Postado originalmente por
georgesfsa
Boa Noite Amigos! venho através deste post tirar uma grande dúvida, pois não conheço nada de mikrotik e pouco de redes.
Sou técnico em hardware, como recuperações de placa-mães, hds... e instalação de OS, mais quando se refere a redes... vish, entendo só o básico mesmo. Então, vamos lá!
Tenho um link velox aqui em casa de 1mb e divido com 4 vizinhos. Andei pesquisando gerenciadores de banda... e achei que o melhor para mim seria o Mikrotik, então instalei a versão 3.20 e já licensiei. porém ainda não fiz configuração alguma porque não sei nem por onde começar e já procurei diversos tutoriais mais não obtive sucesso.
Quero fazer assim:
Tenho 3 placas de redes, 1 on-board (ether1) e as outras 2 off-board.
A onboard quero ligar meu modem(velox) e o MK se encarregar de fazer o PPOE, a ether2 quero jogar no swith com o hotspot ativo poque 1 dos meus vizinhos tem filhos e ele não quer deixar eles acessarem a net mais quer deixar eles usarem o pc, então pesquisando achei interessante por o hostpot.
Na ether3 quero ligar num outro swith para eu ligar meu pc e um ap pro meu notebook sem hotspot.
O Mikrotik não tem nenhuma configuração, está virgem.
Alguém poderia me ajudar a fazer esta configuração?
Ahhh, o ip do meu modem é: 192.168.254.254 um D-link 500B.
Desde já, agradeço qualquer ajuda!