas e rádios.
    b) A tecnologia Mimo exige alinhamento meticuloso das antenas.
    c) Tem que fazer o ajuste fino dos rádios.
    d) O tempo médio de configuração do equipamento AirMAX é 3.5 horas de trabalho intenso. É comum se prolongar até 5 horas quando as antenas não estão perfeitas ou há problema na rede.

    Eu não costumo publicar meus preços pra evitar "leilão do avesso", mas vou fazer uma excessão pra motivar a turma "ligeirinho" a dedicar mais tempo aos seus clientes. Meu custo hora para ajuste de rádios é R$ 100,00. Ao invés de cobrar "baratinho" e fazer um serviço mediocre, cobre o preço justo e faça direito. Seu cliente merece atenção e vai pagar para ter um link de qualidade.

    Aceite desafios:
    Se não conseguir melhorar o link do cliente, não cobre pelo serviço. É desta forma que seu cliente vai saber que você é um profissional sério.

    Antes que alguém escreva besteira, vou esclarecer quatro pontos:
    1) eu não trabalho para Ubiquiti.
    2) não vendo equipamento de rádio.
    3) meu trabalho é apenas consultoria na área de wireless e gerenciamento de redes.
    4) não pretendo me promover com este post (na verdade vou me queimar com os "experts"). Só não suporto ver injustiças.

    Quando surgir uma situação onde você não consegue solucionar um problema, peça ajuda e alie-se ao "concorrente". É melhor dividir 5 com alguém que perder 10 sozinho.

    Pense muito antes de criticar um produto:
    Coloque-se no lugar do fabricante e tente imaginar quanto dinheiro foi investido e quantas horas profissionais dedicados trabalharam para aquele produto chegar ao mercado. Nada (nem ninguém) é 100% perfeito ou 100% ruim. Tente sempre retirar o mehor de cada produto ou pessoa.

    Os Irmãos que participam aqui do fórum já conhecem a estória das "peneiras de Hiram". Para quem ainda não conhece aqui está o link:Portal da Fraternidade Ma

    Em resumo a estória diz: Se não tens nada de bom pra dizer, fique calado

    Observação Final:
    Estou trabalhando num tutorial complementar para instalação e alinhamento das antenas AirMAX. Pedi ao Mike Ford da Ubiquiti que avaliasse o material e fizesse complementações. Assim que receber o OK do Mike, será publicado no meu site: http://www.granlabor.com/extra.htm


    Abraço,

    ZéAlves

    Fala meu camarada !

    Citarei como exemplo, o meu caso, vasta experiência em enlaces de tudo quanto é tipo, de até 600mbps full ! Todo tipo de coisa, equipamento, torre etc.
    Mesmo assim, fiz uma consulta gratuita com nosso amigo GranLabor, nada mais justo que pedir ajuda, dicas, por mais experiência que temos, nunca saberemos de tudo. Meu pai já diz: "Sabonete que limpa um, não quer dizer que limpe o outro..."

    Mas quanto ao tópico, penso no seguinte. A maioria já foi "entendido", conhecedor etc... ainda acho o EXPERT, no bom sentido, um profissional difícil de encontrar, não digo o EXPERT no sentido SABIXÃO.

    Todos começamos de um certo nível, eu comecei no ZERO, com uma das primeiras versões do MK eu acho, e hoje, "entendo bem" da coisa, mas no que lhe cabe como wireless, roteamento etc... sou profissional, a vida me fez assim, com vários erros, acertos, ajuda de outras pessoas.

    O que falta na verdade de um modo quase que geral, não se ofendam os que não se incluem nesse geral é a falta de levar a sério certos tipos de "empreitadas" como um enlace de mero 10 km, 15km, sei lá.
    Aqui, desde o levantamento de morro, melhor site, se tem energia, se prestam, de quem é o terreno, etc.. etc.. etc.. tem no meio disso tudo:
    -Análise do clima no trajeto do enlace. Tem enlace que passa por vales enormes, que dão muita neblina etc.. até cristalização do ar dependendo da hora da madrugada.
    -Se tem árvore, que tipo de árvore etc..
    -Quanto tempo gasta de deslocamento até lá.
    -Se tem estatística de incidência de raios.
    -Intesidade de chuva, humidade relativa.
    E por aí vai, não é brincadeira, é coisa séria, a não ser que seja o ADSL da sua casa, aí tudo bem.

    Pessoal, pelo menos aqui, não se liga em ferramentário, GPS, qualquer coisa que ajude. Nós por exemplo, passamos ontém o feriado, lá na cidade onde tem o morro, perguntando, sondando, se chove muito, se tem queimada, se alaga a cidade, se tem falta de energia prolongada, vandalismo etc.... e vamos anotando.

    Tudo certo ? Pede o equipamento, para testes ainda, pode ser que não dê. paciência. Antes nada feito, do que mau feito.

