me veio um serviço para montar um servidor para atender 4000 clientes alguem ai pode dar alguma dica fiquei meio em duvida .
me veio um serviço para montar um servidor para atender 4000 clientes alguem ai pode dar alguma dica fiquei meio em duvida .
Mas atender que tipo de serviço? Proxy, email, autenticação,cache?
voce tocou no ponto certo para uma estrutura destas e melhor eu deixar uma maquina como concentrador e outras para cache .
a duvida e o seguinte vou ter que executar um serviço para colocar no ar um provedor com capacidade para 4000 a 5000 clientes e estou em duvida no hardware do servidor .mas agora ja começei a pensar e melhor dividir tarefas uma maquina para autenticação ,outras para cache e por ai vai.
fica difícil ajudar se a pergunta não é clara ;(
Você vai montar uma solução para um futuro provedor...
Ai sim é realmente indicado multiplos servidores.
Alguem ja testou virtualização nesses servidores?
POis tem servidores hoje em dia com 2 ou ate 4 processadores, e é muito mais simples transferir uma maquina virtual de um servidor para outro, sem contar que facilita muito futuros upgrades...
Servidor HP ou Dell com 2 HDs SAS Raid0, 4GB ram ECC para Proxy, Mail e outros serviços. Outro exclusivo para autenticações PPPoe ou Hotspot via radius e Mysql.
usa um micro + uma rb 1000 ou 1100 para esta configuração, assim pode investir melhor em um servidor para o seu cache.
Bom dia amigo.monte um i5 com 8 megas de memoria coloque um hd pro sistema outro pra fazer squid e outro pra fazer thunder-cache terá uma excelente maquina pra atender essa clientela toda e muito mais,num custo maximo de uns R$ 2.000,00( DOIS MIL REAIS ).
Cara, vai de Dell ou IBM se não quer ter dor de cabeça. Deve gastar de 4 a 8 mil reais com uma máquina que não vai te dar problema tão cedo.
o nonoque ate acho legal comprar servidores dell mas montar a maquina e mas pessoal da um toque seu alem de que eu adoro comprar hds da ibm ,placa mãe asus top de linha em conjunto com memorias com ecc e o must e lindo,fora que eu não coloquei a mão em processadores phenom x6 da amd deve ser legal
pense na seguinte coisa tambem qual e a vida media de um equipamento ate sua troca mesmo sendo um servidor geralmente a gente esta trocando de ano em ano por n motivos e logico que asus e phenom não são feitos para real server mas tambem dependendo da aplicação servem sim
Tipo, aqui tive que montar uma maquina na mão com proc intel, mobo intel e etc.. mas é pq eu sou pobre. Quando meus clientes aumentarem eu vou de Dell sem medo de errar. A diferença é absurda.
eu entendo mas não vamos desfazer de jeito nenhum de asus ou qualquer outro fabricante de hardware sabe por que eu ja testei coisa muito boa que me deu problema e ja vi muita coisa ruim tambem por isso que eu acho que uma boa junção das coisas resolva.
vou te falar uma coisa processador amd e muito bom
Eu uso aqui no meu provedor um HP Proliant 160, 2 hds sas e Processador Xeon 5405 2x, 4Gb Mem ECC, mais um Core I7, 1366 com DX58SO 2 HDs 10.000 6gb Corsair Dominator; Meu core i7 tive que trocar coller esta semana de novo, o HP tem 3 anos trabalhando sem para e somente manuteção em software e atualização. O Core I7 já troque Hd, Cooler e Memrorias.
Conselho de amigo, se quer algo pra durar, investir em um servidor padrão rack é a melhor solução, servidores tipo desktop nunca tive boa esperiencia.
com um Intel Xeon E5520 2.26ghz, 16gb Ddr3, Hd 1tb já é bem favoravel para seu sistema ......
Falar que micro montado é melhor que servers dell, hp e ibm é besteira..
Mas os pequenos não tem como bancar 10 - 20 mil reais num micro.. então é a solução que resta..
Mas provedor com 4000 clientes, não é pequeno.. da pra investir..!
Vai de server montado e seja feliz... se tiver grana compra um mega porrada e virtualiza.. se não compra dois ou tres simples..