+ Responder ao Tópico

Padrão Artigo: Certificação Digital e Linux em Minas

Padrão

Olá Ana, isso realmente é um vexame. Aqui no Rio, temos a opção de fazer pelo SERPRO com Linux mas a burocracia deles é tão grande que desisti.

Qual a sugestão que eu dou:
    1. instale o VirtualBox na máquina Linux e crie uma máquina virtual com XP SP2. Você não precisa comprar pirata, veja se nenhum amigo tem um CD de instalação par

2. Compre o certificado A-1. Neste caso vc não precisa de comprar o leitor de Token!

Boa Sorte,
    Josir.

Padrão

É provável que, mesmo que vc use Linux em sua máquina, ela tenha uma licença válida do Windows (a maioria das máquinas vem com ele em OEM). Vc pode seguir a recomendação do Josir e instalar numa VM (com virtualbox, qemu, VMWare ou outra de sua escolha). Agora, o fato de um órgão governamental exigir que você utilize esse, ou aquele software para ter acesso a seus serviços é uma clara afronta à CF/88. No Paraná, graças ao trabalho da Celepar e do Serpro, temos leis estaduais que garantem a preferência a padrões abertos e ao software livre nas autarquias estaduais. No âmbito federal, existe o protocolo de Brasília, onde várias instituições públicas e privadas se comprometem a dar preferência a padrões abertos. No caso da FAPEMIG, não acredito que eles, ou a PRODABEL mudem sem espernear. Afinal, vocês têm um governador do PSDB, partido que claramente, tem laços com Steve Ballmer e a Microsoft, segundo notícias veiculadas na internet.
    Eu sugiro fortemente que vocês se organizem e *exijam* mudanças.

Abraço.

Padrão

Ana,
    Eu li a página apontada pela carta d FAPEMIG, e me parece que é apenas uma questão de instalar o Sun Java e importar o certificado A3 nele. São procedimentos simples. Se quiser tentar, entre em contato comigo pelo email [email protected]. Fiz esse mesmo procedimento para a instalação do programa de emissão de NFe da receita federal. Como ambos rodam em Java, são independentes de plataforma. O aviso pode estar no site apenas porque eles testaram naquelas plataformas e não são competentes para dar suporte a outra plataforma, mas não significa que não funcione. É preciso testar.

Abraço.