    Acredito que existam profissionais excelentes e caprichosos, não lembro o nome do camarada que me mandou a análise do enlace, logo no inicio do tópico. Tudo bem caprichado, acho que tem até logomarca, citações de rádios da motorola etc... coisa bem fina, bem legal, não sei se é, mas é material de empresa grande, organizada. Parabéns, depois edito e coloco o nome, ou se manifeste espirito do bem :-)

    Quanto ao equipamento tem uns tópicos meus ae criticando os CONDENADORES de equipamentos, que não entendem o que estão fazendo e metem o pau no produto, sem antes chegar á uma conclusão técnica, lógica e que tenha sentido.

    E GranLabor, meu amigo, só fazendo uma nova interpretação sobre o ditado:

    "Em resumo a estória diz: Se não tens nada de bom pra dizer, fique calado "

    Constumo dizer:

    Se não tens nada de bom pra dizer, diga algo positivo e incentive !

    Funciona melhor assim, e dá resultados.

    Ps.: Aproveito para deixar um abraço o amigo 1929 ! Tempo que não nos falamos.

    Abraços a todos !

  7. #27

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Fala meu camarada !

    Citarei como exemplo, o meu caso, vasta experiência em enlaces de tudo quanto é tipo, de até 600mbps full ! Todo tipo de coisa, equipamento, torre etc.
    Mesmo assim, fiz uma consulta gratuita com nosso amigo GranLabor, nada mais justo que pedir ajuda, dicas, por mais experiência que temos, nunca saberemos de tudo. Meu pai já diz: "Sabonete que limpa um, não quer dizer que limpe o outro..."

    Mas quanto ao tópico, penso no seguinte. A maioria já foi "entendido", conhecedor etc... ainda acho o EXPERT, no bom sentido, um profissional difícil de encontrar, não digo o EXPERT no sentido SABIXÃO.

    Todos começamos de um certo nível, eu comecei no ZERO, com uma das primeiras versões do MK eu acho, e hoje, "entendo bem" da coisa, mas no que lhe cabe como wireless, roteamento etc... sou profissional, a vida me fez assim, com vários erros, acertos, ajuda de outras pessoas.

    O que falta na verdade de um modo quase que geral, não se ofendam os que não se incluem nesse geral é a falta de levar a sério certos tipos de "empreitadas" como um enlace de mero 10 km, 15km, sei lá.
    Aqui, desde o levantamento de morro, melhor site, se tem energia, se prestam, de quem é o terreno, etc.. etc.. etc.. tem no meio disso tudo:
    -Análise do clima no trajeto do enlace. Tem enlace que passa por vales enormes, que dão muita neblina etc.. até cristalização do ar dependendo da hora da madrugada.
    -Se tem árvore, que tipo de árvore etc..
    -Quanto tempo gasta de deslocamento até lá.
    -Se tem estatística de incidência de raios.
    -Intesidade de chuva, humidade relativa.
    E por aí vai, não é brincadeira, é coisa séria, a não ser que seja o ADSL da sua casa, aí tudo bem.

    Pessoal, pelo menos aqui, não se liga em ferramentário, GPS, qualquer coisa que ajude. Nós por exemplo, passamos ontém o feriado, lá na cidade onde tem o morro, perguntando, sondando, se chove muito, se tem queimada, se alaga a cidade, se tem falta de energia prolongada, vandalismo etc.... e vamos anotando.

    Tudo certo ? Pede o equipamento, para testes ainda, pode ser que não dê. paciência. Antes nada feito, do que mau feito.

    Acredito que existam profissionais excelentes e caprichosos, não lembro o nome do camarada que me mandou a análise do enlace, logo no inicio do tópico. Tudo bem caprichado, acho que tem até logomarca, citações de rádios da motorola etc... coisa bem fina, bem legal, não sei se é, mas é material de empresa grande, organizada. Parabéns, depois edito e coloco o nome, ou se manifeste espirito do bem :-)

    Quanto ao equipamento tem uns tópicos meus ae criticando os CONDENADORES de equipamentos, que não entendem o que estão fazendo e metem o pau no produto, sem antes chegar á uma conclusão técnica, lógica e que tenha sentido.

    E GranLabor, meu amigo, só fazendo uma nova interpretação sobre o ditado:

    "Em resumo a estória diz: Se não tens nada de bom pra dizer, fique calado "

    Constumo dizer:

    Se não tens nada de bom pra dizer, diga algo positivo e incentive !

    Funciona melhor assim, e dá resultados.

    Ps.: Aproveito para deixar um abraço o amigo 1929 ! Tempo que não nos falamos.

    Abraços a todos !
    A pesquisa e a obtenção de dados sólidos é o que diferencia o profissional do aventureiro.

    A gente perde muito tempo estudando o assunto. Talvez seja por isso que o "expert" encontra o cliente antes que o profissional !!! hahahahaha

    Sobre a frase, eu prefiro a minha original.

    Concordo contigo: É melhor NÃO feito do que mal-feito.


