Postado originalmente por
Jadir
Vou te ajudar, jorginhob. Eu sei o tamanho do problema que tu tem nas mãos porque recebi clientes de outras empresa que vieram com esses Tp-Link's. Passei um trabalhão pra conseguir fazer eles funcionarem.
O que notei é que a configuração de DHCP interna da LAN desses rádios não funciona, ou pelo menos não funciona como normalmente se espera. O normal seria o rádio fechar a conexão pela WLAN em uma faixa de ip (172.16.10.x, meu caso), e 'repassar' via NAT na LAN através de outra faixa de ip (192.168.1.1, na maior parte dos TP-Link).
Acontece que o DHCP do rádio não faz isso. O aparelho simplesmente repassa tudo o que entra na WLAN para a LAN. Ou seja, não 'fixa' ip nenhum nele. Parece uma bridge 'roteável'.
Quando cadastramos o rádio na RB e no Servidor, apontamos o ip para o MAC do rádio. Ai que tá o detalhe: como o rádio repassa tudo o que recebe, as requisições de ip só funcionam se for setado um ip fixo na placa de rede do computador ou AP interno do cliente! Ai funciona.
Eu faço assim: configuro o rádio com o servidor DHCP dele desativado. Não meche em nada, simplesmente encontra teu SSID e conecta ele na rede. Lá na placa de rede do computador do cliente, fixa o ip que tu cadastrou lá no Servidor. Pronto, quando for na RB conferir a conexão, vai estar linkado e respondendo os testes de ping no ip que tu setou no computador.
Só assim consegui fazer funcionar. Talvez o defeito nem esteja no rádio, e sim em mim. Mas funcionou, e estou com um assinantes satisfeito até agora. Então, time que tá ganhando não se meche.
Abração! Sucesso ai.