    Abraço,

    ZéAlves

  8. #28

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    GatoNET - Bom nome pra provedor... UAUAHUHAHAHAUHAUHU
    Rapaz pelo que eu fui informado pelo o senhor ubnt (Tio Zé Ford Jr)... Tamos por fora...
    Sera que esse novo equipamento vai a qual distancia??? Qual sera o trafego dele??? Essa e a questao que esta magoando meu lado esquedo do cerebro!!!

    Agora gostei do papo do MercadoLivre... Como diz o nome MercadoNegro... Ops Livre... Mas engracado de tudo que o fornecedores que vende as porcarias no ML, sao fornecedores de nomes grandes... tudo bem em vender... Mas seria bom saber para quem e para que vai ser usado!!! Mas olha eu sonhando de novo!!! UHAUHAUAHUAUAHUAHUHAAUHA volta volta volta... to viajando!!!

    Estive hoje em um "audiencia virtual de ultima geração" conhecido por MSN... (imagina quando eu ver o skype)... Com o americano Brasileiro, o tradutor oficial da UBNT (eu disse tradutor)... O Senior José Ford Jr falando do segundo encontro de provedores nacional que vai ser realizar amanha em SP. Onde vai ser discutido sobre nosso querido PLANO DE BANDA LARGA NACIONAL.... E tambem sobre SVA e SCM com a nossa amada ANATEL... O que voces sabem sobre isso... Comentem aqui!!! Abrã um topico... Vamos discutir... Sair no tapa... Matar neuronios.... Para imaginarmos e choramos o que vai ser bom pra gente!!!!
    Tio Edu MorpheusX.

    O Mike Ford é um grande guru wireless e eu sou só um aprendiz. Nem vale a comparação, ok?

    Você vem com essa estória de Zé Ford porque eu sou meio gringo e gordinho, né?

    Se quiser usar marca de carro no nome, me chama de ZéChryslerAlves pra combinar com o meu veículo automotor. hauahauahaua

    Sobre o evento na ABRINT, não vai dar pra ir. Tenho dois ajustes de AirMAX e viajarei a trabalho na quinta e depois na sexta. É uma pena não conseguir participar do evento.

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 30-06-2010 às 18:52. Razão: evento Abrint

  9. #29

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    Excelente topico.
    Esta semana esta chegando o meu par de Nano M5 para testes em bancada.
    depois que dominar a tecnologia pretendo migrar a rede inteira para a Linha M da ubiquiti.
    hoje nao vejo outra tendencia para o futuro e pretendo dar um paço a frente neste quisito.
    Só lembrando, sempre esqueço de postar quando leio essa coisa de teste de bancada !.

    Teste de bancada era aquela coisa simples, bancada com estação de resolda, multitest (multímetro) várias ferramentas etc...

    Pelo menos pra mim, quando falo pra minha esposa que vou faser teste de bancada, ela sabe que posso voltar 48 hrs depois, a outra torre, é pelo menos uns 45 km de distância.

    eita bancada looooonge...

    Abraços amigos !

  10. #30

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Parabéns Granlabor
    Apoiado amigo
    tem muita gente que não si dá o trabalho de tentar um pouco + para obter melhores resultados
    eu mesmo amigo, nunca fiz curso algum na área como muitos aqui
    porem desenrolo muita coisa
    eu trabalhava em uma rede de 260km de ponto a ponto e todos os pontos eu mesmo montei
    configurei e alinhei e estava tudo funcionando normalmente até minha saída.
    adquiri experiência através de broncas resolvidas e muita pesquisa
    hoje me sinto satisfeito ao lembrar do meu inicio e o que aprendi até hoje
    agradeço a Deus ao Under-Linux, amigos e a força de vontade que Deus me deu pra aprender
    pois quem realmente quer, chega onde quiser
    DEUS E FIEL
    Última edição por tonflatland; 01-07-2010 às 00:32. Razão: Correção Texto

  11. #31

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Ps.: Aproveito para deixar um abraço o amigo 1929 ! Tempo que não nos falamos.

    Abraços a todos !
    Igualmente AlamDias. Como tem ido na nova empreitada depois que vendeu o provedor?

    E tem razão neste negócio de enlace.
    Como eu citei antes, dois morros de 400m e 80km entre eles. Parecia um sonho já realizado. Mas alguns destes fatores que tu citou é que me fez recuar provisoriamente.
    Estamos tentando outro caminho.

  12. #32
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Fala meu camarada !

    Citarei como exemplo, o meu caso, vasta experiência em enlaces de tudo quanto é tipo, de até 600mbps full ! Todo tipo de coisa, equipamento, torre etc.
    Mesmo assim, fiz uma consulta gratuita com nosso amigo GranLabor, nada mais justo que pedir ajuda, dicas, por mais experiência que temos, nunca saberemos de tudo. Meu pai já diz: "Sabonete que limpa um, não quer dizer que limpe o outro..."

    Mas quanto ao tópico, penso no seguinte. A maioria já foi "entendido", conhecedor etc... ainda acho o EXPERT, no bom sentido, um profissional difícil de encontrar, não digo o EXPERT no sentido SABIXÃO.

    Todos começamos de um certo nível, eu comecei no ZERO, com uma das primeiras versões do MK eu acho, e hoje, "entendo bem" da coisa, mas no que lhe cabe como wireless, roteamento etc... sou profissional, a vida me fez assim, com vários erros, acertos, ajuda de outras pessoas.

    O que falta na verdade de um modo quase que geral, não se ofendam os que não se incluem nesse geral é a falta de levar a sério certos tipos de "empreitadas" como um enlace de mero 10 km, 15km, sei lá.
    Aqui, desde o levantamento de morro, melhor site, se tem energia, se prestam, de quem é o terreno, etc.. etc.. etc.. tem no meio disso tudo:
    -Análise do clima no trajeto do enlace. Tem enlace que passa por vales enormes, que dão muita neblina etc.. até cristalização do ar dependendo da hora da madrugada.
    -Se tem árvore, que tipo de árvore etc..
    -Quanto tempo gasta de deslocamento até lá.
    -Se tem estatística de incidência de raios.
    -Intesidade de chuva, humidade relativa.
    E por aí vai, não é brincadeira, é coisa séria, a não ser que seja o ADSL da sua casa, aí tudo bem.

    Pessoal, pelo menos aqui, não se liga em ferramentário, GPS, qualquer coisa que ajude. Nós por exemplo, passamos ontém o feriado, lá na cidade onde tem o morro, perguntando, sondando, se chove muito, se tem queimada, se alaga a cidade, se tem falta de energia prolongada, vandalismo etc.... e vamos anotando.

    Tudo certo ? Pede o equipamento, para testes ainda, pode ser que não dê. paciência. Antes nada feito, do que mau feito.

    Acredito que existam profissionais excelentes e caprichosos, não lembro o nome do camarada que me mandou a análise do enlace, logo no inicio do tópico. Tudo bem caprichado, acho que tem até logomarca, citações de rádios da motorola etc... coisa bem fina, bem legal, não sei se é, mas é material de empresa grande, organizada. Parabéns, depois edito e coloco o nome, ou se manifeste espirito do bem :-)

    Quanto ao equipamento tem uns tópicos meus ae criticando os CONDENADORES de equipamentos, que não entendem o que estão fazendo e metem o pau no produto, sem antes chegar á uma conclusão técnica, lógica e que tenha sentido.

    E GranLabor, meu amigo, só fazendo uma nova interpretação sobre o ditado:

    "Em resumo a estória diz: Se não tens nada de bom pra dizer, fique calado "

    Constumo dizer:

    Se não tens nada de bom pra dizer, diga algo positivo e incentive !

    Funciona melhor assim, e dá resultados.

    Ps.: Aproveito para deixar um abraço o amigo 1929 ! Tempo que não nos falamos.

    Abraços a todos !
    Acho que deve ter sido eu que te enviou o projeto do enlace....

    É o que sempre falo aqui no Forum Alam.....tem nego que mete o pau e me chama de "sobrenatural, etc".Mas continuo analisando e ajudando grátuitamente quem precisa porque quando eu precisei a galera daqui do forum me ajudou. Dizem que é perda de tempo ajudar os outros gratuitamente, etc etc...sinceramente não vejo assim não.

    Quando voce comentou sobre levantar os dados dos sites etc etc , passou um filme aqui na minha cabeça rapaz, parece que já vi isso. ficar horas buscando informações até em site meteorológico sobre a região.....é e tem gente que me chama de "sobrenatural"só porque fecho enlaces onde outros nem sequer tentaram....Mas tudo bem. gosto de estudar , calcular, é a vida. Uns nascem pra trabalhar outros pra falar falar..

    Ainda bem que voce e muitos outros colegas aqui do Forum Alam, são os trabalhadores. Isso já me deixa mais tranquilo.

    Sobre os ditados que voces falaram, é bem isso mesmo. mais vale um incentivo do que uma critica mal colocada.

    Grande Abraço.

  13. #33

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por tonflatland Ver Post
    Parabéns Granlabor
    Apoiado amigo
    tem muita gente que não si dá o trabalho de tentar um pouco + para obter melhores resultados
    eu mesmo amigo, nunca fiz curso algum na área como muitos aqui
    porem desenrolo muita coisa
    eu trabalhava em uma rede de 260km de ponto a ponto e todos os pontos eu mesmo montei
    configurei e alinhei e estava tudo funcionando normalmente até minha saída.
    adquiri experiência através de broncas resolvidas e muita pesquisa
    hoje me sinto satisfeito ao lembrar do meu inicio e o que aprendi até hoje
    agradeço a Deus ao Under-Linux, amigos e a força de vontade que Deus me deu pra aprender
    pois quem realmente quer, chega onde quiser
    DEUS E FIEL
    É isso aí Tom.

    Vai pra escolinha e aprende o básico, ou vai a luta e aprende de verdade.

    O aprendizado é nobre, independente da forma como o aprendizado ocorreu.

    Se bem que neguinho surrado na prática só desiste quando o serviço fica pronto. Quantos de nós aqui vão dormir com o projeto na cabeça e acordam com a solução pronta? hehehehehe

    Aproveitando o gancho, concordo com o Leandro: Tem que dar para receber (ou vice-versa).

    O universo é energia, e tem que fluir pra nunca estagnar.

    Filosofando,

    ZéAlves

  14. #34

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Acho que deve ter sido eu que te enviou o projeto do enlace....

    É o que sempre falo aqui no Forum Alam.....tem nego que mete o pau e me chama de "sobrenatural, etc".Mas continuo analisando e ajudando grátuitamente quem precisa porque quando eu precisei a galera daqui do forum me ajudou. Dizem que é perda de tempo ajudar os outros gratuitamente, etc etc...sinceramente não vejo assim não.

    Quando voce comentou sobre levantar os dados dos sites etc etc , passou um filme aqui na minha cabeça rapaz, parece que já vi isso. ficar horas buscando informações até em site meteorológico sobre a região.....é e tem gente que me chama de "sobrenatural"só porque fecho enlaces onde outros nem sequer tentaram....Mas tudo bem. gosto de estudar , calcular, é a vida. Uns nascem pra trabalhar outros pra falar falar..

    Ainda bem que voce e muitos outros colegas aqui do Forum Alam, são os trabalhadores. Isso já me deixa mais tranquilo.

    Sobre os ditados que voces falaram, é bem isso mesmo. mais vale um incentivo do que uma critica mal colocada.

    Grande Abraço.
    Fui tu mesmo ! Obrigado, assino em baixo de suas palavras !

  15. #35

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Igualmente AlamDias. Como tem ido na nova empreitada depois que vendeu o provedor?

    E tem razão neste negócio de enlace.
    Como eu citei antes, dois morros de 400m e 80km entre eles. Parecia um sonho já realizado. Mas alguns destes fatores que tu citou é que me fez recuar provisoriamente.
    Estamos tentando outro caminho.
    Opa !

    Depois da venda, muita coisa aconteceu, o cara que comprou, entrou junto na venda de equip de info para empresas e distribuição de produtos para provedores aqui do estado. Enrolamos os bigodes e tudo indique que estarei de volta no ramo de provedor.

    Na verdade, eu nunca saí, mesmo vendido para ele, não consigo tirar a cara do mikrotik e deixa de me envolver na rede, o escritório e na minha sobreloja de minha empresa, e trabalhamos juntos nos enlaces etc.. etc..

    Certas coisas acontecem na vida, sem esperarmos, sem saber porque, mas DEUS É FIEL, é só aguardar, ser manso que as coisas chegam e acontecem, mas tem que querer !

    Abraços

  16. #36

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Fala meu camarada !

    Citarei como exemplo, o meu caso, vasta experiência em enlaces de tudo quanto é tipo, de até 600mbps full ! Todo tipo de coisa, equipamento, torre etc.
    Mesmo assim, fiz uma consulta gratuita com nosso amigo GranLabor, nada mais justo que pedir ajuda, dicas, por mais experiência que temos, nunca saberemos de tudo. Meu pai já diz: "Sabonete que limpa um, não quer dizer que limpe o outro..."

    Mas quanto ao tópico, penso no seguinte. A maioria já foi "entendido", conhecedor etc... ainda acho o EXPERT, no bom sentido, um profissional difícil de encontrar, não digo o EXPERT no sentido SABIXÃO.

    Todos começamos de um certo nível, eu comecei no ZERO, com uma das primeiras versões do MK eu acho, e hoje, "entendo bem" da coisa, mas no que lhe cabe como wireless, roteamento etc... sou profissional, a vida me fez assim, com vários erros, acertos, ajuda de outras pessoas.

    O que falta na verdade de um modo quase que geral, não se ofendam os que não se incluem nesse geral é a falta de levar a sério certos tipos de "empreitadas" como um enlace de mero 10 km, 15km, sei lá.
    Aqui, desde o levantamento de morro, melhor site, se tem energia, se prestam, de quem é o terreno, etc.. etc.. etc.. tem no meio disso tudo:
    -Análise do clima no trajeto do enlace. Tem enlace que passa por vales enormes, que dão muita neblina etc.. até cristalização do ar dependendo da hora da madrugada.
    -Se tem árvore, que tipo de árvore etc..
    -Quanto tempo gasta de deslocamento até lá.
    -Se tem estatística de incidência de raios.
    -Intesidade de chuva, humidade relativa.
    E por aí vai, não é brincadeira, é coisa séria, a não ser que seja o ADSL da sua casa, aí tudo bem.

    Pessoal, pelo menos aqui, não se liga em ferramentário, GPS, qualquer coisa que ajude. Nós por exemplo, passamos ontém o feriado, lá na cidade onde tem o morro, perguntando, sondando, se chove muito, se tem queimada, se alaga a cidade, se tem falta de energia prolongada, vandalismo etc.... e vamos anotando.

    Tudo certo ? Pede o equipamento, para testes ainda, pode ser que não dê. paciência. Antes nada feito, do que mau feito.

    Acredito que existam profissionais excelentes e caprichosos, não lembro o nome do camarada que me mandou a análise do enlace, logo no inicio do tópico. Tudo bem caprichado, acho que tem até logomarca, citações de rádios da motorola etc... coisa bem fina, bem legal, não sei se é, mas é material de empresa grande, organizada. Parabéns, depois edito e coloco o nome, ou se manifeste espirito do bem :-)

    Quanto ao equipamento tem uns tópicos meus ae criticando os CONDENADORES de equipamentos, que não entendem o que estão fazendo e metem o pau no produto, sem antes chegar á uma conclusão técnica, lógica e que tenha sentido.

    E GranLabor, meu amigo, só fazendo uma nova interpretação sobre o ditado:

    "Em resumo a estória diz: Se não tens nada de bom pra dizer, fique calado "

    Constumo dizer:

    Se não tens nada de bom pra dizer, diga algo positivo e incentive !

    Funciona melhor assim, e dá resultados.

    Ps.: Aproveito para deixar um abraço o amigo 1929 ! Tempo que não nos falamos.

    Abraços a todos !


    Eu estou anos luz ainda de onde voces estao hoje, mas assino em baixo e nao abro mao do que voces falaram...
    ainda estou reestruturando o provedor para dar entrada na SCM... pode chamar de gatonet mas quem começou sem dinheiro sabe realmente a dificuldade que é tentar manter a qualidade do serviço com o aluguel vencendo e voce sem dinheiro para pagar...
    mas graças a deus as coisas estao começando a andar de verdade e devo 99% ao underlinux e pretendo estar o mais breve possivel totalment legalizado.
    mas voces nao imaginam a satisfação que eu estou de estar fechando um enlace com 3 pontos de uns 20km no total e as 3 maiores empresas do ramo tentaram e nao conseguiram, duas delas tendo alguns engenheiros, e eu que so tenho o ensino medio e um curso tecnico que parei na metade somente com o que aprendi basicamente no underlinux estou conseguindo.
    e me vi basicamente nesse seu comentario alamdias onde estou a mais de um mes correndo de carro de um ponto a outro com o notebook embaixo do braço para estudar a viabilidade do enlace.

    e como voce falou sobre o teste de bancada, era a isso que me referia quando citei...
    ja cheguei a pegar dois no-break e ir para a beira-mar testar distancia de equipamento, nao era o local ideal mas conserteza poderia me referenciar as adiversas condições de vento e umidade e uma possivel zona de fresnel a nivel de solo...

  17. #37

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    Eu estou anos luz ainda de onde voces estao hoje, mas assino em baixo e nao abro mao do que voces falaram...
    ainda estou reestruturando o provedor para dar entrada na SCM... pode chamar de gatonet mas quem começou sem dinheiro sabe realmente a dificuldade que é tentar manter a qualidade do serviço com o aluguel vencendo e voce sem dinheiro para pagar...
    mas graças a deus as coisas estao começando a andar de verdade e devo 99% ao underlinux e pretendo estar o mais breve possivel totalment legalizado.
    mas voces nao imaginam a satisfação que eu estou de estar fechando um enlace com 3 pontos de uns 20km no total e as 3 maiores empresas do ramo tentaram e nao conseguiram, duas delas tendo alguns engenheiros, e eu que so tenho o ensino medio e um curso tecnico que parei na metade somente com o que aprendi basicamente no underlinux estou conseguindo.
    e me vi basicamente nesse seu comentario alamdias onde estou a mais de um mes correndo de carro de um ponto a outro com o notebook embaixo do braço para estudar a viabilidade do enlace.

    e como voce falou sobre o teste de bancada, era a isso que me referia quando citei...
    ja cheguei a pegar dois no-break e ir para a beira-mar testar distancia de equipamento, nao era o local ideal mas conserteza poderia me referenciar as adiversas condições de vento e umidade e uma possivel zona de fresnel a nivel de solo...
    É isso aí mesmo companheiro. Tem que se debruçar em cima dos problemas até resolver. E sempre se aprende algo de novo quando surge um problema.
    Aqui comigo acontece algo parecido. Gente velha no ramo está perdendo cliente. Eu só perco se o cara é mala mesmo.Não existe essa de configurar tudo igual. Vai lá, instala, conecta e fica pelo menos uma semana de olho do winbox para ver como está indo o sujeito.Assim, qualquer mal desempenho, vai lá e tenta resolver antes de reclamação.
    E devagar vou crescendo. E nunca gastei um tostão com propaganda. Mas estudar o comportamento da rede é fundamental.
    E um segredinho: Ter em mente que a sua rede nunca está boa. Sempre procure algo para melhorar. Pois se acomodar já era. Vai pro saco.
    Minha mulher, que está totalmente por fora da informática vive dizendo: esse negócio não tem como colocar lá e pronto? Precisa ficar mexendo, mudando isso, mudando aquilo? Quando é que isso vai acabar?
    Quem entrar neste ramo pensando em se atirar nas cordas e ver o dinheiro no fim do mês vai se dar mal.
    E pessoal para suporte não dá em touceira. Tem que formar de acordo com a nossa necessidade. Se tiver um sobrando é porque não presta. Pega um novo e ensina desde o início, sem vícios e principalmente sem preconceitos, como o Zé Alves disse antes. Preconceito é a pior coisa em wireless.

  18. #38
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Pessoal.

    É incrível quantas pessoas me procuram em busca de solução para problemas de instalação AirMAX. Em 99% dos casos, os clientes acham que existe algo errado com seus rádios. Logo após uma configuração minuciosa, o cliente vê que o rádio está perfeito e só faltava ajuste fino.

    Porque será que o "expert" sempre atende o cliente antes que o profissional experiente?
    Sem conhecimento técnico consistente, o "expert" não consegue fazer o serviço de forma correta e sai metendo o pau no equipamento e propondo adaptaçõe. Isto é lamentável!

    Chamo de adaptação todo conjunto que não seja 100% Ubiquiti, porque o AirMAX foi concebido para não usar equipamentos de terceiros e, assim, evitar problemas de compatibilidade.

    Se você é cliente e está lendo este post, lembre-se:
    a) seu dinheiro não é capim.
    b) antes de retirar o equipamento 100% AirMAX da sua torre, procure um consultor experiente para avaliar a situação. Aqui no Under-Linux existem, pelo menos, 5 profissionais bem atuantes e que manjam muito de wireless... Procure um deles.
    c) No caso de atendimento remoto, onde o profissional experiente não teve acesso físico às antenas, é recomendável contratar outro antenista para rever a instalação e o alinhamento das antenas. É muito provável que o posicionamento das antenas seja a origem do seu problema.
    d) Nem sempre o que é melhor para o instalador, é o melhor para você.

    Aos "experts" condenadores:
    Em 2008, quando comecei a promover o uso de equipamento de 900 Mhz, foi considerado lixo pelos "experts". Hoje é padrão em instalações sem visada e motivo de elogios aqui no fórum. Como resultado das críticas sem fundamentação, o equipamento de 900 Mhz vende pouco e até hoje não tem uma antena decente homologada.

    É covardia queimar o AirMAX só porque você não se deu ao trabalho de aprender esta nova tecnologia. Só o tempo mostrará que ela veio pra ficar.

    Saiba que:
    a) Metade dos problemas com AirMAX se resolve com instalação adequada das antenas e rádios.
    b) A tecnologia Mimo exige alinhamento meticuloso das antenas.
    c) Tem que fazer o ajuste fino dos rádios.
    d) O tempo médio de configuração do equipamento AirMAX é 3.5 horas de trabalho intenso. É comum se prolongar até 5 horas quando as antenas não estão perfeitas ou há problema na rede.

    Eu não costumo publicar meus preços pra evitar "leilão do avesso", mas vou fazer uma excessão pra motivar a turma "ligeirinho" a dedicar mais tempo aos seus clientes. Meu custo hora para ajuste de rádios é R$ 100,00. Ao invés de cobrar "baratinho" e fazer um serviço mediocre, cobre o preço justo e faça direito. Seu cliente merece atenção e vai pagar para ter um link de qualidade.

    Aceite desafios:
    Se não conseguir melhorar o link do cliente, não cobre pelo serviço. É desta forma que seu cliente vai saber que você é um profissional sério.

    Antes que alguém escreva besteira, vou esclarecer quatro pontos:
    1) eu não trabalho para Ubiquiti.
    2) não vendo equipamento de rádio.
    3) meu trabalho é apenas consultoria na área de wireless e gerenciamento de redes.
    4) não pretendo me promover com este post (na verdade vou me queimar com os "experts"). Só não suporto ver injustiças.

    Quando surgir uma situação onde você não consegue solucionar um problema, peça ajuda e alie-se ao "concorrente". É melhor dividir 5 com alguém que perder 10 sozinho.

    Pense muito antes de criticar um produto:
    Coloque-se no lugar do fabricante e tente imaginar quanto dinheiro foi investido e quantas horas profissionais dedicados trabalharam para aquele produto chegar ao mercado. Nada (nem ninguém) é 100% perfeito ou 100% ruim. Tente sempre retirar o mehor de cada produto ou pessoa.

    Os Irmãos que participam aqui do fórum já conhecem a estória das "peneiras de Hiram". Para quem ainda não conhece aqui está o link:Portal da Fraternidade Ma

    Em resumo a estória diz: Se não tens nada de bom pra dizer, fique calado

    Observação Final:
    Estou trabalhando num tutorial complementar para instalação e alinhamento das antenas AirMAX. Pedi ao Mike Ford da Ubiquiti que avaliasse o material e fizesse complementações. Assim que receber o OK do Mike, será publicado no meu site: http://www.granlabor.com/extra.htm


    Abraço,

    ZéAlves
    Mais um post do nosso grande Amigo ZÉ ALVES com qualidade irreputável, quem sabe mais pessoas sigam esses conselhos e dicas e termos um mercado mais PROFISSIONAL . PARABÉNS!

  19. #39

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Pessoal.

    É incrível quantas pessoas me procuram em busca de solução para problemas de instalação AirMAX. Em 99% dos casos, os clientes acham que existe algo errado com seus rádios. Logo após uma configuração minuciosa, o cliente vê que o rádio está perfeito e só faltava ajuste fino.

    Porque será que o "expert" sempre atende o cliente antes que o profissional experiente?
    Sem conhecimento técnico consistente, o "expert" não consegue fazer o serviço de forma correta e sai metendo o pau no equipamento e propondo adaptaçõe. Isto é lamentável!

    Chamo de adaptação todo conjunto que não seja 100% Ubiquiti, porque o AirMAX foi concebido para não usar equipamentos de terceiros e, assim, evitar problemas de compatibilidade.

    Se você é cliente e está lendo este post, lembre-se:
    a) seu dinheiro não é capim.
    b) antes de retirar o equipamento 100% AirMAX da sua torre, procure um consultor experiente para avaliar a situação. Aqui no Under-Linux existem, pelo menos, 5 profissionais bem atuantes e que manjam muito de wireless... Procure um deles.
    c) No caso de atendimento remoto, onde o profissional experiente não teve acesso físico às antenas, é recomendável contratar outro antenista para rever a instalação e o alinhamento das antenas. É muito provável que o posicionamento das antenas seja a origem do seu problema.
    d) Nem sempre o que é melhor para o instalador, é o melhor para você.

    Aos "experts" condenadores:
    Em 2008, quando comecei a promover o uso de equipamento de 900 Mhz, foi considerado lixo pelos "experts". Hoje é padrão em instalações sem visada e motivo de elogios aqui no fórum. Como resultado das críticas sem fundamentação, o equipamento de 900 Mhz vende pouco e até hoje não tem uma antena decente homologada.

    É covardia queimar o AirMAX só porque você não se deu ao trabalho de aprender esta nova tecnologia. Só o tempo mostrará que ela veio pra ficar.

    Saiba que:
    a) Metade dos problemas com AirMAX se resolve com instalação adequada das antenas e rádios.
    b) A tecnologia Mimo exige alinhamento meticuloso das antenas.
    c) Tem que fazer o ajuste fino dos rádios.
    d) O tempo médio de configuração do equipamento AirMAX é 3.5 horas de trabalho intenso. É comum se prolongar até 5 horas quando as antenas não estão perfeitas ou há problema na rede.

    Eu não costumo publicar meus preços pra evitar "leilão do avesso", mas vou fazer uma excessão pra motivar a turma "ligeirinho" a dedicar mais tempo aos seus clientes. Meu custo hora para ajuste de rádios é R$ 100,00. Ao invés de cobrar "baratinho" e fazer um serviço mediocre, cobre o preço justo e faça direito. Seu cliente merece atenção e vai pagar para ter um link de qualidade.

    Aceite desafios:
    Se não conseguir melhorar o link do cliente, não cobre pelo serviço. É desta forma que seu cliente vai saber que você é um profissional sério.

    Antes que alguém escreva besteira, vou esclarecer quatro pontos:
    1) eu não trabalho para Ubiquiti.
    2) não vendo equipamento de rádio.
    3) meu trabalho é apenas consultoria na área de wireless e gerenciamento de redes.
    4) não pretendo me promover com este post (na verdade vou me queimar com os "experts"). Só não suporto ver injustiças.

    Quando surgir uma situação onde você não consegue solucionar um problema, peça ajuda e alie-se ao "concorrente". É melhor dividir 5 com alguém que perder 10 sozinho.

    Pense muito antes de criticar um produto:
    Coloque-se no lugar do fabricante e tente imaginar quanto dinheiro foi investido e quantas horas profissionais dedicados trabalharam para aquele produto chegar ao mercado. Nada (nem ninguém) é 100% perfeito ou 100% ruim. Tente sempre retirar o mehor de cada produto ou pessoa.

    Os Irmãos que participam aqui do fórum já conhecem a estória das "peneiras de Hiram". Para quem ainda não conhece aqui está o link:.

    Em resumo a estória diz: Se não tens nada de bom pra dizer, fique calado

    Observação Final:
    Conclui um tutorial para instalação e alinhamento das antenas AirMAX. É o artigo de 7 de julho de 2010 e está publicado em: http://www.granlabor.com/extra.htm


    Abraço,

    ZéAlves
    Granlabor,

    Em um cluster (Grid) de 4 Basestation AM-5G20-90 20DBI 90 Graus para PMT, qual seria a distância mínima necessária entre as antenas para não haver interferência que degrade a qualidade do POP?

  20. #40
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Nenhuma distância Minima Necessária ! Só que Não pode inclinar (girar) os receptotres e transmissoreses ! respeitar o nivel que vem na Antena !